19 jun 2005 - 20h11

Atleticanos invadem o orkut

A última pesquisa do IBOPE confirmou que o Atlético Paranaense tem mais de um milhão de torcedores espalhados pelo Brasil. Essa demonstração de grandeza também está na internet. O orkut, a mais famosa rede de amizades virtual, já virou ponto de encontro – e de reencontro – de diversos Rubro-negros. Há comunidades de todos os gostos: sobre o próprio time, o CT do Caju, a Kyocera Arena, jogadores, Furacao.com, pessoas que estão fora de Curitiba e que torcem pelo clube e muito mais.

"Eu estou morando em Florianópolis e mesmo de longe não esqueço do meu time. Resolvi criar uma comunidade para que outros torcedores possam saber que não estão sozinhos por aqui", disse o jornalista Fabiano Marques, que fez a comunidade Atleticanos em Santa Catarina. "Em menos de uma semana, já conseguimos reunir um grupo que sabe tudo sobre o Atlético graças a internet", finalizou Marques.

A maior comunidade do time no orkut é a Atlético Paranaense. Com mais de 18 mil atleticanos cadastrados, os tópicos são bem animados e a equipe formada por sete moderadores tem boa interferência quando há desrespeito ou infiltração de outros torcedores ofendendo o clube. "A comunidade é um bom espaço para discussão sobre o Atlético dentro da internet. Além das discussões sobre as partidas e fatos, muitas amizades acabam por serem feitas – e não apenas entre atleticanos: há alguns torcedores de outras equipes que admiram o Atlético e trocam opiniões com os integrantes da comunidade. Inclusive surgem várias iniciativas por parte dos torcedores,como reuniões e encontros", afirmou o entusiasta Bruno Rolim, um dos moderadores.

Site e Kyocera Arena

A Furacao.com também mantém um ponto de encontro no orkut. A comunidade que leva o nome do principal site do Atlético Paranaense, serve para que os aficcionados possam debater sobre o conteúdo das informações divulgadas, marcar encontros em dias de jogos e também conversar sobre as atualidades do futebol Rubro-negro. "Só entro em comunidades que tem a ver comigo mesmo, e a Furacao.com é um site que acesso diariamente, o mais completo sobre o Atlético. Nada mais justo que estar na comunidade e participar", disse a estudante Manoella Marchesini.

O Estádio Kyocera Arena também tem uma farta rede de admiradores. Com mais de 500 atleticanos, a comunidade Kyocera Arena tem informações do estádio e discute sobre o Colégio Expoente. Já a Eu quero a Kyocera Arena wi-fi, tem um objetivo específico: levar ao estádio a tecnologia que possa auxiliar jornalistas a se conectarem pela internet através de uma rede sem fio. Apesar de ser a praça esportiva mais moderna do país, a Kyocera Arena não segue o exemplo do Maracanã, Morumbi, Mineirão e Vila Belmiro, que disponibilizam essa facilidade para a imprensa.

Mulheres e Organizada

Conhecida pela beleza nas arquibancadas, as mulheres atleticanas também invadiram o orkut. Com mais de 3600 associados, Mulheres Atleticanas-PR chamou a atenção não só das meninas. Muitos marmanjos se associaram para começar uma amizade ou, porque não, um namoro? No tópico da comunidade há o seguinte comentário: "Comunidade dedicada as mulheres que gostam de futebol e torcem para o Atletico Paranaense. Vamos provar que a mulherada também entende de futebol. Homens torcedores do CAP são muito bem-vindos."

Quem também está no orkut é a torcida organizada Os Fanáticos. Uma das torcidas mais vibrantes do país, conta com mais de 5 mil integrantes na comunidade, que tem como objetivo fazer a integração dos atleticanos fiéis ao time. A Ultras do Atlético também está presente com uma nova comunidade.

Mais importante do que torcer para o Atlético é a alegria de poder exaltar as cores vermelha e preta do Furacão. E isso o torcedor atleticano sabe fazer muito bem, no orkut ou fora dele.

Lembre-se que para poder participar virtualmente das discussões, você terá que receber o convite de algum amigo que já esteja participando do orkut.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…