O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
25 abr 2003 - 8h35

A resposta é: Clube Atlético Paranaense

Essa resposta foi dada pelo Vadão, técnico do Atlético Paranaense, à pergunta formulada pelo Globo Esporte a respeito de qual seria a equipe do campeonato Brasileiro que não chegaria ao título.
Não foi na bucha. Talvez inconscientemente e despretensiosamente. Mas eu entendi muito bem.

Afirmo isso com base em duas declarações do professor Vadão. Uma bem recente em entrevista ao Jornal do Estado, onde o técnico Vadão dá um prazo de dez rodadas para o Clube Atlético Paranaense voltar a jogar bem. E outra, um pouco mais antiga, onde nosso “treineiro” postula que para se chegar ao tão desejado título seria necessário um aproveitamento de 70% dos pontos do certame nacional.
Dez rodadas em um campeonato longo como esse, não é tanto assim. Ainda dá para se recuperar. O Atlético ainda pode jogar bem no brasileirão.

Mas aí é que entra a segunda afirmação. Para se chegar a 70% de aproveitamento, e assim ganhar o título, é preciso ganhar os jogos. Mas vamos aos números:
O time do Atlético obteve 4 pontos em cinco jogos, com um aproveitamento de 26% aproximadamente. Mantendo o aproveitamento nas próximas dez rodadas (o que se presume ser o que o técnico Vadão também acredite devido à suas recentes declarações) o Atlético chegaría a aproximadamente 16 pontos (seriam 12 mas ….). Tudo bem, como o Atlético estaria numa crescente, chegaria a 18 ou 20 pontos.
Nesse momento já teriam sido cumpridos aproximadamente um terço dos compromissos dos clubes dentro do campeonato e o Atlético teria um aproveitamento de uns 40 % dos pontos ficando a cerca de 15 pontos atrás dos líderes.
Mas a partir daí vamos jogar bem!!!

Aqui cabe uma observação: jogar bem não quer dizer ganhar o jogo. O que é bem diferente. Muito mais diferente ainda para quem tem o pior ataque do campeonato e não tem se quer alguém em confiar a tarefa de fazer os gols. O que afinal define o resultado de uma partida, ora pois.
Mas acreditando que o Atlético vença. Para atingirmos 70% e nos sagrarmos bicampeões brasileiros com toda a glória, nós precisamos somar 96 pontos. Ou seja, 76 pontos ou 25 vitórias a partir da décima sexta rodada.

Como já se passaram 15 rodadas então restariam 31 jogos. Então precisarímos ganhar 25 jogos em 31. Ah, ainda é possível se dar ao luxo de ganhar 24, empatar 4 e perder 3 jogos.
Para isso acontecer o Atlético teria que em 31 jogos ter um aproveitamento de 82% o que não foi possível nem ao invicto Inter de Falcão em 79.
Eu posso estar sendo pragmático, mas tenho 28 anos e freqüento o rubro-negro desde o final dos anos 70, em minha tenra idade, quando ganhar um picolé e entrar em campo com o Arlindo era tudo o que eu esperava do Atlético. Por isso eu sei que não somos o Inter de Falcão. Somos o Atlético de Vadão. E do Vadão eu hoje espero somente uma coisa. Que me responda a seguinte pergunta: O que eu devo fazer com os ingressos das próximas dez rodadas que eu comprei em pacote?

Gostaria que o Vadão me desse uma boa resposta para essa pergunta. Por que à pergunta do Globo Esporte: quem não será o campeão brasileiro de 2003?
O técnico Vadão já respondeu. A resposta é: Clube Atlético Parananese.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…