O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
14 jun 2003 - 21h08

Algumas verdades

É em períodos de crise que se deve fazer uma reciclagem e refletir a respeito dos motivos pelos quais a carroagem não está andando normalmente.

Falo isso porque após a derrota no Atletiba comecei a desabafar com quem estava à minha volta e me deparei com vários erros que o Atlético está cometendo.

A grande realidade é que, após o título brasileiro de 2001 a torcida atleticana não voltou mais a sorrir, e já naquela época muita coisa estava errada, mas a boa campanha e os bons resultados encobriam a realidade.

Há que se citar primeiramente o ingresso da Baixada a R$15,00, preço que vem sendo cobrado há muito tempo e que exclui a grande parte da massa rubro-negra do estádio, pois todos sabemos que a nossa torcida é “povão”. E fiquei ainda mais indignado ao ouvir a entrevista do Maculan na Banda B, antes do jogo, em que ele anunciou que contra o Santos o ingresso custará R$20,00, em virtude da preliminar com a Seleção Sub-20, e que a torcida do Atlético devia “ajudar” nos gastos que terão com a estadia da Seleção…

Com isso fica claro que, desde a inauguração da Arena, essa diretoria está mutilando o maior bem do Atlético, que é sua torcida, além de ingressos com preços exorbitantes, o grande número de medidas para barrar a atividade das organizadas, como proibição de faixas, bandeiras, etc. Tudo isso está descaracterizando o verdadeiro Clube Atlético Paranaense.

Essa nova Baixada nunca terá a magia da antiga, que ao invés de ser conhecida por ser moderna, quase um shopping, aquela antiga Baixada, a verdadeira, era reconhecida pelo calor que a torcida provocava lá dentro, a pressão quase insuportável nos adversários, e também porque todos que vinham jogar nela contra nós sabiam que iam perder!… Eu pergunto, e hoje em dia? O que a Baixada tem de mais? Continua sendo um Caldeirão?… Acho que não, pois cansei de assistir a jogos em que a torcida estava gelada, e hoje só quem canta é a Fanáticos, enquanto aqueles burguesinhos da reta, a Geração Arena, no primeiro passe errado do Alessandro começa a vaiar!… A torcida do Atlético nunca foi assim, e a culpa não é propriamente da torcida, mas sim dessa diretoria, que apesar de ter dado várias alegrias, está elitizando o Atlético e acabando com a magia e o calor que sempre foi a marca dessa torcida!

Quer saber?… Eu prefiria que fosse a baixo essa Arena com todo seu conforto e modernidade, e colocaria em cima um estádio simples, como o Velho Caldeirão, sem fosso, sem cordão de isolamento e com o ingresso a cincão, para ter o prazer de ver todo o estádio cantando o jogo inteiro, e não só uma meia dúzia como atualmente.

E o Atletiba?… Que vergonha!… Todos nós em discussões com os coxas evocamos com todas as letras que o verdadeiro e único time grande do estado é o Atlético! E no Atletiba?… Jogamos como um timinho, varzeano, que entra em campo com medo e só pensa em se defender!

Perdemos 4 titulares?… Dane-se! Entre em campo alguém que faça bonito, jogando pra frente, como time grande, e honrando tudo que dizemos quando discutimos com os coxas! Não com 3 zagueiros, 2 volantes que não atacam e com os laterais presos!… Prefiria jogar pra frente e perder de goleada, levar 5 gols, mas pelo menos faríamos uns 2, 3 e sairíamos de campo com cabeça erguida! Melhor do que perder de 2 a 0 e não dar nenhum chute ao gol o jogo inteiro! Já entramos em campo respeitando demais, com medo, em vez de provocarmos o adversário e assumir a responsabilidade, foi melhor entrar em campo com a consciência de que um empate era bom resultado!

Que grande time é esse?… Se entrasse em campo com 2 zagueiros, altos de preferência, e colocasse mais alguém no meio p/ ajudar o Rodriguinho na armação das jogadas o resultado poderia ser melhor!… O Vadão perdeu todo o prestígio que tinha comigo!

Eu não sei de vocês, mas eu prefiro ganhar um Atletiba do que ganhar um Campeonato, não tem sensação igual a ver os coxas irem embora do Chiqueiro de cabeça baixa!… E mais uma vez vejo esse meu desejo ser frustrado.

O dia que eu for presidente do Atlético, cada Atletiba perdido é multa de meio salário pra todo mundo, técnico, jogadores, e caso vença eu me comprometo a pagar os salários dobrados!… Além do que, exigiria que todos os atletas completassem, pelo menos o 2o. grau, pois futebol não se joga só com os pés, mas também com a cabeça. Só assim talvez o Dagoberto não tomasse aquele 3o. amarelo idiota contra a Ponte e o Alessandro não fosse espulso hoje, no último minuto, por infantilidade. Apesar de tudo continuo com o Atlético no meu coração e com um vício sem cura por esse time. Um abraço a todos!



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…