3 mar 2008 - 13h34

Bem-vindo à rua Atlético Paranaense

A rua com o nome de Atlético Paranaense está situada no bairro Cidade de Deus, na Zona Leste da capital amazonense, Manaus. É um bairro com menos de quinze anos de existência, que surgiu pela ocupação gradativa em torno dos bairros Cidade Nova e Mundo Novo. A localidade possui duas escolas estaduais e uma municipal, além de postos de saúde públicos. Por iniciativa do Poder Legislativo de Manaus, as ruas de Cidade de Deus prestam homenagem aos principais clubes do futebol brasileiro. O Atlético é o único time paranaense a contar com uma rua com seu nome.

De acordo com dados disponibilizados pela Prefeitura de Manaus em 2000, o bairro possui aproximadamente 18 mil moradores, com cerca de nove mil domicílios. Recentemente, em dezembro do ano passado, o prefeito manauara, Serafim Corrêa, entregou à população uma Unidade Básica de Saúde da Família localizada justamente na rua Atlético Paranaense, com distribuição gratuita de medicamentos com a apresentação da receita médica.

Rua Atlético Paranaense, em Manaus [foto: FURACAO.COM]


A rua Atlético Paranaense é paralela às ruas Atlético Mineiro e Vasco da Gama, cruzando a Nacional (time do Amazonas) e a Figueirense, além de outros logradouros com nomes não relacionados ao futebol. Apesar de ser uma das principais vias do bairro, a rua Atlético Paranaense não difere muito de outras localidades em Manaus, ainda mais por estar numa região pouco privilegiada da cidade. O asfalto está em péssimas condições, com trânsito pesado de ônibus de grande porte e inúmeros buracos, motivo de muitas reclamações dos moradores.

Alguns moradores, inclusive, chegam a cobrar do próprio Clube Atlético Paranaense uma solução para os problemas. “Eles nunca vieram aqui, nem para divulgar o time, muito menos para nos ajudar a resolver esta situação”, afirmou Raimundo Seneves, dono do bar R.N., em entrevista à Furacao.com.

Bar presta homenagem a outro rubro-negro [foto: FURACAO.COM]


Aliás, é muito comum os amazonenses torcerem para times do Rio de Janeiro, principalmente o Flamengo, cuja camisa estava estampada no peito de Raimundo. Mesmo não tendo identificação da rua nos postes ou esquinas, havia placas sinalizando o nome da rua em algumas casas. Os moradores demonstram sua paixão pelo futebol ostentando distintivos de outras equipes, como é possível ver na placa com o escudo do Vasco da Gama.

Moradores torcem para outras equipes [foto: FURACAO.COM]


Na visita da equipe da Furacao.com à rua Atlético Paranaense, os moradores não souberam informar as razões pelas quais as ruas de Cidade de Deus receberam nomes de times de futebol. Eles também não tinham muitas informações sobre o Furacão – estavam mais preocupados com o início do jogo do Flamengo, que iria acontecer em poucos minutos na tv a cabo disponível via “gato”.



Últimas Notícias