15 jan 2008 - 14h09

Datafolha confirma que torcida atleticana é a maior

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha nesta segunda-feira confirmou o resultado de consultas anteriores sobre a maior torcida dos times de futebol do Paraná. O Atlético tem a maior torcida de Curitiba, seguido por Coritiba e Paraná Clube. Considerando outras cidades paranaenses, Corinthians e Palmeiras lideram, seguidos de Atlético, São Paulo e Coritiba.

O Datafolha ouviu 11.786 pessoas com mais de 16 anos em 390 municípios do Brasil entre os dias 26 e 29 de novembro de 2007. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Flamengo é o time com mais torcida no país e o Corinthians surge em segundo lugar.

No Paraná, a pesquisa mostrou a forte influência dos times paulistas, especialmente na região norte do estado. Dos entrevistados, 15% declararam torcer para o Corinthians e 10% para o Palmeiras. O Atlético teve 7% dos votos. O São Paulo teve 7%, Coritiba e Flamengo 6% e Santos, Grêmio e Paraná Clube tiveram 3% cada.

Em Curitiba, o Rubro-Negro lidera com 22% da preferência. O Coritiba tem 17% dos torcedores curitibanos e o Paraná, 10%. Depois, aparecem Corinthians com 5% e Palmeiras com 3%.

Confirmação

O resultado da pesquisa do Datafolha confirma o que outros institutos vêm apontando: o Atlético é o time paranaense de maior torcida. Em outubro de 2007, a CNT/Sensus mostrou que a torcida atleticana é maior que a coxa-branca e a paranista.

Em dezembro de 2006, uma pesquisa conduzida pelo instituto Ipsos Marplan, a pedido da Sportv, indicou que o Atlético está à frente dos rivais locais em termos de número de torcedores.

Mas o maior levantamento sobre preferências de clubes de futebol no Paraná foi realizado em 2005 pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido da Gazeta do Povo. Os resultados foram bastante parecidos com os da recente consulta do Datafolha: Atlético (26,8%), Coritiba (19,6%) e Paraná (10,1%).



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…