26 fev 2008 - 7h28

Adversário desvendado

Adversário do Atlético na estréia na Copa do Brasil, o Sport Club Corinthians Alagoano é bastante conhecido dos torcedores que gostam de se informar sobre o mercado do mundo da bola. Afinal, o clube de Maceió chama mais atenção dos noticiários esportivos pela revelação e comercialização de atletas do que propriamente pelas vitórias e títulos conquistados.

A história do Corinthians Alagoano começa em 1991, na cidade de Maceió, quando o empresário João Feijó resolveu formar seu próprio clube, a fim de ampliar seus negócios com a negociação de atletas. As intenções do clube estão às claras em seu site: "O objetivo principal desde a sua fundação é a descoberta de jogadores jovens e talentosos, projetando-os em seguida para o futebol nacional e internacional". Talvez por isso o time profissional tenha uma galeria de troféus bastante modesta. O clube é o atual vice-campeão alagoano (perdeu a final para o Coruripe), tendo conquistado o direito de disputar, neste ano, a Série C do Brasileiro e a Copa do Brasil. O principal título foi o Campeonato Alagoano de 2004. Além disso, o Corinthians conquistou duas vezes o Campeonato Alagoano da Segunda Divisão, em 1995 e 1997, e duas vezes o Torneio Seletivo para a Copa do Nordeste, em 2002 e 2003.

A galeria de títulos se encerra por aí. Já na lista de atletas revelados e que se destacaram no mundo futebolístico o mais famoso de todos é apoiador brasileiro naturalizado português Deco, atualmente no Barcelona e com atuações pela seleção portuguesa. O Corinthians Alagoano também revelou o zagueiro Pepe, atualmente no Real Madrid, Marcelinho Paraíba, atualmente no Wolfsburg, da Alemanha, e Narciso, que já jogou no Santos e Flamengo, com passagens pela seleção brasileira, tendo inclusive conquistado a medalha de bronze nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta.

As boas atuações de Deco e Pepe garantiram a João Feijó um certo prestígio em Portugal. Por isso, há vários ex-jogadores do Corinthians Alagoano que hoje estão em equipes de médio porte do futebol português. O bom trabalho do clube nas categorias de base é comprovado não apenas pela transferência de diversos atletas para o exterior – o Corinthians Alagoano foi o clube brasileiro que mais negociou atletas com equipes estrangeiras em 2006 (clique aqui para saber mais). Os resultados também são colhidos em títulos. O Corinthians conquistou sete títulos consecutivos nas categorias juvenil e júnior, uma demonstração inequívoca de sua hegemonia nas categorias de base em Alagoas.

Mas não só de revelações vive o clube. Este ano, no Campeonato Alagoano, o Corinthians faz boa campanha, conseguindo a vaga na final do primeiro turno da competição neste domingo, ao derrotar o CSA por 1 a 0, no estádio Nelson Feijó. A equipe tem até aqui a melhor campanha de todos os times na primeira fase, com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O grande destaque do time do técnico Gilmar Batista é o atacante Luciano Rosa, que retornou este ano ao clube depois de uma passagem no futebol português, na briga pela artilharia da competição. A decisão será contra o ASA em dois jogos, o primeiro deles no próximo domingo.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…