20 dez 2006 - 12h03

Velejador atleticano é bicampeão sul-americano

O velejador atleticano Daniel Glomb conquistou neste final de semana o bicampeonato sul-americano de Match Race da Classe Skipper 21, em Porto Alegre. Na grande final, a tripulação comandada por Glomb derrotou o barco de André Fonseca por 3 a 1, de virada. No ano passado, o velejador atleticano já havia sido campeão sul-americano de Match Race no campeonato disputado em Buenos Aires. Com o bicampeonato, ele se consolida como o melhor timoneiro do Brasil e da América do Sul e deve aparecer na lista dos 40 melhores do mundo no ranking da ISAF.

As tripulações foram divididas em dois grupos, obedecendo o Ranking da ISAF para a escolha dos cabeças de chave. Daí então foram classificados dois barcos de cada grupo para a disputa das semifinais, onde foram realizados confrontos de melhor de três regatas. O vencedor de cada confronto se classificou para a grande final, disputada na melhor de três. A disputa pelo terceiro lugar obedeceu a mesma regra. Os quatro primeiros colocados foram premiados. Confira a classificação final:

1 – Daniel Glomb (BRA)
2 – André Fonseca (BRA)
3 – Samuel Albrecht (BRA)
4 – Cícero Hartmann (BRA)
5 – Nelson Ilha (BRA)
6 – César Gomes Neto (BRA)
7 – Juan Manuel Duarte (ARG)
8 – Carlos Gastelu (ARG)

Ídolos

Ao lado de Torben Grael, Daniel Glomb é conhecido hoje como o maior nome do Match Race brasileiro. "Gosto muito do estilo do Torben Grael, acredito que qualquer velejador brasileiro deve se espelhar nele. Mas o grande nome do momento é o australiano James Spithill, que veleja com muita calma e segurança. Não posso deixar de citar que a dedicação do Robert Scheidt deve ser um modelo para qualquer atleta seja da vela ou de outro esporte", declarou.

Os objetivos de Glomb para esse ano incluem a disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. "Estamos velejando de J/24 igualmente e tentaremos uma vaga no Pan 2007. As chances existem. Tudo vai depender da nossa dedicação e inspiração durante o Pré-Pan", revelou o velejador, que já esteve presente em Jogos Olímpicos.

Nascido em Curitiba, Daniel é filho do advogado José Lucio Glomb, outro entusiasta da vela. Morando em Porto Alegre, o velejador costuma ir aos jogos do Atlético na Kyocera Arena quando vem a Curitiba para visitar os familiares e amigos. Este mês será de muitas comemorações para Glomb. Nesta quinta-feira, haverá a solenidade de formatura em Direito na PUC. No dia seguinte, ele celebra aniversário de 26 anos.

Com informações do site WaterActions



Últimas Notícias

Notícias

El Paranaense entra em campo

Enquanto os rivais locais não passam dos pedágios que cercam a capital, o Athletico Paranaense expande cada vez mais suas fronteiras e vai pondo em…