O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
7 jun 2004 - 21h57

Fanáticos, chega de palavrão em coro na Arena

Que nossa torcida é fantástica, todos nós sabemos. Os Fanáticos, como torcida organizada, cantando e fazendo suas coreagrafias empolgam mesmo os mais contidos. Mas o show fica realmente completo quando todo a Arena é um só coro. Esta emoção e vibração com certeza pode até influir em resultados. Afinal FANÁTICOS somos todos nós torcedores do Atlético.

Gostaria de aproveitar estes tempos de mudanças de estrutura nos estádios e de maior valorização do torcedor, para propor uma reflexão. Tenho 45 anos e vou aos jogos do Atlético com freqüência, quase sempre com meu pai, que mora ao lado da Arena. Algumas vezes levo meu filho de 11 anos e minha irmã. Minha esposa e filha de 4 anos já foram duas vezes.

A Arena, lotada é um verdadeiro caldeirão. Entretanto o que acho que deveria ser repensado é a necessidade da existência de músicas ofensivas e cheia de palavrões aos nossos rivais locais. É inexplicável a quantidade de palavras chulas nas músicas, que absolutamente não combinam com a presença de famílias que freqüentam a Arena.

O objetivo de qualquer torcida é incentivar o time, comemorar gols e jogadas espetaculares. Acho um desperdício de esforço e mal gosto gastar energia xingando em coro os coxas, que cá para nós não merecem todo este marketing. Proponho um teste, na próxima vez que você torcedor for ao jogo, bem no meio de um coro de puro xingamento, olhe nas expressões das criança e pessoas de mais idade. É impossível não sentir um desconforto. A pergunta que fica é : Tem algum sentido estes palavrões em coro ? Olhe depois para elas nas inúmeras outras músicas de incentivo. Estas elas cantam mesmo.

Temos todas as condições de ir para um caminho parecido ao resultado que as torcidas argentinas apresentam. Não seria maravilhoso termos ainda mais canções fáceis de cantar e com sonoridade, algo como mantras para fazer ferver o jogo do começo ao fim, como o estádio do Boca em Buenos Aires.

Esta postura seria mais um diferencial do nosso Atlético. Imagine uma torcida que tivesse esta postura. Seria uma grande emoção tanto para quem estiver lá participando da festa como quem estiver em casa acompanhando o show pela TV ou rádio.

Como sugestão final sugiro uma pesquisa no site para checar a opinião dos internautas.



Últimas Notícias