6 mar 2003 - 16h32

Opinião: “a quarta força”

Está lá na Gazeta do Povo de hoje – até facilito a sua vida e coloco o link. O time mais popular do nosso Estado é o Corinthians. Palmeiras e São Paulo vem logo em seguida. Na quarta posição aparece o Atlético.

A pesquisa do Datafolha mostra que o torcedor do interior não gosta mesmo do nosso futebol. Nem mesmo as transmissões da RPC valorizando Coritiba, Atlético e Paraná ou o título de campeão brasileiro de 2001 para o Furacão foram capazes de reverter os dados.

E o que mais espanta é a diferença entre Corinthians e Atlético. Enquanto o time paulista tem 18% da preferência dos paranaenses, o rubro-negro tem apenas 7%. Para os coxas a situação é bem mais delicada: aparece na sétima posição, com apenas 4% de simpatizantes.

O que deveria de ser feito para mudar esse panorama? Os clubes da capital mandar alguns jogos do Campeonato Brasileiro em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu ou Cascavel? Que nada. Aposto que teríamos mais admiradores do time adversário do que os da nossa paixão.

A resposta é que não há mais o que fazer. Só conquistar títulos e aguardar pelas novas gerações. Essa que tomou conta do nosso Estado, não vai mudar. Infelizmente. Mas eles ainda vão aprender que não somos província de São Paulo e que o Paraná já vai completar 150 anos de emancipação política.

Sérgio Tavares Filho
colunas@furacao.com



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…