2 jan 2008 - 23h01

Ministério do Turismo planeja ações para a Copa no Brasil

A partir do próximo mês, as 18 cidades candidatas a sub-sede da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, irão passar por um diagnóstico do Ministério do Turismo para saber em quais pontos precisam se adequar para ganhar níveis internacionais em atendimento e infra-estrutura aos turistas. É o que afirmou a ministra do Turismo, Marta Suplicy, em recente entrevista ao jornal Gazeta do Povo.

Segundo ela, no mês de fevereiro o ministério irá apresentar um diagnóstico dos 65 destinos turísticos prioritários do país, entre eles as 18 cidades candidatas a sediar os jogos da Copa – como Curitiba. “Em fevereiro, vamos ver o que essas cidades precisam ter para adquirir um nível de destino internacional, em qualificação profissional, hotelaria, infra-estrutura e ações de meio ambiente. Uma cidade pode ter tudo isso e ainda assim não estar pronta para receber a Copa, se não tiver, por exemplo, o número de leitos suficientes. Primeiro vamos ver o básico, enquanto esperamos a definição das cidades escolhidas”, afirmou Suplicy.

A ministra lembrou ainda que um evento nesse porte traz benefícios diretos também não apenas às cidades-sedes, como em localidades próximas a essas cidades, que também deverão receber ações do Ministério nos próximos anos. “Precisamos desenvolver os roteiros em cidades próximas às sedes. A Copa tem jogos nas quartas-feiras e nos domingos. As pessoas viajam entre as partidas e, segundo as pesquisas que temos, para locais com até três horas de distância. Precisamos estar prontos para receber os turistas nos mais diferentes locais. Sabemos, por exemplo, que os operadores chineses pedem roteiros que incluam refeições chinesas. Não temos uma gastronomia chinesa desenvolvida como a japonesa. Vamos ter de formar a mão-de-obra. A palavra-chave é planejamento”, disse.

Clique aqui e confira a íntegra da entrevista com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, publicada na Gazeta do Povo.



Últimas Notícias