25 abr 2008 - 0h13

Atleticanos não terão faixas e bateria no domingo

Uma reunião na tarde desta quinta-feira definiu as estratégias de segurança para o clássico Atletiba da final do Campeonato Paranaense 2008. O encontro contou com representantes da Secretaria de segurança Pública do Paraná e das torcidas organizadas de Atlético e Coritiba.

Pelas determinações, não será permitido o uso de camisas ou qualquer outro objeto de torcidas organizadas no clássico – tanto de domingo, no Couto Pereira, quanto na semana que vem, na Arena da Baixada. Também ficou definido que a torcida visitante não poderá levar faixas, bandeiras, bateria ou bandeirão nos jogos. Ou seja, no primeiro jogo da decisão, a torcida atleticana terá que garantir o barulho e o agito nas arquibancadas na base do grito, na raça das arquibancadas que sempre contagiou os atletas em campo.

[arte: Thiago Henk]


Para o jogo deste domingo, a Polícia Militar determinou que a torcida do Coritiba permanecerá durante 15 minutos no estádio, até que os atleticanos deixem as dependências do Couto Pereira com maior segurança. Para o jogo na Baixada, o procedimento será o mesmo, com a torcida do time campeão permanecendo no estádio por 15 minutos após o término do jogo, para que a outra torcida possa sair com maior segurança.

Alerta

Em seu site oficial, o Atlético orienta a torcida que comparecer no domingo, no Couto Pereira, sobre o comportamento dos torcedores para não prejudicar o clube. Na nota, o Rubro-negro lembra sua torcida para que não arremesse objetos no gramado do Couto Pereira,pois tal atitude pode reverter contra o próprio Atlético. Isso porque as regras para os jogos na Arena são as mesmas para a torcida visitante. Ou seja, caso haja qualquer irregularidade cometida pelos atleticanos no Couto Pereira, o Atlético Paranaense será prejudicado.

As penas estão previstas no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), sendo que o parágrafo segundo trata do comportamento da torcida visitante: "Caso a invasão ou o lançamento do objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, sofrerá esta a mesma apenação (perda de mando de campo de um a dez jogos e multa)".

"Não são poucos os casos em que o clube visitante acaba sendo prejudicado por um ato impensado de seu torcedor no estádio do adversário. Por isso, os atleticanos que forem ao Couto Pereira devem saber que qualquer ato deles poderá prejudicar o Furacão. Pedimos, inclusive, que se o torcedor presenciar alguém arremessando objetos a partir da arquibancada visitante avise a Polícia Militar ou o pessoal do Coritiba", ressaltou Gil Justen Santana, assessor jurídico do Atlético Paranaense, no site oficial do Atlético.

Decisão em clima de paz

A Furacao.com e o site Coxanautas estão unidos em uma campanha de paz entre as torcidas nesta decisão do Campeonato Paranaense. Por isso, a convocação para toda a torcida atleticana é de que vá aos dois jogos da final com o único intuito de torcer, abrilhantando ainda mais os jogos da decisão.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…