28 fev 2008 - 21h31

Conheça o novo clube de Claiton

O Consadole Sapporo, novo clube do ex-capitão atleticano Claiton, é da cidade de Sapporo, a quinta mais populosa cidade japonesa. Sapporo está localizada na ilha de Hokkaido. O nome do clube é a junção entre o inverso da palavra “Dosanko” (como é conhecido o habitante da ilha de Hokkaido) e a expressão “Olé”, tão conhecida pelos torcedores de futebol mundo afora.

A história do Consadole iniciou-se em 1935, quando foi criado na cidade de Kawasaki o Toshiba Horikawa-cho Soccer Club. Com a criação, em 1992, da J-League – liga profissional japonesa – e após mudanças de nome (Toshiba Soccer Club em 1980 e Toshiba S.C. em 1995), a proprietária Toshiba decidiu que Kawasaki não seria a cidade ideal para um clube profissional. Isto porque o Verdy Kawasaki (hoje Tokyo Verdy 1969, onde jogou o ex-atleticano Washington) foi um dos grandes “papões” no início da liga japonesa e a cidade não seria grande o suficiente para comportar dois clubes. Em 1996, após o empenho do governo e da comunidade local, o Toshiba mudou-se para Sapporo.

A primeira participação do Consadole Sapporo na J-League 1 (primeira divisão) foi no ano de 1998. Deste então, o Consadole participou apenas 3 vezes da principal liga japonesa, em 2001, 2002 e em 2008 – classificação alcançada com o título da J-League 2 (segunda divisão) em 2007.

Jogadores conhecidos do torcedor brasileiro já vestiram a camisa do Consadole. Ronaldo Assis (irmão de Ronaldinho Gaúcho), Alcindo (paranaense de Medianeira, ex-Flamengo, Corinthians e que fez muito sucesso no futebol japonês) e Beto (campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995 e atualmente no Vasco) passaram por Sapporo. Outra personalidade, graças aos feitos de seu irmão, que passou pelo novo clube de Claiton foi o argentino Hugo Maradona. O irmão do mito Diego Maradona passou pelo Consadole em 1999.

Atualmente, dois brasileiros atuam pelo Consadole, ambos atacantes. Um deles é Davi, desconhecido no Brasil, com passagens pelo Ceará, Ipatinga e Vitória. O outro é Nonato, um dos maiores artilheiros da história recente do Bahia e que também passou por Goiás e Fortaleza

Claiton irá mostrar sua raça num dos estádios mais modernos do Japão. O Consadole manda seus jogos no moderníssimo Sapporo Dome, estádio construído para a Copa do Mundo de 2002. O estádio foi palco de três partidas da Copa Mundo que teve o Brasil como campeão. Sua principal particularidade é possuir um gramado retrátil.

O endereço do site oficial do Consodale é www.consadole-sapporo.jp. O site possui apenas versão em japonês. Se o ídolo Ferreira está vestindo um uniforme verde no seu novo clube, o Al-Shabab, o ex-capitão não estranhará as cores do clube japonês. A camisa do Consadole é listrada verticalmente nas cores vermelha e preta, exatamente como o uniforme do Furacão.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…