24 ago 2004 - 23h03

Ronildo já foi até corrente na Internet

O lateral-esquerda Ronildo, novo reforço do Atlético para o Campeonato Brasileiro, tem uma história curiosa. Quando jogava no Atlético Mineiro, Ronildo foi tema de uma corrente que circulou pela Internet e virou "febre" em Minas Gerais. Depois, rendeu até um site, chamado "Acerta Ronildo.com".

A corrente começou como forma de gozação a Ronildo, que era perseguido pela torcida do Galo em 1999, ano em que chegou ao clube. Ronildo era considerado o pior jogador do time pelos torcedores. De brincadeira, o então estudante de jornalismo Leonardo Bertozzi resolveu passar uma mensagem para seus amigos tentando transmitir sorte ao lateral.

"Quem usa a internet para se comunicar com os amigos deve conhecer um software chamado ICQ. Muitos usam o ICQ para enviar ‘correntes da sorte’, solicitando aos amigos que a passem adiante. Estava criada a corrente da sorte do Ronildo: ‘Para cada mensagem enviada promovendo o (até então hipotético) website AcertaRonildo.com, Ronildo acertará um cruzamento", conta Bertozzi, ele mesmo um dos irritados com as atuações do jogador.

A idéia deu tão certo que Ronildo foi o melhor jogador do Atlético Mineiro nas semifinais do Brasileirão 99, contra o Vitória. O Galo venceu por 3 a 0, em três cruzamentos do lateral. Com isso, a brincadeira se transformou em homenagem e foi lançado o até então fictífico site AcertaRonildo.com. Depois, virou tema de reportagens da Folha de S.Paulo, Hoje em Dia e UOL.

Ronildo jogou bem as finais, mas o Atlético foi vice-campeão brasileiro. Depois, o lateral caiu de produção. Bertozzi relembra que o técnico Levir Culpi foi um dos grandes incentivadores do jogador. "Em 2001, surgiu uma proposta de empréstimo do São Caetano. O técnico Levir Culpi, que acabara de chegar, deu a ordem: Ronildo fica! Ronildo ficou e este apoio do treinador foi fundamental. Calou as vaias da torcida com o gol no primeiro jogo do Brasileiro, e daí em diante só o que ouviu foram aplausos", conta ele.

Clique aqui para conhecer o site AcertaRonildo.com.

Foto: Walter Alves / Paraná-Online



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…