23 set 2004 - 9h57

Confronto cheio de lembranças

Rubro-negros cariocas e paranaenses já protagonizaram grandes confrontos. Seja em amistosos, passando pela reinauguração do Estádio Joaquim Américo, até partidas do Campeonato Brasileiro que, se não foram decisivas, marcaram as duas torcidas.

O primeiro registro de encontro entre Atlético e Flamengo é de 1935. O Campeonato Paranaense estava interrompido e o time da Gávea veio participar de amistosos na cidade. O resultado foi um empate por um a um.

Em Campeonatos Brasileiros, os times já se enfrentaram 19 vezes, com sete vitórias paranaenses, quatro empates e oito derrotas. Curiosamente ambas as equipes marcaram 23 gols nesses encontros.

Mais confrontos

A primeira partida entre os times em Brasileiros, foi em 1973, com vitória atleticana por 1 a 0, em gol marcado por Ladinho. Desde 1974 o time carioca não vence o Furacão em Curitiba. Naquele ano o Flamengo saiu da capital paranaense tendo triunfado no Couto Pereira por 2 a 1, com gols de Liminha e Zico e o eterno craque da camisa 8, Sicupira, descontando para o Atlético.

Algumas das passagens mais marcantes da história atleticana deram-se em confrontos contra o Flamengo, como na semifinal do Brasileiro de 1983, quando mais de 65 mil pessoas lotaram o Estádio Couto Pereira e viram a vitória atleticana por 2 a 0, com gols de Washington. O resultado, porém, não foi suficiente para eliminar o esquadrão formado por Raul, Leandro, Junio, Tita, Adílio, Nunes e regido pelo "Galinho" Zico, que havia sido campeão mundial interclubes pouco antes.

Outra passagem marcante foi a volta à Baixada em 1994. Após quase uma década tendo que agüentar a falta de conforto, de segurança e o frio do Pinheirão, o Atlético enfrentou o rival carioca no dia 22 de maio, em uma ensolarada tarde de sábado, vencendo por 1 a 0 com gol do jovem Ricardo Blumenau, aos 44 minutos do segundo tempo.


No ano passado, Ilan marcou 3 vezes na vitória por 4 a 1.

Novos tempos

Em 1999, após as partidas comemorativas da inauguração da moderna Arena da Baixada, com amistosos entre Atlético e Cerro Portenho do Paraguai, e da Seleção Brasileira contra a Letônia, coube ao Flamengo a honra de enfrentar o Atlético na primeira partida oficial do reformulado Joaquim Américo. A vitória foi atleticana por 3 a 2 com gols de Kleber, Lucas e Kleberson.

No último confronto entre Atlético e Flamengo, os cariocas se deram melhor e apesar da crise técnica e com problemas entre jogadores e diretoria, o rival venceu por 3 a 0.

Todos esses ingredientes fazem com que os rubro-negros levem a sério essa rivalidade criada há muitas décadas. O próximo compromisso já está marcado: domingo, 16h, na Arena da Baixada. Você não vai perder esse jogão, né?

Reportagem: Juarez Villela Filho, do Conteúdo da Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…