29 mar 2008 - 15h04

Estudo mostrará se capitais estão prontas para Copa

Os prefeitos das 18 capitais brasileiras que querem receber a Copa do Mundo de 2014 vão receber, no dia 4 de abril, um diagnóstico que mostra onde elas estão preparadas para o evento e o que falta para que possam receber turistas. Os governadores também vão receber o estudo, segundo informou a ministra do Turismo, Marta Suplicy.

Segundo a ministra, a cidade poderá começar seu planejamento, tanto hoteleiro quanto de qualificação das pessoas. Apenas dez das 18 cidades candidatas a sediar jogos da Copa serão escolhidas.

"Não é função do ministério construir hotel, mas é função dele dizer que tal cidade, se for escolhida como sede, comporta seis hotéis cinco estrelas, mas dois deles não terão sustentabilidade após o término da Copa. Então, dois terão que ser construídos já como apartamentos", explicou.

Situações como essa permitirão que o ministério do Turismo se organize quando procurar investidores estrangeiros. "Quando a gente for vender lá fora, e isso o ministério tem que organizar, for procurar os investidores para esses hotéis, já tem que levar o diagnóstico do que cada cidade precisa e comporta", completou.

De acordo com a ministra, o modelo de estruturação do setor hoteleiro no Brasil pode ser inspirado no que a China construiu para equipar as cidades para a Olimpíada de Pequim, neste ano. "Podemos fazer como os chineses. A captação foi com investidores estrangeiros, em parceria com empresários chineses. Isso tudo temos que ver com outros ministérios como vai ser feito. Planejar é a palavra-chave", afirmou.

A ministra também disse que os chineses fazem a licitação da arquitetura, os recursos são privados e estrangeiros – em algumas partes o governo entra também, mas varia de construção para construção. "Os grandes prédios de competição ficam em seis universidades e vão ser absorvidos por elas", acrescentou.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…