2 out 2005 - 15h23

Entenda como fica o Brasileirão após anulação de jogos

A decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de anular as 11 partidas apitadas por Edilson Pereira de Carvalho mexe na estrutura do Campeonato Brasileiro. Saiba o que vai acontecer daqui para frente.

Quais foram os jogos cancelados?
Os 11 jogos apitados por Edilson Pereira de Carvalho. São eles: Vasco 0 x 1 Botafogo, Ponte Preta 1 x 0 São Paulo, Paysandu 1 x 2 Cruzeiro, Juventude 1 x 4 Figueirense, Santos 4 x 2 Corinthians, Vasco 2 x 1 Figueirense, Cruzeiro 4 x 1 Botafogo, Juventude 2 x 0 Fluminense, Internacional 3 x 2 Coritiba, São Paulo 3 x 2 Corinthians e Fluminense 3 x 0 Brasiliense.

Por que essa decisão?
A comissão de arbitragem entendeu que não poderia confiar na palavra de Edilson Pereira de Carvalho e, portanto, todos os jogos tinham de ser considerados contaminados. Assim, o STJD, na pessoa do presidente Luiz Zveiter, determinou a anulação de todos os jogos.

Quando estes jogos acontecerão novamente?
Apenas três jogos ainda não têm nova data, pois envolvem Corinthians, Fluminense e Internacional, que estão disputando a Copa Sul-Americana. São eles: São Paulo x Corinthians, Fluminense x Brasiliense e Internacional x Coritiba. Os demais, segundo a CBF, serão jogados nos seguintes dias:

12/10
Vasco x Figueirense, Cruzeiro x Botafogo, Santos x Corinthians e Juventude x Fluminense

19/10
Vasco x Botafogo, Juventude x Figueirense, Paysandu x Cruzeiro e Ponte Preta x São Paulo

Quais jogadores poderão participar dessas partidas? As equipes devem ser as mesmas?
Segundo o presidente do STJD, os times terão de jogar com seus elencos atuais. Ou seja, novos reforços podem atuar. Porém, os que estavam suspensos para aqueles jogos continuam impedidos de atuar.

Como fica a tabela de artilheiros?
Com o cancelamento dos jogos, os gols são automaticamente cancelados, inclusive para fins de artilharia e de classificação.

Como fica a situação de quem levou cartão nas partidas manipuladas?
A anulação das 11 partidas também causou a anulação dos cartões amarelos e vermelhos desses jogos. Quem tiver recebido o terceiro cartão e cumprido a suspensão, terá esse cartão anulado.

Quem estava suspenso das partidas anuladas, poderá atuar nos jogos remarcados?
Para a reedição das partidas, os atletas que estavam suspensos do jogo anulado não poderão participar das partidas remarcadas. Para os clubes que tiverem mais de uma partida anulada, seus jogadores cumprirão o primeiro jogo de suspensão e poderão jogar no segundo. O atleta punido pela justiça por ato praticado na partida anulada, terá a pena extinta, retirando a punição de sua ficha de antecedentes.

Como será o procedimento em relação ao público e à transmissão de televisão para esses jogos?
Os jogos remarcados serão realizados com portões abertos. Segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, poderá haver transmissão ao vivo dos jogos para as praças.

Quem pagará as despesas dos clubes nas novas partidas?
Cabe à CBF deve decidir como será feito o pagamento das despesas dos clubes.

Clique aqui e veja como ficou a classificação após a anulação das partidas.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…