26 nov 2005 - 16h38

Time de Washington é rebaixado no Japão

2004. Artilheiro do Campeonato Brasileiro, o atacante Washington brigava junto com o Atlético pela conquista do título na competição. Hoje, um ano depois, o jogador vive situação completamente oposta no futebol japonês.

Faltando uma rodada para o término da J-League 2005, o Tokyo Verdy, time de Washington e do também brasileiro Gil (ex-Corinthians), além do técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, foi rebaixado para a J-2, a segunda divisão do futebol do Japão.

A campanha do Verdy na J-League foi muito ruim, sempre ocupando as últimas colocações. Em 32 jogos, o time conseguiu apenas cinco vitórias, com 12 empates e 15 derrotas. A equipe marcou 35 gols, mas sofreu 66, a pior defesa do campeonato.

Dos 35 gols do Verdy no Campeonato Japonês, 21 foram do atacante Washington, vice-artilheiro da competição, atrás apenas do brasileiro Araújo, do Gamba Osaka, que balançou as redes adversárias 31 vezes.

Briga pelo título

Se para o time de Washington a temporada 2005 na J-League foi ruim, para outros dois ex-atleticanos ela traz boas recordações. Restando apenas um jogo para o fim do campeonato, o herói do título Brasileiro de 2001 pelo Atlético, o atacante Alex Mineiro, e o ex-volante do Furacão, Sidiclei podem dar a volta olímpica do outro lado do mundo.

O time do atacante Alex Mineiro, o Kashima Antlers, ocupa hoje a terceira colocação na classificação, com dois pontos a menos que o líder Cerezo Osaka. Alex já marcou 14 gols no campeonato, ocupando a sexta colocação na relação de artilheiros.

Já Sidiclei, que atuou no Furacão em 1996, colaborando com a boa campanha do Atlético no Brasileiro daquele ano e hoje atua pelo Gamba Osaka, está na vice-liderança da J-League, com os mesmos 57 pontos do líder Cerezo Osaka.

Outro ex-atacante atleticano que está no Japão é Lucas. Seu time, o FC Tokyo, ocupa a nona colocação no campeonato, com 45 pontos. Dos 40 gols que a equipe marcou na competição, sete foram de Lucas.

Já na 2ª divisão da J-League, o Atlético está sendo representado pelo meia Silvinho, que em 1999 e 2000 atuava pelo Furacão, sendo Campeão Paranaense em 2000 e participando da campanha atleticana na Libertadores daquele ano. Ele defende hoje o Vegalta Sendai, que vem fazendo uma boa campanha, ocupando a terceira colocação. Mas não conseguirá tirar a diferença para o segundo colocado e, assim, subir para a elite do futebol japonês – hoje, o Vegalta Sendai tem 64 pontos, contra 73 do Avispa Fukuoka. O líder da segunda divisão é o Kyoto Purple Sanga, com 91 pontos. O Kyoto tem como patrocinador a Kyocera, parceira do Atlético no contrato de “naming rights”.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…