12 abr 2005 - 11h40

Habemus técnico

O Atlético acertou a contratação do técnico Edinho Nazareth para comandar a equipe na última partida do Campeonato Paranaense, no restante da Libertadores e no Campeonato Brasileiro 2005. Desde segunda-feira à noite, o boato da contratação de Edinho começou a circular nos meios atleticanos. Na manhã desta terça, o presidente Fleury negou o acerto em entrevista à Rádio CBN. Quarenta minutos depois, a contratação de Edinho foi confirmada.

De acordo com a diretoria, o Atlético buscou um treinador jovem, mas com perfil vencedor e já consagrado no futebol brasileiro. Além disso, pesou também o fato de o técnico se enquadrar na metodologia científica desenvolvida no CT do Caju.

Depois de sondar alguns nomes, as negociações acabaram convergindo para a contratação de Edinho, 50 anos, que foi zagueiro da Seleção Brasileira e, depois, exerceu as funções de técnico e agente de jogadores. Do atual elenco atleticano, Edinho já trabalhou com Aloísio (no Goiás) e com Durval e Fabrício, no Brasiliense. “Hoje em dia, a gente está atento a tudo que acontece no Futebol. E eu sempre tive muita simpatia pelo Atlético”, afirmou o técnico.

Aliás, a passagem pelo Brasiliense é a grande marca de Edinho. Ele assumiu o comando do time no meio do ano passado, em lugar de Mauro Fernandes, e conduziu a equipe ao título da Série B do Campeonato Brasileiro.

A chegada de Edinho não causou o impacto esperado pela torcida. O comentarista Carneiro Neto, da Rádio CBN, acredita que a opção não foi a mais adequada. "O momento exigiria um técnico de maior envergadura, capaz de reformular o departamento de futebol. Com Edinho, é uma nova experiência, é uma nova loteria", analisou Carneiro.

Quem é Edinho

O nome de batismo do novo treinador atleticano é Edino Nazareth Filho. De Edino passou a ser chamado de Edinho ainda nas categorias de base do Fluminense, clube que o revelou para o futebol. Depois de quase uma década no Flu, foi negociado com a Udinese, da Itália, em 1982. Depois, vestiu ainda as camisas do Flamengo e do Grêmio, encerrando a carreira aos 34 anos. Foi campeão carioca em 75, 76 e 80 e da Copa do Brasil em 1989, pelo Grêmio. Como atleta, recebeu ainda os troféus Bola de Prata como melhor zagueiro do Brasileirão em 72 e 82.

Edinho começou sua carreira de treinador há 14 anos, também no Fluminense. No Rio, dirigiu também o Botafogo (92) e o Flamengo (entre 94 e 95), além de ter tido outra passagem pelo Flu (98). Trabalhou durante uma temporada na Ilha da Madeira (assim como seu antecessor no Atlético, Casemiro Mior), dirigindo o Marítimo.


Edinho foi campeão da Série B em 2004 (foto: site oficial CAP)

O novo técnico atleticano também trabalhou nas seguintes equipes: Vitória (96 e 2003), Portuguesa (97), Grêmio (98), Goiás (2002 e 2003), Bahia (2003) e Brasiliense (2004 e 2004). Como técnico, conquistou o Campeonato Baiano de 96, o Goiano de 2002 e a Copa Centro-Oeste de 2002, além da Série B do Brasileirão de 2004.

Depois de sua passagem pelo Grêmio, em 1998, abandonou a carreira de treinador e passou a se dedicar a empresariar jogadores. Durante essa época, foi agente do atacante Aloísio, que agora será seu comandado no Furacão. Durante esse período, envolveu-se no escândalo de passaportes falsificados utilizados por atletas brasileiros para ocupar vaga de comunitários em clubes europeus. Chegou a ser condenado pela justiça francesa por participação no episódio.

Retomou a carreira de técnico quatro anos depois, no Goiás. Depois de quase um ano no clube, transferiu-se para o Vitória, mas dirigiu o clube somente por oito rodadas no Brasileirão 2003. Assumiu o Bahia a sete rodadas do fim da competição, mas não evitou o rebaixamento da equipe.

Depois dessa experiência, passou oito meses desempregado e voltou à cena no comando do Brasiliense, onde foi campeão da Segunda Divisão e ficou até março deste ano. Chegando ao Atlético em um momento decisivo, Edinho terá de usar toda sua experiência para ajudar o clube.

“Os jogadores não podem se abater. O Atlético teve a melhor campanha na competição. A equipe perdeu apenas um jogo, não tem nada decidido”, afirmou ele, mostrando otimismo.

Saiba mais:
12/04/2005 – Edinho recorre ao conhecimento dos atletas
12/04/2005 – Técnico quer mudar apenas o essencial
12/04/2005 – Edinho pediu para comandar o time na quinta
12/04/2005 – Edinho se envolveu em episódio de falsificação
12/04/2005 – Novo técnico já foi agente de jogadores
12/04/2005 – Edinho treinou Durval e Fabrício em 2004
12/04/2005 – Fleury diz que Edinho ainda não foi contratado
11/04/2005 – Edinho, ex-Brasiliense, pode ser o técnico



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…