16 out 2001 - 22h58

Emprestando para o futuro

Conheça mais sobre todos os jogadores do Atlético que estão emprestados a outros clubes. Donizete Amorim, autor do gol do título paranaense deste ano, está no Santa Cruz, ao lado de Luizinho Vieira.

Desde 1995, ano do início da nova fase do Clube Atlético Paranaense, o Furacão da Baixada vem se notabilizando pela revelação de grandes talentos. Vários jogadores que se destacaram com a camisa rubro-negra brilham hoje nos gramados brasileiros e europeus. Outros ainda continuam no Atlético, fazendo a alegria de uma das torcidas mais apaixonadas do país.

Como em todo clube grande, nem sempre há espaço para todos os jogadores. Assim, o Atlético freqüentemente empresta atletas para outros clubes, esperando a valorização dos talentos para uma possível venda ou mesmo o aproveitamento futuro no próprio clube

Atualmente, o Atlético é dono do passe de 15 jogadores que estão emprestados a outros times. O mais famoso é Reginaldo, que chegou ao clube em 1993 e já havia sido emprestado ao Guarani. O “Cachorrão” foi um dos maiores ídolos do Furacão na década de 90 e capitão do time em diversas oportunidades. Atualmente, Reginaldo está emprestado ao São Paulo, com contrato até o final deste ano.

Outro jogador com passagem marcante pelo rubro-negro que também se encontra emprestado é o lateral-direito Luisinho Netto. Autor do primeiro gol do clube em Libertadores da América, Luisinho tem contrato com o Cruzeiro até 31 de dezembro, mas não está sendo aproveitado na equipe mineira em função de uma contusão.

No futebol nordestino, fazem sucesso dois ex-meias atleticanos. Luizinho Vieira é o artilheiro e principal destaque do Santa Cruz neste Brasileiro. Contratado junto ao Brasil de Pelotas em 97, Luizinho foi um dos maiores goleadores do Atlético no Campeonato Brasileiro daquele ano. Ao seu lado está o volante Donizete Amorim, autor do gol do título estadual deste ano e cujo passe também é do Atlético. Donizete ainda não se firmou como titular absoluto, mas vem jogando freqüentemente no time coral. Ambos têm boas chances de retornar ao rubro-negro na próxima temporada.

O Figueirense, que recentemente contratou Edmundo, tem três atleticanos no time titular: o lateral-esquerdo Vanin e os meias Marcelinho e William (foto). Os dois últimos são da mesma geração do time de Juniores do Atlético, campeã da Taça BH em 1996. Ambos tiveram algumas oportunidades no Atlético, mas não se firmaram e vêm sendo emprestados a diversos clubes nas últimas temporadas. William é um dos principais destaques do Figueira, um dos líderes da Série B. O meia, nascido em Foz do Iguaçu, já foi campeão da competição em 99, defendendo o Gama. Vanin chegou ao Atlético junto com Kléber e seu maior feito foi ter marcado um gol na inauguração da Arena da Baixada.

Em Santa Catarina também faz sucesso o meia Perdigão, que tem contrato com o Furacão até 2003. Ele foi figura decisiva na conquista dos títulos estaduais de 2000 e 2001 e veste a camisa 10 do JEC, que também faz bonito na Segundona.

O peruano Abel Lobatón, da Seleção de seu país, está emprestado ao Universitario, de Lima e já marcou 4 gols pelo clube. Ele tem contrato com o Atlético até 2004, sendo que seu empréstimo vence no final deste ano. O atacante Alex Miranda, de somente 20 anos, também está no exterior. Ele atua no Tampines, de Singapura, e o Atlético detém 50% de seu passe.

Outros atletas do Atlético, menos famosos, também estão atuando pelo Brasil afora. O lateral-esquerdo Fabiano Calza defende o Osasco, enquanto que o meia Graciliano está no Tubarão, de Santa Catarina. Ambos foram contratados como revelações e estão emprestados para ganhar experiência. Caso semelhante é o do volante Jean, que chegou a ser titular em 99, durante a Copa Sul. Ele ficará no Malutrom até metade do próximo ano.

Finalmente, dois atacantes que não tiveram muito sucesso no Atlético também estão emprestados. O baiano Joílson, que pintou como substituto de Oséas em 97, é reserva do Clube do Remo na Série B. Silvinho, comprado junto à Matonense em 97, está no Ituano.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…