24 jun 2004 - 10h19

Cinco anos de Arena

Neste 24 de junho de 2004, a Arena da Baixada está completando cinco anos desde sua inauguração oficial. Em 1999, o novo estádio foi utilizado pela primeira vez em uma partida amistosa entre Atlético e Cerro Porteño, do Paraguai. Antes do jogo, houve show de fogos, execução do hino oficial e discursos de autoridades.

Na partida, disputada numa quinta-feira à noite, o Atlético saiu vencedor por 2 a 1. Lucas marcou o primeiro gol da história da Arena, mas o atacante Gauchinho empatou para o Cerro. No finalzinho do jogo, o lateral-esquerda Vanin mandou uma bomba de fora da área e garantiu a vitória.

Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo, considera que aquele foi o dia mais feliz de sua vida no Atlético. “O momento em que eu mais me emocionei, mais vibrei e senti o coração mais apertado foi no dia vinte e quatro de junho de 1999, quando nós inauguramos a nossa querida Arena da Baixada. Aquele dia foi o dia em que maior alegria eu tive, em que o coração realmente apertou com muita força”, afirmou à Furacao.com.

Dois dias depois, ainda na programação de inauguração, a Seleção Brasileira venceu a Letônia por 3 a 0.

Grandes momentos

Com a Arena, o Atlético conquistou diversos títulos importantes. O primeiro foi a Seletiva de 1999. Depois, vieram os Paranaenses de 2000, 2001 e 2002. Porém, sem sombra de dúvidas, o mais importante de todos eles foi o Brasileirão de 2001.

O maior artilheiro do estádio é o atacante Kléber, com 67 gols, seguido por Ilan, com 28 e Alex Mineiro, com 26. O Atlético já disputou 158 jogos na Arena, com 100 vitórias, 33 empates e 25 derrotas. Foram 338 gols marcados e 171 vitórias.

A maior goleada rubro-negra ocorreu na primeira partida da final do Paranaense 2002, na vitória por 6 a 1 sobre o Paraná Clube. O tricolor é também o maior freguês do Atlético no estádio, ao lado do Prudentópolis: os dois perderam 5 vezes.

No ano de 2000, o Atlético chegou a estabelecer uma seqüência de dez vitórias consecutivas no estádio. De dezembro de 99 até agosto de 2000, o time permaneceu invicto por 24 partidas seguidas. Recentemente, a Furacao.com realizou uma consulta entre seus colaboradores. O jogo Atlético 4 x 2 São Caetano, na final do Brasileirão 2001, foi eleito o mais marcante da história da Arena.

Saiba mais sobre a Arena da Baixada:
80 Anos do Atlético: Arena da Baixada
Ficha técnica do primeiro jogo da Arena
Construção – como o estádio foi construído de 97 a 99
Inauguração – a inesquecível noite da estréia do estádio
Jogos Memoráveis – os dez jogos mais importantes
Estatísticas – jogos, vitórias, gols marcados, confrontos
Artilheiros – a lista de todos os jogadores que marcaram gol
Memória – itens históricos relativos ao estádio
Tour 360 graus – sinta a sensação de estar na Arena

E você, atleticano, o que tem a dizer sobre os cinco anos da Arena da Baixada? Clique aqui para enviar sua opinião.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…