15 maio 2007 - 0h04

Brasileiro de 1983: Uma campanha histórica

O Campeonato Brasileiro de 1983 foi disputado por 44 equipes. A classificação para o Brasileiro era de acordo com a classificação nos últimos campeonatos estaduais. O estado do Paraná foi representado pelo Atlético e pelo Colorado, respectivos campeão e vice do Campeonato Paranaense de 1982.

Na primeira fase, o Atlético enfrentou em seu grupo Ponte Preta, Grêmio, Campo Grande (RJ) e Joinville. Terminou na terceira colocação, atrás de Ponte Preta e Grêmio. Na etapa seguinte, o Furacão enfrentou Ferroviária (SP), Botafogo (SP) e América (RN), e se classificou em segundo no grupo, atrás da Ferroviária.

Os adversários do Atlético na terceira etapa foram Atlético-MG, América (RJ) e Colorado. O Furacão terminou em segundo, atrás do Atlético-MG, e se credenciou para disputar as quartas-de-final do Brasileiro de 1983. O adversário foi o São Paulo, com duas vitórias atleticanas: 2 a 1 em Curitiba e 1 a 0 em São Paulo.

Pela semifinal, o Atlético enfrentou o temido Flamengo de Zico, um dos maiores esquadrões já vistos em gramados brasileiros. Pelos critérios do campeonato, o Furacão precisaria de dois resultados iguais para chegar à primeira final de Campeonato Brasileiro em sua história. No primeiro jogo, no Maracanã, o placar foi de 3 a 0 para o favorito Flamengo. Apenas uma vitória atleticana, em Curitiba, por igual diferença de gols, classificaria o Atlético para a finalíssima. O público recorde de 67 mil atleticanos presenciou o jogo de volta, no Couto Pereira. A vitória atleticana por 2 a 0 (dois gols de Washington) não foi suficiente. Por apenas um gol, a sonhada classificação para a final foi adiada. O Flamengo se sagraria campeão brasileiro de 1983, vencendo o Santos na decisão.

O Atlético terminou aquele Brasileiro na terceira colocação (na semifinal, somou dois pontos, contra apenas um do Atlético-MG), a terceira melhor campanha do Rubro-negro em campeonatos nacionais – superada apenas pelo time campeão de 2001 e o vice-campeão, em 2004. Mesmo assim, o Atlético de 1983 é um time histórico, por mostrar pela primeira vez para todo o Brasil a força do Furacão.

A campanha atleticana foi: 24 jogos, 11 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. O Furacão anotou 32 gols, e sofreu 28. Relembre todos os jogos do Atlético no Brasileiro de 1983:

1ª fase – Grupo B: (Atlético qualificou-se para segunda fase, ficando em 3º lugar no grupo)
Atlético 0 x 1 Grêmio
Ponte Preta 2 x 4 Atlético
Campo Grande 0 x 0 Atlético
Atlético 4 x 1 Joinville
Atlético 1 x 3 Ponte Preta
Joinville 2 x 0 Atlético
Grêmio 1 x 2 Atlético
Atlético 1 x 1 Campo Grande

2ª fase – Grupo O (Atlético qualificou-se para a terceira fase, ficando 2º lugar no grupo)
Botafogo (SP) 2 x 0 Atlético
Atlético 1 x 1 Ferroviária
Atlético 3 x 2 América (RN)
Ferroviária 0 x 0 Atlético
América (RN) 0 x 2 Atlético
Atlético 2 x 0 Botafogo (SP)

3ª fase – Grupo R (Atlético qualificou-se para as quartas-de-final, ficando em 2º lugar no grupo)
Colorado 2 x 1 Atlético
América (RJ) 1 x 2 Atlético
Atlético 0 x 2 Atlético – MG
Atlético 1 x 1 América (RJ)
Atlético 2 x 1 Colorado
Atlético-MG 1 x 1 Atlético

Quartas-de-final
Atlético 2 x 1 São Paulo
São Paulo 0 x 1 Atlético

Semifinal
Flamengo 3 x 0 Atlético
Atlético 2 x 0 Flamengo



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…