O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
16 abr 2003 - 9h33

Emoções atleticanas

Estou longe do meu clube há aproximadamente dez anos. Resido em Minas Gerais. Sou atleticano fanático e acompanho diariamente, principalmente fazendo uso da Internet na brilhante Furacao.com e vendo a todos os jogos no PPV.


Tenho percebido uma certa impaciência nos Atleticanos, e considero isto normal num torcedor, pois torcer é lidar com as emoções mais fortes e, estas nos levam a comportamentos desconhecidos, diferentes daqueles que usamos no cotidiano, em casa, com os amigos, no trabalho, etc. Podem observar que nenhum torcedor que está duramente criticando o time atual, o faz da mesma forma que as outras situações que se apresentam em sua vida. Aí sim, tem mais paciência, assim como também tenho certeza o faz com o seu chefe, a sua mulher, seus filhos e seus amigos, pois não é possível ser sempre o melhor como querem exigir da gente, e não temos mesmo esta obrigação. E o que é pior, quando cobram demais, exigem demais da gente, quando nos sentimos pressionados a ser o que determinaram para nós, aí ficamos mal e então nós pioramos ainda mais e mergulhamos em depressão, num baixo astral, e fica tudo mais difícil para atender a expectativa que criaram sobre nós, não é mesmo assim?


Agora com o time não! Eles, os jogadores, tem de ser sempre os craques que nós idealizamos, ou que projetamos neles. Não podem nunca, estar mal, errar em nada. E se pressionamos, xingamos sua familia, tem de sorrir, tem de ficar quieto, e ser ainda melhor que antes? Mas como? É necessário perceber que são seres humanos e como nós, tem emoções, sentem a mesma raiva, amor, ódio, ciúmes, vergonha etc


E as cobranças excessivas e exacerbadas só servem para levá-los mais para baixo ainda e para dificultar a recuperação. Este time para levantar e sair detonando a todos os outros adversários só precisa de uma coisa : aquela compreensão que exigimos de nossa própria familia que no caso é representado pela torcida, a paciência que exigimos para nós mesmos em nosso trabalho com nossos exigentes chefes e clientes, a fidelidade que queremos em nossa companheira, e o apoio e a força que encontramos em nosso amigos verdadeiros.


Tenho visto e analisado o comportamento da torcida e da imprensa aqui em MG onde estou morando atualmente, e ambos tratam os seus times, com incentivo permanente, a torcida lota o Mineirão mesmo com o time lá em baixo, joga mal e é aplaudido, canta e joga o time pra cima sempre, jamais pra baixo. Quem lê os jornais locais acredita que os times são mais do que realmente eles são, situação exatamente ao contrário do que acontece por aí. Resultado: os jogadores se enchem de razão, e “soltam a franga” e vencem. Isto é fundamental. Até em relação ao Furacão, elogiaram o nosso time e muito.

Massa Atleticana, não entrem no clima da imprensa do Paraná, que é extremamente crítica e não percebe que ajudam a afundar os clubes, desmotivando aos jogadores, mobilizando e jogando a torcida apaixonada contra os seus ídolos, que também são pessoas e sujeitos as mesmas emoções que todos nós. Percebo que o time é bom e muito bom, e por ser bastante jovem o que escrevi acima se torna mais sério ainda, mais importante. O que vejo nos jogos não bate com o que leio nos jornais, na Internet e nas declarações dos torcedores nas colunas disponíveis para manifestações.

Minha sensação é que se começarmos uma grande campanha de apoio incondicional da torcida, enchermos a Arena sempre e cantarmos o tempo todo, apoiarmos sempre, mesmo nos erros, nas falhas, o time vai mostrar tudo o que sabe e talvez até ainda mais, pois a confiança traz a superação. Vamos lá galera, vamos iniciar uma grande mobilização e vamos levantar o Furacão ao lugar que ele merece que é lá em cima, bem lá em cima !Depende somente de nós mesmos.O resultado vale a pena!



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…