5 jan 2008 - 0h51

Atlético de olho na Copa São Paulo

Para muitos jogadores, a Copa São Paulo de Futebol Junior é considerada uma espécie de “vestibular da bola”. A edição 2008 da competição mais importante da categoria no país começou nessa sexta-feira, dia 04 de janeiro. Para os meninos do Furacão, no entanto, o primeiro desafio ocorre apenas no domingo, quando o Atlético estréia contra o Jaguaré-ES, às 16 horas, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara. No total, 88 clubes de todo o Brasil disputam a competição, uma vitrine para muitos jogadores revelarem a sua intimidade com a bola nos pés.

O Atlético está no Grupo G da Copinha, situado na cidade de Araraquara, junto com o time da casa, a Ferroviária, além de Jaguaré (Espírito Santo) e Genus Rondoniense (Rondônia). Pelo regulamento da competição, classificam-se para a segunda fase os primeiros colocados de cada grupo e mais os dez melhores segundos colocados. A partir daí, as equipes se enfrentam em jogos eliminatórios até a decisão.

No total, o Atlético leva à Copa São Paulo 25 jogadores convocados pelo técnico China. O desafio desses garotos é repetir a boa campanha do clube na edição 2007 da competição, quando pela primeira vez o Furacão foi semifinalista da Copa SP. Mas para repetir o mesmo sucesso, o time terá que superar alguns desfalques, visto que vários jogadores que se destacam no Juniores do Atlético não foram convocados para a Copinha, como Choco, Eduardo Salles, Pimba e Renan, promovidos para o profissional. Como trunfos atleticanos estão a experiência de parte do grupo (que esteve presente na campanha do ano passado), além da boa apresentação do time no Brasileiro Sub-20, quando chegou às quartas-de-final, mesmo mesclado com vários atletas do Juvenil – fato que se repetirá na Copa São Paulo. “Esse ano teremos mais atletas com 18 anos jogando. Ano passado nossa equipe era a mais nova da competição com a maioria dos atletas com 17 e 16 anos. Este ano o grupo também é novo, mas muito qualificado e com grandes chances de ser campeão”, avaliou o volante Douglas Maia.

Destaque da campanha atleticana em 2007, o lateral-direita Gerônimo acredita num bom desempenho do time na competição deste ano. “Não espero a mesma campanha não, dessa vez quero ser campeão. Temos um grupo muito bom apesar de ser jovem. Acredito que temos plenas condições de chegar até a final”, disse. Também remanescente do grupo de 2007, o lateral Robert explica o espírito que muitos atletas encaram a Copinha. “Acho muito bom ser um escolhido para ir para a Taça. Acho que tive um bom desempenho no clube (ano passado) e é outra oportunidade para eu poder mostrar que tenho condições de evoluir dentro do clube”, planeja o jogador, de 18 anos.

Contrastando com a “experiência” de alguns estão os jogadores convocados que integram o time Juvenil atleticano. É o caso do lateral Edgar, de apenas 16 anos, o caçula do time atleticano. “Apesar da idade estou tendo uma ótima oportunidade. Vai ser uma grande chance. Tive um bom ano dentro do Atlético. Ajudei o grupo na conquista do Campeonato Metropolitano e agora fizemos um bom torneio no Brasileiro sub-20, e eu fiz boas atuações”, apresenta-se o jovem jogador.

Tabela atleticana na Copa São Paulo 2008

O Atlético está no Grupo G da Copinha, na cidade de Araraquara. Confira a tabela completa do Furacão na primeira fase da Copa São Paulo:

– 06/01/2008 – 16 horas – Atlético x Jaguaré (ES)
– 09/01/2008 – 16 horas – Genus Rondoniense (RO) x Atlético
– 13/01/2008 – 16 horas – Ferroviária (SP) x Atlético

História atleticana na Copinha

Ano passado, o Atlético chegou às semifinais da Copa São Paulo, a melhor campanha do clube até aqui na história da competição. Antes disso, as melhores participações do clube na Copa SP foram em 1997 e 2003, quando chegou às oitavas-de-final. Em 97, o time foi eliminado pelo Lousano, num time que tinha como destaques Marcelinho e Joilson. Já em 2003, o time foi eliminado pelo Santos.

Confira a lista dos jogadores convocados pelo técnico China para a disputa da Copa SP 2008:

GOLEIROS
Neto
Rafael Roballo
Luciano

ZAGUEIROS
Ronaldo
André
Douglas
Manoel
Carlão

LATERAIS
Gerônimo
Robert
Raul
Edgar
Bruno
Alex Sandro

VOLANTES
Douglas Maia
Bileu
Uillian
Dacio
Daniel

MEIAS
Douglas Catita
Willian

ATACANTES
Éderson
Patrick
Fagner
Cristiano



Últimas Notícias