25 maio 2005 - 21h55

Delegado volta com moral

Três semanas depois de deixar Curitiba, Antonio Lopes está de volta. E na apresentação oficial do novo treinador atleticano, a sensação de "estar em casa" era evidente. Se nas rodas de conversas entre os torcedores atleticanos o anúncio do novo técnico causou espanto e rejeição, na entrevista coletiva para a imprensa o clima era bem diferente, de muita tranqüilidade. Para João Augusto Fleury da Rocha – desta vez elegantemente trajando gravata rubro-negra -, o retorno de Lopes deve ser encarado de uma maneira normal, afinal enquanto esteve no clube, ele foi um excelente profissional. "Ele esteve aqui conosco trabalhando e foi o responsável pela organização de um grupo em 2000 que resultou em 2001 com a conquista do título de Campeão Brasileiro", explicou Fleury. No discurso do presidente atleticano, a esperança de que Lopes consiga repetir o bom trabalho feito naquela oportunidade.

De acordo com Antonio Lopes, sua postura frente ao Atlético será de muita disciplina, trabalho sério e responsabilidade. O treinador acabou explicando seu método de trabalho de vestir (literalmente) a camisa do clube que trabalha. Isso explica, também, seu comportamento enquanto esteve no Coritiba, num trabalho que durou um ano e quatro meses e que acabou no início do mês. Confira as principais declarações de Antonio Lopes na coletiva desta tarde na sala de imprensa da Kyocera Arena:

"Eu até guardo com muito orgulho a faixa de campeão brasileiro de 2001 que me foi dada pelo Petraglia, reconhecendo aquela contribuição. Sem ter participado diretamente na competição de 2001, nós contribuímos diretamente com o nosso trabalho um ano antes. Eu me considero também um campeão de 2001, não de direito, porque logicamente é o Geninho, mas me considero também um campeão de 2001 pelo Atlético pelo trabalho que nós fizemos e que foi reconhecido pelo Petraglia."
(Antonio Lopes, sobre sua primeira passagem no Atlético e a formação do grupo Campeão Brasileiro de 2001)

"Não tem nada a ver, ele é um profissional também, ele é meu filho mas em se tratando de futebol ele vai ser um inimigo, ele lá e eu cá."
(Antonio Lopes, sobre o fato de seu filho Antonio Lopes Júnior estar trabalhando no Coritiba)

"Já tenho em mente a equipe que devo lançar domingo. Contra o Cerro, estarei como um assistente, um espectador, observando para começar o nosso trabalho de preparação para o jogo de domingo, contra o Botafogo, lá no Rio de Janeiro."
(Antonio Lopes, sobre sua estréia no comando do Furacão)

"Eu já esperava essa rejeição. Mas com trabalho, tenho certeza que vou ajudar a reverter essa situação no Atlético e colocar o clube no lugar que ele merece, daí vai mudar rapidamente o pensamento do torcedor."
(Antonio Lopes, sobre a rejeição da torcida atleticana pela sua escolha para comandar o time)

"A gente sabe que essa torcida é boa, essa torcida apóia mesmo, essa torcida empurra o time pra frente, ajuda a ganhar o jogo sem dúvida nenhuma. Então vamos precisar desse apoio, vai ser bom para o time que ela se porte dessa maneira e teu tenho certeza que vai se portar."
(Antonio Lopes, pedindo o incentivo da torcida)

"O Atlético não pode ficar por muito tempo nessa situação, já se passaram cinco rodadas, o Atlético não conseguiu nenhum ponto. Então já há essa necessidade de já no domingo começar essa recuperação para tirar o time do Atlético da zona do rebaixamento."
(Antonio Lopes, sobre a situação atual do time no Brasileiro)

"Nós temos conversado e não há o que falar de contratação. Estamos deixando a diretoria tranqüila para trabalhar. A diretoria sabe que precisa de contratação e está fazendo todos os esforços para atender uma pretensão que não era só minha, já era dos antecessores."
(Antonio Lopes, evitando tecer comentários sobre a necessidade de reforços)

"A comissão técnica vai permanecer. Eu já conheço a maioria dos componentes da comissão, o caráter de cada um, a competência de cada um. São rapazes competentes, rapazes em quem eu confio."
(Antonio Lopes, confirmando que manterá a composição da comissão técnica)

"Não estabeleci um prazo. Nem eu, nem o presidente Fleury, nem o Petraglia. Ainda não conversamos sobre a duração do contrato porque não deu tempo. Mas a intenção é de fazer um trabalho de longa duração, com a permanência da comissão técnica, que é o trabalho que todo mundo está buscando porque é o que surte mais efeito."
(Antonio Lopes, revelando que não estipulou prazo contratual)

"Eu não conheço o problema, não sei se houve indisciplina. A disciplina tem que haver em qualquer setor de trabalho. Sem disciplina, nenhum profissional consegue nada, o trabalho não vai ter produtividade nenhuma."
(Antonio Lopes, sobre o incidente com o atacante Maciel e seu método de trabalho)

"O Borba Filho vai continuar exercendo a mesma função dentro da comissão técnica. É um profissional competente, inteligente e que vai ajudar muito com sua permanência. Agora, o Lio já não está dentro da nossa comissão técnica. Já conversamos com a nossa diretoria hoje pela manhã no CT, falamos da composição da comissão e o Lio está fora."
(Antonio Lopes, garantindo a permanência de Borba Filho e descartando o aproveitamento de Lio Evaristo)



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…