18 abr 2005 - 15h12

Opinião de Ricardo Campelo

Aqui não!
por Ricardo Campelo

É, apesar de tudo, deu certo. Apesar do sofrimento, despachamos os coxas e mostramos pra eles que ganhar título sobre nós é coisa pra acontecer a cada duas décadas e meia, e não todo ano. Mostramos que a Baixada é salão de festas sim, mas nosso, onde tivemos o prazer de comemorar mais um título. E a única “meia-volta” que eles deram foi para voltar para o chiqueiro, cabisbaixos.

O título paranaense é, sim, pequeno para o Atlético. Mas ganhar é sempre bom, satisfaz o espírito de vencedor. Neste caso, em especial, ganhar tem um sabor especial, pois significa que eles não ganham. E para eles, sim, o estadual vale muito, pois é o máximo que podem almejar atualmente, ao menos enquanto não organizarem mais um Campeonato Brasileiro com a fórmula inteligentíssima adotada em 1985.

Muito mais do que o título, vale ver o time voltar a jogar com raça. Se ainda não temos a qualidade esperada, ao menos os jogadores que entraram em campo honraram a camisa atleticana e buscaram o resultado o tempo inteiro. Ao contrário do time de lá, que se acovardou, fugiu do jogo, e na hora dos pênaltis tremeu nas bases. Ser campeão é pra quem merece!

Lio Evaristo, este título é seu

Muitas pessoas contribuíram para este título. Diego foi um monstro, e cada dia nos passa mais segurança. Marcão e Alan Bahia foram gigantes da raça. Fabrício e Maciel entraram com raça na final e mostraram que pênalti não é loteria, e sim qualidade. Lima mostrou que tem estrela, e personalidade. Casemiro não deu padrão tático ao time, mas deu emoção a um campeonato que talvez não tivesse tanta graça.

Mas quero destacar a participação de Lio Evaristo. Humilde e competente, Lio nunca cobrou a efetivação como treinador. Sabe que tudo tem sua hora, e ajudou o Atlético como pôde em uma semana decisiva, em dois jogos dificílimos. Contra o América e no Atletiba de ontem, Lio deu as cartas, mostrou que conhece muito do Atlético e de futebol. O resultado está aí. Espero que Edinho continue dando valor ao conhecimento de Lio. Uma pena que a imprensa não esteja valorizando devidamente sua participação nesta conquista. Mas nós, atleticanos, sabemos do seu valor, Lio. Você é campeão!

Torcedor, este título também é seu

Na semana passada, sob profunda emoção, escrevi um texto criticando a postura da torcida na partida contra o América. Hoje, tenho o dever de elogiá-la, e o faço com todo o prazer. Sem vaias, sem pegação no pé, e deixando os jogadores atuarem com tranqüilidade, o time melhorou bastante. No mais, mostramos quem é a torcida mais vibrante do estado: show de incentivo nas arquibancadas, o tempo inteiro. Esta é a verdadeira torcida do Atlético!

E-mails

Em razão de problemas técnicos, não recebemos a maior parte dos e-mails com comentários sobre o último texto. Pedimos desculpas àqueles que escreveram e ficaram sem resposta.

Ricardo Campelo é colunista da Furacao.com. Clique aqui para ler outros textos de sua autoria.

O conteúdo da opinião acima é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não expressa necessariamente a opinião dos integrantes do site Furacao.com.
Entre em contato com o colunista.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…