21 jun 2005 - 0h24

Capitão dos EUA no Mundial Sub-20 treinou no Atlético

Dois jogadores que estão disputando o Mundial Sub-20 na Holanda devem boa parte de suas carreiras ao Atlético e aos treinamentos desenvolvidos no CT do Caju. Um deles é conhecido da nação atleticana: o meia Evandro, camisa 10 da Seleção Brasileira. O outro, porém, não defende o Brasil e sequer fala português com fluência.

Trata-se do zagueiro Patrick Ianni, 20 anos, capitão da seleção dos Estados Unidos. Ianni esteve no Atlético há três anos e foi o primeiro intercambista americano a realizar um período de treinamentos do CT do Caju. Depois dele, vários outros jogadores fizeram o mesmo caminho e se aperfeiçoaram técnica e fisicamente com os profissionais atleticanos.

Naquela época, Patrick tinha apenas 17 anos e chegou a Curitiba sem falar uma palavra em português, o que gerou situações engraçadas no contato que teve com os jogadores atleticanos. "Eu estou muito feliz no Brasil. O futebol brasileiro é o melhor do mundo e eu espero aprender muitas coisas durante o meu intercâmbio no Atlético", disse ele à época. Depois do período de treinos que realizou no CT do Caju, Ianni passou a jogar mais recuado e se firmou como zagueiro.

Foi convocado para a Seleção Norte-Americana Sub-20 e está disputando o Mundial da Holanda. Os Estados Unidos estão fazendo uma ótima campanha. A equipe caiu em um grupo difícil, que tinha Alemanha e Argentina. Mesmo assim, saíram invictos e classificaram-se para as oitavas-de-final em primeiro lugar. Ianni foi titular nas três partidas e participou de todos os jogos de forma integral. Vestindo a camisa 5, ele assumiu a condição de capitão dos EUA na última partida.

Nesta terça-feira, quando o Brasil jogar contra a Síria, os Estados Unidos enfrentará a Itália nas oitavas-de-final do Mundial, com Ianni na zaga. Certamente, contando com uma torcida especial, atleticana.

Ianni no Atlético

A passagem do americano Patrick Ianni pelo Atlético foi registrada pela Furacao.com em 2002. Na época, a assessoria de imprensa do clube divulgou uma nota sobre o período de treinamentos que ele realizou no Rubro-negro. A lembrança ficou a cargo do leitor atleticano Felipe Bonfim, que imediatamente se recordou do fato ao ler sobre Ianni em notícias do Mundial Sub-20.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…