18 nov 2003 - 15h11

Editorial: apoio à moralização do futebol

A Furacao.com lança seu apoio em favor do movimento que luta pela moralização no futebol brasileiro, em todas as suas esferas. Com isso, o site presta sua solidariedade em favor do Sport e do Marília, dois clubes que estão disputando a Série B do Campeonato Brasileiro e recentemente foram prejudicados com decisões do STJD.

As equipes, que disputam com Palmeiras e Botafogo o acesso à Série A de 2004, foram punidas com perdas de mando de campo na fase decisiva da competição. Neste ano, o Atlético também sofreu punição imposta pelo STJD e não pôde jogar na Arena da Baixada contra o Vitória.

Estranhamente, as decisões do STJD e da CBF prejudicam apenas os clubes excluídos de centros como São Paulo e Rio de Janeiro. O Atlético foi condenado com base em uma súmula que relatou terem sido jogadas pedras (!), copos e rolos de pães (ainda que ninguém saiba exatamente o que isso significa) em um jogador do Cruzeiro. O STJD não levou em conta as imagens que desmetiam a súmula do árbitro Romildo Corrêa.

Agora, Marília e Sport também foram punidos em situações inusitadas. Para piorar, a CBF alterou o horário da partida entre Sport e Palmeiras, de modo a beneficiar o Botafogo, que jogará no dia seguinte já sabendo do resultado da outra partida.

É inadmissível que as decisões das entidades que regem o futebol brasileiro continuem seguindo critérios políticos ou de laços de amizade. É preciso que o futebol seja levado a sério e que os julgamentos e decisões ocorram unicamente fundamentados em critérios técnicos e jurídicos.

O Atlético já foi prejudicado no passado. Hoje, Sport e Marília são tratados de forma desigual. No futuro, quem garante que não sofreremos novamente? É preciso dar um basta.

Por essas razões, sites integrantes da associação ClubesNet lançaram um movimento de repúdio à maracutaia no futebol brasileiro. Clique aqui para saber mais.

Equipe Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…