12 abr 2008 - 18h21

Valencia marcou seu primeiro gol no Atlético

O volante Edwin Valencia marcou neste sábado o seu primeiro gol com a camisa atleticana. Contratado do América de Cáli no ano passado, Valencia é um dos jogadores mais admirados pela torcida, especialmente pela sua dedicação e qualidade na marcação.

Neste sábado, Valencia fez mais do que apenas ajudar a defesa e fez o gol da vitória por 1 a 0, logo aos 35 segundos de jogo, na primeira partida da semifinal do Campeonato Paranaense contra o Toledo. Numa linha de passe, Valencia surgiu na cara do goleiro e deu um belo toque, garantindo a vitória rubro-negra.

Carreira

Edwin Armando Valencia Rodríguez tem 23 anos e foi uma das grandes revelações do futebol colombiano em 2005. O meia inclusive defendeu a Seleção Sub-20 em 2006. O jovem jogador foi revelado nas categorias de base do América de Cáli, único clube que defendeu em toda a sua carreira. "Quando a equipe não tem a bola sou um jogador muito marcador e trato de recuperar a bola o mais rápido possível. Quando a equipe tem a bola, saio para o jogo, ajudando o ataque a chegar ao gol adversário", comentou Valencia em entrevista ao site oficial do Atlético na ocasião de sua contratação.

Atlético

A contratação de Valencia foi bastante tumultuada. O jogador chegou ao Atlético juntamente com o goleiro Viáfara, no início da temporada de 2007. Os dois haviam sido liberados pelo América de Cáli, mas entraram em litígio com o clube colombiano, que passou a pretender cobrar um valor quando se deu conta que os atletas assinariam contrato com outros clubes. Depois de treinar por várias semanas no CT do Caju, Valencia chegou a se desanimar e retornou para a Colômbia. Ele pretendia resolver a situação com o América e tentar a transferência para um clube europeu. Neste meio-tempo, o goleiro Viáfara obteve uma decisão judicial liberando-o do América e assinou contrato com o Atlético. Esta hipótese reacendeu a negociação com Valencia, que voltou a Curitiba e passou a aguardar desfecho semelhante.
Valencia assinou contrato em maio de 2007 com duração até abril de 2009. Sua estréia com a camisa atleticana foi em junho, quando o Atlético enfrentou o Palmeiras no Palestra Itália, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o volante foi bastante elogiado pelo então técnico Antonio Lopes, que destacou sua qualidade no passe, noção de marcação e saída de bola, especialmente nos contra-ataques. Apesar dos elogios, demorou para Valencia se firmar no time titular. Isso aconteceu apenas após a chegada do técnico Ney Franco, que “descobriu” o volante no CT do Caju. Era a oportunidade que Valencia esperava para mostrar o seu futebol, bastante regular e raçudo. Foi assim que ele caiu nas graças do torcedor e, segundo enquete da Furacao.com realizada ano passado, foi apontado por 60,9% dos internautas como a principal contratação do clube na temporada.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…