26 mar 2003 - 9h35

Atlético completa 79 anos de história

O Clube Atlético Paranaense está comemorando 79 anos de fundação nesta quarta-feira, 26 de março de 2003. O rubro-negro, clube de maior torcida do estado do Paraná, foi fundado oficialmente em 26 de março de 1924, época em que Curitiba ainda era uma cidade pequena e com poucos habitantes.

Porém, a história do Atlético é muito anterior ao ano de 1924. Ela começa 12 anos antes, em 1912, quando Joaquim Américo fundou o Internacional. Rapidamente, o Internacional conquistou títulos e tornou-se a maior força do futebol local.

O clube ficou tão grande que não havia espaço para tantos atletas interessados em jogar. Esse foi um dos motivos que levou um grupo a deixar o alvinegro e fundar o América. Em 21, três anos antes do surgimento do Atlético, uma pesquisa atestava a força dos dois clubes. As maiores torcidas de Curitiba eram as seguintes:1° América – 14.107 votos, 2° Internacional – 13.503 votos e 3° Coritiba – 7.971 votos.

Assim, a união de Internacional e América, em 1924, representou não só o retorno daqueles que haviam deixado o Internacional anos antes para formar outro clube. Mais do que isso, foi a reunião de forças dos dois times de maior torcida na época.

Graças a isso, surgiu a camisa rubro-negra, cujas cores representam o que há de mais importante para todo torcedor atleticano.



Últimas Notícias

Fala, Atleticano

O que será amanhã?

Vendo que o Athletico aguarda só o final do Campeonato Brasileiro.. Apesar de ter jogos ainda por realizar, a postura do time nas partidas, diz…

Fala, Atleticano

Acarajé pesado

Fomos para a Bahia, desfalcados enfrentar o time desesperado do Bahia, precisando ganhar para sair um pouco da “fila da Zona”… Fomos com LE improvisado,…