17 fev 2008 - 14h25

Assista a imagens de um Atletiba do Furacão de 49

O ano de 1949 é histórico para o Clube Atlético Paranaense. Com uma equipe extremamente competitiva, o time venceu onze partidas consecutivas no Campeonato Paranaense, a maioria por goleada, e conquistou o título de Campeão Paranaense por antecipação. A beleza das jogadas protagonizadas pelos atletas e a facilidade em vencer os adversários logo levaram a algumas associações pela imprensa e a torcida da época. Primeiro o time ficou conhecido como “Tufão” e logo em seguida como “Furacão”, numa referência ao eficiente poderio ofensivo do Rubro-negro.

Quase seis décadas depois, o Atlético de 2008 conseguiu atingir o recorde de 11 vitórias consecutivas no Campeonato Paranaense. Uma marca histórica e que é muito comemorada pela torcida atleticana, que reverencia e reconhece os feitos do presente e as glórias do passado.

Neste momento de festa para toda a nação atleticana, a Furacao.com homenageia os heróis do passado e do presente, que nos dão mostras de por que a camisa rubro-negra só se veste por amor! Por isso, estamos republicando um filme de 1949, com imagens de uma partida do lendário Atlético daquele tempo no antigo Estádio Joaquim Américo. O vídeo foi restaurado pelo colecionador Harry Luhm e publicado no YouTube.

O vídeo mostra trechos de um jogo contra o Coritiba no histórico ano de 1949. Naquela temporada, o Atlético foi campeão paranaense com uma campanha brilhante. Foi neste ano que o time recebeu o apelido de Furacão, depois herdado pelo clube. O Furacão, que já havia conquistado o título estadual por antecipação, venceu o clássico contra o Coxa por 3 a 2. O interessante do registro histórico é perceber algumas características do futebol há seis décadas. Para começar, o Joaquim Américo estava lotado. Os torcedores ficavam em pé, separados do campo por uma pequena cerca. A maioria trajava roupas sociais, com direito a terno, gravata e chapéu. A narração informa que antes do jogo houve recolhimento de doação para os flagelados de enchentes em Minas Gerais. Nas cercanias da Baixada, todos os espaços foram ocupados por automóveis dos torcedores. Confira o vídeo histórico:



Últimas Notícias

Copa do Brasil

Em defesa do título

Pouco mais de um ano depois de levantar a taça da Copa do Brasil, o Athletico retorna à competição no confronto pelas oitavas de final,…