7 jul 2005 - 0h00

Tudo igual na primeira parte da decisão

PORTO ALEGRE – O Atlético empatou por 1 a 1 com o São Paulo no primeiro jogo da final da Copa Libertadores da América 2005. A partida foi disputada no Beira-Rio, em Porto Alegre, estádio indicado pela Conmebol em função da recusa da Kyocera Arena pela entidade. Agora, o título da competição mais importante da América Latina será definido na próxima quinta-feira, no jogo de volta no Estádi do Morumbi, em São Paulo. Um novo empate, por qualquer placar, levará a decisão para a prorrogação e, eventualmente, disputa de pênaltis.

Com o apoio de torcedores gaúchos e de milhares de atleticanos que se deslocaram para o Beira-Rio especialmente para o jogo, o Atlético começou ligado na partida e abriu o marcador antes dos 15 minutos iniciais. Em um rápido contra-ataque, Jancarlos cruzou com perfeição da direita. A bola passou por Lima e chegou na medida para Aloísio, que não precisou sequer saltar para cabecear e marcar. O goleiro Rogério Ceni não teve tempo de esboçar reação.

O São Paulo sentiu o gol e não conseguiu jogar bem no primeiro tempo. Mesmo com maior domínio de bola, o time paulista não criou boas oportunidades e desagradou ao técnico Paulo Autuori.

O Atlético aproveitou para atuar no contra-ataque e teve pelo menos duas excelentes chances para ampliar. Em uma delas, em novo cruzamento da direita, o ataque chegou atrasado. Em outra, a dupla Aloísio e Lima aproveitou uma falha de Rogério Ceni em cobrança de tiro de meta e Lima quase marcou, mas o goleiro são-paulino se recuperou e fez boa defesa.

O início do segundo tempo foi o pior momento do Atlético no jogo. O São Paulo voltou melhor e pressionou desde os primeiros minutos. Aos 7, o gol de empate acabou saindo. Durval cometeu falta em Fabão próximo à lateral esquerda do campo. Júnior alçou a bola na área, Aloísio desviou de cabeça para trás e obrigou Diego a defender. Ele espalmou para frente e a bola tocou na cabeça do zagueiro Durval, que acabou marcando contra. O São Paulo aproveitou o gol para aumentar a pressão e por pouco não ampliou. Os laterais Cicinho e Júnior tiveram bom desempenho e deram trabalho a Marcão e Jancarlos, seus marcadores. Aos 27 minutos, Diego praticou uma defesa sensacional e evitou um gol praticamente certo. Cicinho cruzou da direita e Josué, livre, concluiu, mas o goleiro atleticano se esticou e espalmou a bola.

Aos 43 minutos, o Atlético teve sua última chance para ganhar o jogo. Marcão cruzou da esquerda e Lima cabeceou com precisão, mas a bola passou raspando a trave esquerda de Rogério Ceni, já batido no lance. O árbitro uruguaio Jorge Larrionda, que parou o jogo a todo instante e marcou muitas faltas inexistentes em favor do São Paulo, encerrou a partida com dois minutos de acréscimo.

%ficha=434%

Melhores momentos da partida

Primeiro tempo
07 min – Fabrício tenta lançamento para Lima, mas toca muito forte
14 min – Gol do Atlético. No contra-ataque atleticano, Jancarlos cruza pela direita na medida para Aloísio desviar de cabeça e abrir o marcador
16 min – Zagueiro Fabão cobra falta, mas bate na barreira
22 min – Boa jogada pela esquerda de Danilo, Mineiro chuta forte e Cocito intercepta o lance
23 min – Mineiro faz jogada individual, toca para Luizão, que não domina
28 min – Cicinho cobra escanteio e Alan Bahia tira. Em cobrança do lateral, a bola bate no travessão. Danilo tenta e o zagueiro atleticano Danilo afasta o perigo
30 min – Lima faz jogada individual, chuta forte de perna esquerda e Rogério Ceni defende
36 min – Cruzamento na área tricolor, Danilo tira e joga a bola pra escanteio
39 min – Luizão toca para Mineiro que chuta forte para bela defesa de Diego. Na cobrança de escanteio, Lugano cabeceia para fora
40 min – Fernandinho tenta cruzamento pela esquerda e Lugano tira
46 min – Fim do primeiro tempo

Segundo tempo
02 min – Aloísio faz boa jogada individual, mas é interceptado por Fabão
03 min – Júnior tenta de cabeça, Diego defende
05 min – Aloísio afasta perigo na grande área e manda a bola pra escanteio. Na cobrança, Cocito afasta o perigo
07 min – Gol do São Paulo. Em cobrança de falta de Júnior, Aloísio cabeceia para trás, Diego espalma e Durval acaba fazendo gol contra
09 min – Lima faz jogada pela esquerda, cruza para Aloísio, impedido, que não chega na bola
15 min – Marcão arrisca de longe e Rogério Ceni defende tranqüilo
19 min – Fabrício chuta e Rogério Ceni defende
23 min – Cicinho se livra de Cocito e toca para Amoroso, que chega atrasado na bola
24 min – Lugano comete falta dura em Evandro, mas não recebe o vermelho. Na cobrança, o meia atleticano manda a bola pela linha de fundo
27 min – Contra-ataque tricolor, Cicinho toca para Josué, que pega de primeira e Diego faz defesa espetacular
32 min – No bate-rebate na grande área, Lugano aproveita sobra, mas bate pra fora
40 min – Escanteio para o Atlético. Fabrício cobra e Luizão afasta o perigo
43 min – Marcão faz cruzamento pela esquerda e Lima quase marca de cabeça no canto esquerdo de Rogério Ceni
47 min – Fim do jogo



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…