17 jan 2007 - 12h06

Primeiro título foi conquistado há 81 anos

Nesta quarta-feira, 17 de janeiro de 2007, celebra-se o aniversário de 81 anos da conquista do primeiro título oficial da história do Clube Atlético Paranaense. Fundado em março de 1924, o Rubro-Negro rapidamente atingiu o posto máximo do futebol estadual. Logo no seu segundo Campeonato Estadual, realizou a melhor campanha e venceu o certame.

Curiosamente, a decisão do Campeonato Paranaense de 1925 ocorreu apenas em janeiro de 26. Como Atlético e o extinto Savóia fizeram campanhas iguais, foi necessária a realização de partidas extras para decidir o título. A primeira foi disputada no dia 10 de janeiro de 1927 e terminou empatada por 1 a 1. Os jornais da época classificaram o jogo como o “maior acontecimento do futebol paranaense” até então.

Na semana seguinte, exatamente em um 17 de janeiro, o Atlético derrotou o Savóia por 3 a 1 no campo da Buenos Aires, onde hoje está construída a Kyocera Arena, e ergueu seu primeiro troféu. O Savóia fez 1 a 0 com Carneiro, mas o artilheiro Urbino empatou para o Atlético ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Marrequinho fez dois gols e garantiu a vitória.

O primeiro time campeão do Atlético foi o seguinte: Tapyr; Harold e Marrecão; Lourival, Falcine e Nano; Ary, Marreco, Urbino, Maneco e Motta.

Comemoração em grande estilo

Na comemoração do primeiro título de sua história, o torcedor atleticano mostrou por que é o mais fanático do estado. Houve invasão de gramado e passeata até a Rua XV. A empolgação dos rubro-negros contagiou a cidade e mereceu destaque da imprensa: "Nunca assistimos em nossa capital uma manifestação esportiva de tão grande vulto. Incorporados, inúmeros afeiçoados do glorioso C. A. Paranaense, conjuntamente com jogadores dos 1º e 2º quadros, trazendo à frente o pavilhão do clube, fizeram uma grande passeata por diversas ruas da cidade, findando na Rua XV" (O Estado do Paraná, 20/01/1926). Era a festa da primeira das muitas outras conquistas atleticanas.

Memória

No último domingo, a Furacao.com começou a relembrar os principais fatos históricos que marcaram época na história do Clube Atlético Paranaense. Foi criada uma editoria especial no site, entitulada "Memória". Nela, as principais datas de importância histórica ao clube serão relembradas. Você pode dar a sua sugestão, enviando um e-mail para a equipe do site.



Últimas Notícias

Notícias

De novo a dupla Fla x Flu

Há jogos que mesmo não sendo decisivos acabam sendo marcantes. Lógico que uma final, uma partida que valha vaga para uma fase aguda de uma…

Notícias

Adeus, professor Vadão

Hoje (25) à tarde faleceu Oswaldo Alvarez, o Vadão, que estava internado tratando um câncer no fígado. A notícia vem logo após um domingo nostálgico…

Memória

2002 COM MUITA PAZ

Na tarde do dia 23 de Dezembro de 2001, o Furacão conquistava o seu primeiro título nacional! A partida final, em São Caetano do Sul,…