7 ago 2004 - 17h34

Conheça o Sochaux, parceiro do Furacão

O Football Club Sochaux-Montbéliard é o novo time do atacante Ilan e mais novo parceiro do Atlético. Apesar de pouco conhecida no Brasil, a equipe de cores amarela e azul tem longa história no futebol francês. O clube foi fundado em 1928 na cidade de Montbéliard, que fica no Leste francês, às margens do Jura, uma cadeia montanhosa. O fundador foi Jean-Pierre Peugeot, o dono da fábrica de automóveis.

Dois anos depois da fundação, o Football Club Sochaux fundiu-se com o A.S. Montbéliard, surgindo daí o Football Club Sochaux-Montbéliard. Na primeira década de sua existência, o Sochaux (pronuncia-se “Sochô”) cravou definitivamente seu nome no futebol francês tornando-se a primeira equipe profissional do país e vencendo dois campeonatos nacionais (1935 e 38) e uma Copa da França (37).

Nesse período, o clube também cedeu diversos jogadores à seleção francesa. A Segunda Guerra Mundial afetou sensivelmente o clube, que perdeu muitos astros estrangeiros e levou vários anos para se recompor.

Ostracismo e ressurgimento

Nas décadas seguintes, o Sochaux enfrentou uma espécie de ostracismo. Disputou a primeira divisão, mas sem brilho. Em 1987, o clube foi rebaixado para a segunda divisão depois de terminar o Campeonato Francês em 18° lugar. Em 88, foi vice-campeão da segunda divisão e retornou à elite. Porém, em 95 fez péssima campanha e voltou a ser rebaixado.

Justamente bem ao contrário do Atlético, o Sochaux viveu os piores anos de sua história de 95 em diante. Foram três anos na segunda divisão até conseguir uma nova promoção, em 98. Porém, um 17° lugar no campeonato de 99 levou o time novamente para baixo. Depois de chegar ao fundo do poço, um novo grupo de dirigentes liderados pelo pesidente Jean-Claude Plessis assume o clube e decide promover uma mudança profunda.

O Sochaux passa a investir nas categorias de base e na formação de infra-estrutura. A estratégia deu certo e o Sochaux foi campeão da segunda divisão do Campeonato Francês em 2001, na mesma temporada em que o Atlético conquistava o título brasileiro. Em 2002, a equipe ficou na 8° colocação e no ano passado foi o quinto colocado.

Neste ano, o Sochaux voltou a brilhar. A equipe conquistou a Copa da Liga Francesa depois de bater o Nantes nos pênaltis (foto).

Parcerias

A família Peugeot continua ligada ao clube. Em 2000, uma mudança societária transferiu o controle do clube à uma sociedade anônima cuja quase totalidade das ações (99%) é detida pela fábrica de automóveis. Christian Peugeot é vice-presidente da SA e Eric Peugeot é presidente de honra do clube.

Além da Peugeot, o clube é patrocinado pela Esso e as camisas são fabricadas pela Lotto. O site oficial está no endereço www.fcsochaux.fr. O novo estádio do clube se chama Auguste Bonal e foi inaugurado em 2000. O design é muito parecido com o da Arena da Baixada (clique aqui para ver uma foto).



Últimas Notícias

Opinião

Libertadores, estamos aqui

Do alto da nossa sétima participação na Copa Libertadores da América, temos que reconhecer que já temos muita história para contar: da primeira participação, via…