20 dez 2006 - 12h03

Velejador atleticano é bicampeão sul-americano

O velejador atleticano Daniel Glomb conquistou neste final de semana o bicampeonato sul-americano de Match Race da Classe Skipper 21, em Porto Alegre. Na grande final, a tripulação comandada por Glomb derrotou o barco de André Fonseca por 3 a 1, de virada. No ano passado, o velejador atleticano já havia sido campeão sul-americano de Match Race no campeonato disputado em Buenos Aires. Com o bicampeonato, ele se consolida como o melhor timoneiro do Brasil e da América do Sul e deve aparecer na lista dos 40 melhores do mundo no ranking da ISAF.

As tripulações foram divididas em dois grupos, obedecendo o Ranking da ISAF para a escolha dos cabeças de chave. Daí então foram classificados dois barcos de cada grupo para a disputa das semifinais, onde foram realizados confrontos de melhor de três regatas. O vencedor de cada confronto se classificou para a grande final, disputada na melhor de três. A disputa pelo terceiro lugar obedeceu a mesma regra. Os quatro primeiros colocados foram premiados. Confira a classificação final:

1 – Daniel Glomb (BRA)
2 – André Fonseca (BRA)
3 – Samuel Albrecht (BRA)
4 – Cícero Hartmann (BRA)
5 – Nelson Ilha (BRA)
6 – César Gomes Neto (BRA)
7 – Juan Manuel Duarte (ARG)
8 – Carlos Gastelu (ARG)

Ídolos

Ao lado de Torben Grael, Daniel Glomb é conhecido hoje como o maior nome do Match Race brasileiro. "Gosto muito do estilo do Torben Grael, acredito que qualquer velejador brasileiro deve se espelhar nele. Mas o grande nome do momento é o australiano James Spithill, que veleja com muita calma e segurança. Não posso deixar de citar que a dedicação do Robert Scheidt deve ser um modelo para qualquer atleta seja da vela ou de outro esporte", declarou.

Os objetivos de Glomb para esse ano incluem a disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. "Estamos velejando de J/24 igualmente e tentaremos uma vaga no Pan 2007. As chances existem. Tudo vai depender da nossa dedicação e inspiração durante o Pré-Pan", revelou o velejador, que já esteve presente em Jogos Olímpicos.

Nascido em Curitiba, Daniel é filho do advogado José Lucio Glomb, outro entusiasta da vela. Morando em Porto Alegre, o velejador costuma ir aos jogos do Atlético na Kyocera Arena quando vem a Curitiba para visitar os familiares e amigos. Este mês será de muitas comemorações para Glomb. Nesta quinta-feira, haverá a solenidade de formatura em Direito na PUC. No dia seguinte, ele celebra aniversário de 26 anos.

Com informações do site WaterActions



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…