24 jul 2002 - 19h07

ESPINOSA É O NOVO TÉCNICO

A diretoria do Atlético anunciou nesta quarta-feira a contratação do técnico gaúcho Valdyr Atahualpa Ramirez Espinosa, nascido há 54 anos em Proto Alegre. Ele será o substituto de Riva de Carli, que ainda tem seu futuro indefinido.
Espinosa trabalhará ao lado de seu filho Rivelino Serpa, que já foi auxiliar-técnico e voltará a trabalhar como preparador físico no Atlético. O treinador costuma ficar à beira do gramado durante os jogos enquanto Riva (como é chamado pelos amigos) observa a equipe da tribuna de honra, passando informações através de um ponto eletrônico. Na Baixada, Serpa provavelmente ficará no famoso “poleiro”, local onde o presidente Mário Celso Petraglia comumente assiste aos jogos.

Espinosa começou no futebol como lateral-direito do Grêmio, em 64. Depois, passou também AESA, de Carazinho (RS), CSA, CRB e Esportivo, de Bento Gonçalves. Tornou-se técnico em 79, dirigindo o próprio Esportivo, clube no qual abandonou as chuteiras.

Sua folha de serviços prestados ao futebol é extensa. Ele já passou pelos seguintes clubes do Brasil: Esportivo, Grêmio, Criciúma, Londrina, CRB, Cascavel, Coritiba, Botafogo, Flamengo, Internacional, América-RJ, Atlético-MG, Palmeiras, Portuguesa, Corinthians, Fluminense, Paraná e Vitória.

No exterior, trabalhou na Arábia Saudita (Riyadh), Paraguai (Cerro Porteño e seleção) e Japão (Verdy Kawasaki). Seus principais títulos como técnico foram a Libertadores da América e o Mundial Interclubes de 83, comandando o Grêmio, o Campeonato Gaúcho de 86 (Grêmio), o Campeonato Carioca de 89 (Botafogo) e o Campeonato Paraguaio de 92 (Cerro Porteño).

Valdyr Espinosa e Rivelino Serpa chegaram em Curitiba na noite desta quarta e serão apresentados oficialmente à imprensa local na manhã desta quinta, em entrevista coletiva.



Últimas Notícias

Opinião

Libertadores, estamos aqui

Do alto da nossa sétima participação na Copa Libertadores da América, temos que reconhecer que já temos muita história para contar: da primeira participação, via…