20 fev 2008 - 13h07

Reunião na CBF aumenta as chances de Curitiba

A reunião da comitiva paranaense com Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, na sede da CBF na manhã desta quarta-feira fortaleceu a candidatura de Curitiba para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O governador Roberto Requião liderou a comitiva formada por Orlando Pessuti, Celso Caron, Rafael Iatauro, José Anselmo de Oliveira, Nelson Justus, Alexandre Curi e Mario Celso Petraglia, que seguiu para a sede da CBF logo após uma reunião com procuradores do jogador Jancarlos.

O tema da audiência foi a candidatura do Paraná a ser uma das sedes do Brasil na Copa do Mundo de 2014. Segundo Teixeira, é preciso de apoio político para que a Fifa homologue as escolhas. Dos dezoito candidatos, o Paraná era o único estado que ainda não havia realizado uma reunião com o presidente da CBF. Após um apelo público de Petraglia, a audiência foi solicitada pelo Governo do Estado no início deste ano.

"A CBF fez o seu papel, encaminhando a candidatura das cidades, mas quem decide é a Fifa, que é a dona do evento. Temos 18 cidades candidatas, e espero que 12 sejam escolhidas, mas a visita do governador Roberto Requião é uma demonstração tácita da vontade política que Curitiba apresenta para ser uma das sedes", afirmou Ricardo Teixeira, afiançando que o engajamento de Requião cumpre a última das etapas da candidatura paranaense.

Após o término da reunião, o deputado estadual Alexandre Curi concedeu entrevista ao programa Esporte Show, do Canal 21, e revelou otimismo com a candidatura paranaense. De acordo com ele, Ricardo Teixeira elogiou as condições de Curitiba e disse que a cidade não pode ficar de fora do Mundial no Brasil. O presidente da CBF prometeu retribuir a visita da comitiva paranaense em breve, vindo ao Paraná para um almoço com as lideranças políticas do estado.

Curitiba bem cotada

Na mesma linha de Curi, o governador Requião destacou os pontos positivos de Curitiba. "A começar, principalmente, pelo complementação do estádio do Atlético Paranaense. Estou certo de que Curitiba reúne todas as condições de sediar os jogos da Copa. Temos uma rede hoteleira formidável, uma excelente rede de transportes e a cidade, atualmente, recebe mais turistas até mesmo que Foz do Iguaçu, que é um lugar turístico que desperta interesse mundial", afirmou.

De acordo com ele, Curitiba não competirá com São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Porto Alegre e Belo Horizonte, cidades que já estão praticamente certas. Também não haverá disputa com uma sede da região amazônica e outra do Nordeste. Assim mesmo, há espaço para Curitiba ser incluída. "Acima de tudo, a Copa do Mundo será de todos os brasileiros e tenho certeza de que a escolha das cidades será feita de maneira harmônica. Não estamos competindo também, por exemplo, com cidades do Nordeste, apenas temos a convicção de que no Sul do país a cidade poderá ser escolhida", declarou Requião.

Segundo o governador revelou, o anúncio das sedes da Copa de 2014 será feito no final deste ano. Ele está otimista em relação à confirmação de Curitiba. "O presidente Ricardo Teixeira me afirmou que a definição será em dezembro. É bom que seja logo, porque temos investimentos a fazer. Para isso, precisamos do mínimo de segurança. Saí convencido de que em dezembro Curitiba será incluída. Vamos começar a pensar seriamente na complementação dos pontos estruturais que nos faltam ainda", concluiu.

Campanha

Nos próximos dias, a Furacao.com lançará uma campanha de apoio à candidatura de Curitiba. Por meio de reportagens e ações perante a comunidade, o portal demonstrará as razões pelas quais o Paraná tem ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A participação do torcedor neste processo, por meio de sugestões e apoio à campanha, é bem-vinda.

Colaboração: Silvio Toaldo Junior e André Marcondes.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…