27 dez 2007 - 16h23

O destino dos emprestados

O Atlético é, sabidamente, um dos clubes que conta com o maior número de jogadores sob contrato. Naturalmente, nem todos podem ser aproveitados pelo clube. Assim, uma das políticas seguidas pela diretoria nos últimos anos tem sido a de emprestar muitos jogadores a outras equipes brasileiras. Ao final de cada temporada, é feita uma avaliação. Alguns jogadores são selecionados para voltar ao Furacão, outros seguem emprestados e alguns podem ser até mesmo negociados em definitivo.

Para o ano de 2008, o técnico Ney Franco já afirmou que avaliará os atletas vinculados ao Atlético para verificar se lhe interessa o aproveitamento de alguns deles. O nome mais notável nesta relação é o do atacante Rodrigão, que jogou pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro.

A Furacao.com fez um levantamento da situação dos jogadores emprestados e apresenta abaixo a condição de cada jogador, com base nas informações disponíveis:

Anderson Aquino (Anderson Angus Aquino, 21 anos)
Tem contrato com o Atlético até 31/12/2010. Jogou os dois últimos anos no Sport, por empréstimo. Não teve atuações tão destacadas, mas subiu de produção no último semestre e chegou a ser apontado uma das revelações do Campeonato Brasileiro. Anderson Aquino foi revelado nas categorias de base do Atlético na mesma safra de Evandro e Rhodolfo. Contudo, teve poucas chances no profissional. Foi artilheiro de todas as competições das categorias juvenil e júnior. No Sport, atuou alguns jogos em uma posição mais recuada, como meia-armador. O time pernambucano tentou a renovação de seu empréstimo, mas o Atlético decidiu emprestá-lo ao Ipatinga.

Beto (Luiz Alberto de Souza, 27 anos)
Tem contrato com o Atlético até 30/04/2010. Contratado em 2005 pelo Atlético, Beto foi emprestado no início de 2007 ao Ipatinga. No Rubro-Negro, Beto integrou o time B e chegou a ser titular nas duas primeiras partidas do Campeonato Paranaense deste ano. No entanto, o desempenho não foi satisfatório. Já no Ipatinga (clube do qual o Furacão o contratou), Beto disputou 51 partidas neste ano, tendo marcado quatro gols (dois no Campeonato Brasileiro Série B e dois na Copa do Brasil). O lateral é considerado um dos principais destaques do time mineiro na temporada, com participação direta em boa parte dos gols marcados pelo time no Brasileiro, contribuindo com a subida do Ipatinga para a Série A. O bom desempenho no time fez com que o Ipatinga se interessasse pela renovação do empréstimo do lateral, que ficará no clube até dezembro de 2008.

Carlos Alberto (Carlos Alberto Souto Pinheiro Júnior, 24 anos)
Tem contrato com o Atlético até 23/02/2009. Foi campeão da Série C com o Bahia, clube para o qual está emprestado até o final de janeiro. Participou de várias partidas neste ano, mas perdeu a titularidade com a contratação do veterano Luciano Baiano. Para piorar, envolveu-se em um episódio de indisciplina e perdeu o prestígio com a diretoria do clube. De acordo com o Correio da Bahia, o lateral não permanecerá no Fazendão. Por outro lado, são praticamente nulas as chances de ser aproveitado no Atlético. Com isso, seu destino mais provável é o empréstimo para outra equipe.

Cristian (Cristian Mark Junio Nascimento Oliveira Baroni, 24 anos)
Tem contrato com o Atlético até 11/09/2009. Oficialmente, ainda está vinculado ao Atlético. Contudo, o Flamengo anunciou que exercerá a opção contratual de aquisição de 50% dos direitos econômicos do atleta e assinará com ele um contrato definitivo até 2010. Nos últimos dias, a imprensa noticiou que o Lokomotiv Moscou fez uma proposta para o empresário do jogador. O que está decidido é que ele não retornará à Baixada. Ou fica no Flamengo ou vai para a Rússia – e, neste último caso, rendendo uma boa quantia em dinheiro para o Furacão.

David (David França Oliveira e Silva, 25 anos)
Tem contrato com o Atlético até 31/12/2009. Jogou pelo Fluminense, alternando partidas como titular e como reserva. Seu futuro é uma incógnita. Como o time carioca pretende reforçar o elenco com jogadores estelares, David dificilmente terá espaço nas Laranjeiras. Neste caso, o jogador voltará ao Atlético. Seu aproveitamento no Furacão depende de uma avaliação do técnico Ney Franco. Nos últimos anos, o meia desenvolveu uma trajetória semelhante à de William: também revelado no Atlético, nunca conseguiu se firmar com a camisa rubro-negra, mas teve boas passagens em outros clubes.

Douglas Marques (Douglas Marques dos Santos, 22 anos)
Tem contrato com o Atlético até 30/04/2010. Depois de ser emprestado ao Paulista e ao Joinville, disputou a Série B pelo Santo André, atuando a maior parte dos jogos como zagueiro. No Atlético, foi lançado no time principal pelo técnico Antonio Lopes, jogando como volante e chegou a ter certo destaque. A diretoria do Ramalhão ainda não se manifestou sobre o interesse de renovar o empréstimo do jogador. Caso não haja acordo, Douglas talvez tenha chances de disputar algumas partidas no Paranaense para tentar convencer Ney Franco de que tem condições de permanecer.

Edimar (Edimar Silva Jacomelli, 20 anos)
Tem contrato com o Atlético até 01/08/2010. Foi emprestado ao Noroeste de Bauru, mas não emplacou. Já de volta ao Atlético, disputou a Shaka Hislop Tribute Cup, em Trinidad & Tobago. Pode ser aproveitado no início da temporada, especialmente por sua versatilidade: volante de origem, Edimar joga também na lateral-direita e na zaga.

Edivaldo (Edivaldo Rojas Hermoza, 22 anos)
Tem contrato com o Atlético até 30/04/2010. Contemporâneo de Anderson Aquino e Schumacher, nunca teve oportunidades para jogar no time profissional. Foi emprestado a equipes de menor expressão e peregrinou no interior de São Paulo e Minas Gerais. Também disputou a Shaka Hislop Tribute Cup. Deverá ser emprestado a outro time.

Ivan (Ivan Saraiva de Souza, 25 anos)
Tem contrato com o Atlético até 31/01/2009. Está emprestado ao Fluminense até o final do ano. O clube carioca já avisou que não tem interesse em sua permanência. Seu destino dependerá da avaliação do técnico Ney Franco.

Jonatas (Jonatas Oliveira Cardoso, 24 anos)
Tem contrato com o Atlético até 01/08/2009. Contratado do Guarani, Jonatas nunca teve muitas chances no Atlético. Já foi emprestado ao Figueirense, Portuguesa Santista, Ituano e, finalmente, Santo André. Seu provável destino é outro empréstimo a um clube do interior de São Paulo.

Juninho (Renato Agostinho de Oliveira Junior, 26 anos)
Tem contrato com o Atlético até 04/06/2009. Apontado por Paulo André como um excelente zagueiro, Juninho também teve poucas chances de defender a camisa rubro-negra. Foi no futebol cearense que voltou a mostrar o mesmo futebol dos tempos de Guarani. Primeiro, jogou pelo Ceará e foi campeão estadual. Depois, seguiu para o Fortaleza, onde se tornou ídolo da torcida. Ficará no Fortaleza por mais uma temporada.

Kaio (Kaio Felipe Gonçalves, 20 anos)
Tem contrato com o Atlético até 31/07/2009. Revelado pelas categorias de base do Atlético, o meia Kaio teve algumas oportunidades de jogar no time principal do Rubro-negro nesta temporada. Ao todo, foram oito partidas (quatro no Paranaense, o amistoso contra o Dallas, nos Estados Unidos, e três jogos no Brasileiro – contra Botafogo, Vasco e Corinthians). Em setembro deste ano foi emprestado ao Guanabara esporte Clube, que disputava a segunda divisão do Campeonato Carioca, para um período de experiência. O seu destino em 2008 deve ser o Fortaleza, que já manifestou interesse em contratar o meia por empréstimo.

(Leonardo Hermes Lau, 23 anos)
Tem contrato com o Atlético até 10/04/2008. Revelado nas categorias de base do Caxias, o atacante foi contratado pelo Atlético em 2003. Chegou a disputar algumas partidas pelo time principal, mas acabou sendo rebaixado para o grupo B com a chegada do técnico Mário Sérgio. Foi emprestado nos anos seguintes a Juventude, Ceará e Gama. No ano passado, foi emprestado ao Marília e em fevereiro deste ano foi emprestado ao ABC de Natal. No entanto, uma séria lesão no joelho comprometeu a temporada do atacante. Em abril, ele foi submetido a uma cirurgia no joelho, e passou a maior parte da temporada recuperando-se no Departamento Médico do time potiguar. O futuro de Lê é incerto, mas o mais provável é que ou ele renove com o ABC ou seja emprestado a uma outra equipe.

Marcelinho (Marcelo Roberto Lima de Mattos, 21 anos)
Tem contrato com o Atlético até 30/06/2008. Revelado pelo PSTC, Marcelinho é considerado um jogador muito habilidoso, mas sua baixa estatura (1,64 m) acaba pesando contra o seu aproveitamento. Já foi emprestado a Figueirense, Engenheiro Beltrão e Atlético Sorocaba. Em 2008, atuará no Náutico. Ele foi um dos jogadores escolhidos pelo técnico Roberto Fernandes na lista de vinte nomes oferecidos pelo Furacão.

Marcus Winicius Lima da Silva (22 anos)
Tem contrato com o Atlético até 01/04/2010. Era apontado como uma das principais revelações das categorias de base do Atlético, mas não conseguiu conquistar seu espaço no time profissional. Neste ano, o volante foi emprestado ao Avaí e se destacou durante a disputa da Série B. Dificilmente será aproveitado por Ney Franco. Existem outros clubes interessados em seu empréstimo, mas o próprio jogador deseja continuar no Avaí.

Murilo Bedusco dos Santos (24 anos)
Tem contrato com o Atlético até 01/08/2008. Outro atleta formado nas categorias de base do Atlético, mas sem aproveitamento no time de cima. Jogou algumas partidas do Campeonato Paranaense, mas não teve qualidade para permanecer. Acabou emprestado ao J. Malucelli e esteve representando o Furacão em Trinidad & Tobago. Será emprestado a outro time.

Ricardinho (Ricardo Alves Pereira, 19 anos)
Tem contrato com o Atlético até 31/05/2012. Talento revelado pelo PSTC, foi artilheiro nas categorias juvenil e júnior. Quando estava começando sua trajetória na equipe profissional, foi emprestado ao FC Dallas. É o primeiro jogador do Atlético a ir jogar nos Estados Unidos em função da parceria com o clube texano. Em sua primeira temporada, arrancou elogios da crítica e da comissão técnica. Seguirá defendendo o Dallas neste ano.

Ricardinho (Ricardo Weslei Campelo, 24 anos)
Tem contrato com o Atlético até 07/04/2009. Depois de se revezar entre Atlético e Marília, Ricardinho assinou contrato com o Fortaleza na temporada de 2007. Antes disso, envolveu-se uma disputa jurídica com o Atlético para tentar se desvincular do clube. Acabou sendo pouco aproveitado no Fortaleza e seu destino para a próxima temporada é incerto.

Robenval Benvindo dos Santos (22 anos)
Tem contrato com o Atlético até 31/12/2007. Zagueiro revelado nas categorias de base do Atlético, foi campeão paranaense com o Paranavaí em 2007 atuando como volante. No final do ano, foi emprestado ao Rio Branco de Paranaguá. Dificilmente renovará seu contrato.

Rodrigão (Rodrigo Fernandes Alflen, 29 anos)
Tem contrato com o Atlético até 30/12/2008. Depois de passar a maior parte da temporada 2006 se recuperando de uma hepatite, o atacante Rodrigão voltou aos gramados em janeiro deste ano, logo na estréia do Atlético no Campeonato Paranaense.No Rubro-negro, ele disputou seis partidas nesta temporada, todas pelo Estadual, tendo marcado dois gols. Em fevereiro ele foi emprestado ao Al Hilal, da Arábia Saudita, e em julho foi negociado com o Palmeiras. Pela equipe paulista ele marcou seis gols. O bom desempenho fez com que a diretoria palmeirense cogitasse um reempréstimo do atacante, situação que foi descartada pela diretoria atleticana. Com isso, Rodrigão deverá se reapresentar ao Furacão no próximo dia 03 de janeiro.

Simão Rodrigues dos Santos (23 anos)
Tem contrato com o Atlético até 30/01/2009. Mais um jogador contratado do Guarani, mas não aproveitado no Atlético. Pelo Fortaleza, passou a jogar na lateral-direita e conquistou a posição de titular. Já foi confirmado seu reempréstimo ao Leão cearense.

Tiago Cardoso (Tiago Cardoso dos Santos, 23 anos)
Tem contrato com o Atlético até 01/11/2008. O goleiro Tiago Cardoso é piauiense e atuou no Ceará e Grêmio Maringá antes de chegar no Atlético, onde foi titular por um bom período, disputando inclusive a Taça Libertadores da América, em 2005. Nesse ano, chegou a se consolidar como titular da meta atleticana, mas algumas falhas em 2006 fizeram com que ele perdesse o posto para Cléber. Em fevereiro de 2007, Tiago Cardoso foi emprestado ao Fortaleza, para ganhar maior experiência. Foi titular durante a campanha do clube na Série B, com boas atuações. O bom desempenho do goleiro chamou a atenção do Náutico, que cogitou um empréstimo do atleta. No entanto, as negociações entre Atlético e Fortaleza evoluíram e o goleiro foi emprestado por mais uma temporada ao clube cearense.

Ticão (Carlos Augusto Bertoldi, 23 anos)
Tem contrato com o Atlético até 29/11/2008. Assim como Anderson Aquino, esteve emprestado ao Sport nos dois últimos anos. Depois de um começo difícil e de uma séria lesão no tornozelo, conquistou a posição de titular e foi eleito um dos melhores jogadores do Campeonato Pernambucano. Foi irregular durante o Brasileiro principalmente em razão dos problemas físicos. Mesmo assim, a diretoria do Sport tentou contar com ele em 2008. Porém, quem acabou levando a melhor foi o rival Náutico, que acertou uma parceria com o Furacão e ofereceu uma proposta salarial mais vantajosa ao jogador.

Valber Mendes Ferreira (26 anos)
Tem contrato com o Atlético até 02/07/2008. Foi indicado ao Atlético pelo alemão Lothar Matthäus, depois de se destacar em um jogo pelo Moto Club. No Furacão, demonstrou alguma habilidade, mas pouca efetividade. Acabou emprestado à Portuguesa no final de 2007, mas pouco jogou. Pode ser aproveitado no início do Campeonato Paranaense.

Welington da Silva Serezuella (25 anos)
Tem contrato com o Atlético até 21/02/2010. Depois de se destacar pelo Sport em 2006 e atuar como titular do Atlético em alguns jogos do Paranaense 2007, acabou emprestado ao ABC, de Natal. Uma contusão atrapalhou seu aproveitamento na equipe. É possível que seu empréstimo seja renovado.

William (Gilberto William Fabro, 30 anos)
Tem contrato com o Atlético até 31/12/2007. Está emprestado ao Juventude até o mesmo período. Há poucas chances de voltar ao Atlético, por várias razões: já tem certa idade, o contrato está no fim e não foi bem nas passagens anteriores.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…