16 abr 2008 - 12h41

Toledo é logo ali

A partida do próximo domingo poderá selar a vaga atleticana para mais uma final do Campeonato Paranaense, em sua 94ª edição. O Rubro-negro poderá perder por até um gol de diferença para o Toledo que mesmo assim brigará pelo 23º título estadual. O outro finalista sai do confronto entre Coritiba e Paraná Clube. A vantagem é alviverde, que ganhou o primeiro jogo no Couto Pereira por 1 a 0. Só que para garantir a vaga, além de humildade, o Furacão terá que superar a pressão que o adversário vai impôr no Estádio 14 de Dezembro. A exemplo da partida em União da Vitória, quando o Atlético enfrentou o Iguaçu, a Furacao.com preparou um superguia da cidade de Toledo para os atleticanos que pegarão a estrada na expectativa de empurrar o time.

Pé na estrada

O Rubro-negro vai viajar 555 quilômetros com 84,8% de aproveitamento em todo o Estadual, além do melhor ataque e defesa da competição. São 18 vitórias, 45 gols marcados e apenas 10 gols contra.

A partida está marcada para às 15h50 de domingo no Estádio 14 de Dezembro, que tem capacidade para 15 mil pessoas. Pelo menos o espaço dedicado ao torcedor visitante promete ficar lotado. As caravanas da Torcida Os Fanáticos (R$ 55 para sócios em dia e R$ 70 para não-sócios) e particulares que seguirão ao oeste do estado prometem deixar mais uma cidade do interior vermelho e preto.

Localizada no oeste do Paraná, Toledo foi fundada em 14 de dezembro de 1951 e tem em sua formação, forte influência de espanhóis, ingleses, italianos, alemães e paraguaios. Cerca de 105.000 pessoas moram na cidade, que tem como principais fontes de arrecadação econômica a produção agroindustrial, concentrando diversas cooperativas e empresas do ramo graças às férteis terras da região, que fazem do município um dos principais produtores de grãos do Paraná. Importante centro de suinocultura, Toledo é conhecida como a "Cidade do Porco no Rolete", festa que é realizada há mais de 30 anos e conhecida internacionalmente.

Como chegar

Chega-se a Toledo, a partir de Curitiba, pela BR-277, que liga a capital a Foz do Iguaçu. Chegando a Cascavel, no trevo Cataratas, os atleticanos devem acessar a a PR-163 em direção a Toledo. São aproximadamente 40 km de estrada. Lá os torcedores devem passar pelo segundo viaduto e retornar o acesso à Avenida Parigot de Souza. "Chegando no Corpo de Bombeiros, em direção à esquerda, o Estádio 14 de Dezembro fica a poucos metros", explica o atleticano Augusto, que mora em Cascavel.

Saiba mais sobre a cidade

Além da importante partida envolvendo Atlético e Toledo valendo vaga à semifinal do Paranaense, a cidade tem muito mais motivos para ser visitada. Segundo o site da Prefeitura, o município tem um dos mais baixos índices de criminalidade do Estado e é elogiado pela baixa presença de menores de rua, devido à eficiência de seus programas sociais que tornam nula a criminalidade infantil. Além de saborear deliciosos pratos, Toledo é uma cidade hospitaleira e tranqüila e também se destaca em outros setores.

Educação
No setor educacional, a cidade de Toledo também tem destaque. Abriga a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), a Universidade Paranaense de Ensino e Cultura (UNIPAR), Faculdade Sul Brasil (FASUL), além da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Universidade Tecnológica Federal do Paran (UTFPR), se firmando como um dos principais centros universitários do Paraná.

Turismo
Toledo possui várias opções de turismo e lazer na gastronomia, cultura, esporte e eventos de negócios. A cidade oferece uma grande variedade de pratos a base de carne bovina, aves, peixes e hortifrutigranjeiros, que se destacam em 15 festas gastronômicas com pratos típicos criados pela comunidade. Os principais pontos turísticos são:

Praça Willy Barth é um dos pontos de encontro da cidade [foto: divulgação]


Teatro Municipal
O segundo maior teatro do Estado do Paraná, inaugurado em novembro de 1999, possui capacidade para 1.022 lugares, numa área total construída de 2.974,18m² entre palco, platéia, camarins, salas de ensaio, salas administrativas e outras dependências.

Museu Histórico Willy Barth
Localiza-se no centro Cultural Oscar Silva, no centro da cidade, e retrata a história da colonização da cidade de toda a região do oeste do Paraná.

Casa da Cultura
Inaugurada em dezembro de 1976, foi a primeira casa da cultura a ser criada em todo o Estado.

Bibliotecas
A Biblioteca Municipal foi criada em 12 de dezembro de 1960, e registrada no Instituto Nacional do Livro. Tem sua sede no centro Cultural Oscar Silva no centro da cidade. O município conta atualmente com 3 bibliotecas públicas.

Parque de Exposições
Um dos maiores e mais modernos parques de exposição do interior do Brasil, o Centro de Eventos Ismael Sperafico tem localização privilegiada e conta com instalações cobertas de 25 mil m². Conta também com o Centro de Conversões com diversos auditórios e outros espaços, que atraem muitos visitantes.

Parque Ecológico Diva Paim Barth
O parque é mais uma opção de lazer, esporte e cultura para a população de Toledo. Tem como maior atração um lago cujo entorno possui um calçadão destinado a caminhadas e prática de caminhadas e corridas, além de um horto florestal com várias espécies de plantas nativas. Possui ainda o Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli, abriga vários tanques nos quais estão sendo colocados peixes do Rio Paraná e do Lago de Itaipu.

Além da festa do Porco no Rolete, Toledo também atrai visitantes para a Festa do Peixe, Festa do Leitão na Estufa, Festa do Frango, Bruderfest e Michel´s Fest.

Onde se hospedar

– Olinda Park Hotel
Rodovia PR 182 km 02 – saída para Palotina e Assis Chateubriand
Reservas: (45) 3278-5050
http://www.olindahotel.com.br

– Hotel Vila Verde
Rua Nossa Senhora do Rocio, 1439 – Centro
Reservas: (45) 3277-0001
http://www.vilaverdehotel.com

– Hotel Maestro
Avenida Parigot de Souza, 2012 – Centro
Reservas: (45) 3378-5425

– Hotel Nayru
Rua Almirante Barroso, 2435 – Centro
Reservas: (45) 3055-3307

– Hotel Rosas
Rua Barão do Rio Branco, 1076 – Centro
Reservas: (45) 3055-4008

A festa do Porco no Rolete é tradição na cidade [foto: divulgação]


Onde comer

– Restaurante Golden Grill
Shopping Panambi, no Lago Municipal

– Restaurante Chinatown
Shopping Panambi, no Lago Municipal

– Churrascaria do Alemão
Avenida Maripá, 1715 – Centro

– Restaurante Vittoria
Rua Dom Pedro II, 3108, no Lago Municipal – próximo ao Shopping Panambi

Informações Turísticas
Prefeitura Municipal de Toledo
Rua Raimundo Leonardi, 1586 – Centro
(45) 3277-8800

Com informações do Portal Toledo, do site da Prefeitura Municipal de Toledo e dos atleticanos Augusto Santa Rosa e Alessandro Bagatolli.



Últimas Notícias

Copa do Brasil

Em defesa do título

Pouco mais de um ano depois de levantar a taça da Copa do Brasil, o Athletico retorna à competição no confronto pelas oitavas de final,…