12 jun 2005 - 16h44

Jadson é campeão ucraniano com o Shakhtar

O meia Jadson conquistou neste domingo o título do Campeonato Ucraniano. Seu time, o Shakhtar Donetsk, levou a taça com uma rodada de antecipação ao vencer hoje o Chernomorets Odessa por 3 a 1, na casa do adversário, e não pode mais ser ultrapassado pelo Dínamo de Kiev, que já assegurou o segundo lugar.

Fundado em 1992, com o final da União Soviética, o Shakhtar conquista pela segunda vez o título ucraniano. A primeira conquista aconteceu em 2002. Para o campeonato deste ano, o clube investiu na contratação de atletas brasileiros, levando para a Ucrânia Jadson e Ivan, do Atlético, além de Elano, que defendia a equipe do Santos. Hoje, cinco brasileiros atuam pela equipe: Elano, Matuzalém, João Batista, Brandão e Jadson. Ivan está em Curitiba, fazendo tratamento no CT do Caju devido a uma torção no tornozelo.

O título tem sabor especial aos jogadores do Shakhtar já que no fim de maio o clube perdeu a decisão da Copa da Ucrânia justamente para o Dínamo de Kiev. Jadson foi titular e jogou os 90 minutos da decisiva partida contra o Chernomorets. Matuzalém também começou jogando, foi autor de um gol e eleito o melhor em campo. Elano entrou no início do segundo tempo. Com a conquista do título, o Shakhtar assegurou vaga na Liga dos Campeões da Europa da próxima temporada.

Jadson

Jadson Robrigues Silva iniciou sua carreira no futsal de Londrina, sua terra natal. Em 96, com 12 anos de idade, transferiu-se ao PSTC, onde foi campeão paranaense juvenil, em 2000. Sua habilidade e talento com a bola nos pés fizeram com que fosse emprestado ao Internacional. Em 2001, foi contratado pelo Atlético para atuar no time de juniores. Em 2003 foi promovido ao grupo principal do Atlético, visto pelo técnico Vadão como uma das principais revelações das categorias de base atleticana.

Sua passagem pelo Rubro-negro foi marcada por jogadas espetaculares, gols e excelentes assistências. Em 83 jogos com a camisa atleticana, Jadson balançou as redes adversárias 28 vezes. Em 2004, a consagração final: Jadson foi considerado a maior revelação do futebol brasileiro na temporada, sendo inclusive elogiado pelo técnico Carlos Alberto Parreira. De seus pés saíram muitos passes e jogadas para a conclusão do artilheiro Washington, importantes peças na conquista do vice-campeonato nacional. Com esse desempenho, o jogador chamou a atenção do Shakhtar Donetsk, sendo negociado no início deste ano com o clube ucraniano.



Últimas Notícias

Libertadores

É bom rever você, Walter!

Foram necessários apenas oito minutos em campo contra o Jorge Wilstermann e um único chute a gol para uma história ser coroada com choro, abraços…