11 maio 2008 - 17h19

Confira o Guia do Campeonato Brasileiro da Furacao.com

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2008 começou. Até dezembro, serão dezenas de jogos, centenas de gols e incontáveis momentos de emoção. Para que o torcedor atleticano possa acompanhar o desempenho do Furacão na competição, a equipe da Furacao.com elaborou um Guia completo.

Nas páginas especiais dedicadas ao Brasileirão, há informações sobre os 20 clubes participantes do torneio, como endereço, sugestão de site, time base, craques e candidatos a revelação. Um dos diferenciais do nosso Guia é que ele é voltado para o torcedor atleticano. Por isso, na ficha de cada time nós indicamos os resultados dos confrontos históricos e ainda quais são os jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra.

O Guia também oferece a relação dos 38 jogos do Atlético, com data, horário, estádio e indicação do canal que fará a transmissão da partida. Ao longo do campeonato, esta página será atualizada com o resultado das partidas e o link para as matérias do jogo.

Também disponibilizaremos a classificação atualizada da competição, estádios, recordes, curiosidades, marcas históricas e a versão mais atualizada do regulamento.

Mas a grande vantagem de um Guia elaborado na Internet para aqueles de revistas ou jornais é a possibilidade de incrementar o material ao longo do campeonato. Nossa equipe está à disposição para receber críticas e sugestões. Portanto, leitor, se você tem alguma dica ou idéia para melhorar o Guia, entre em contato conosco. Enquanto isso, conheça melhor os participantes do Brasileirão nas fichas elaboradas pela equipe da Furacao.com.

O Guia do Campeonato Brasileiro 2008 está disponível no menu da Furacao.com, através do canal "Futebol" e da seção "Campeonatos". Se voccê preferir, pode salvar direto no seus favoritos o seguinte endereço: http://www.furacao.com/futebol/campeonatos/br2008.php.

Participaram da elaboração do Guia os seguintes colaboradores da Furacao.com: André Pessôa, André Silvestre, Eduardo Betinardi, Gustavo Rolin, Marcel Costa, Patricia Bahr, Rodolfo Colnaghi, Silvio Toaldo Junior e Wellington Carvalho.

CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE

Presidente: João Augusto Fleury da Rocha (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: furacao.com e atleticopr.com.br
Melhor colocação: 1º (2001)
Estádio: Joaquim Américo, Arena da Baixada (Rua Buenos Aires, 1260, Curitiba)
Técnico: Ney Franco
Destaques: Antonio Carlos (zagueiro), Valencia (volante), Netinho (meia) e Marcelo Ramos (atacante)
Fique de olho: Pimba (meia) e Wallyson (atacante)
Time base: Vinicius; Nei, Rhodolfo, Antonio Carlos, Danilo e Léo Medeiros; Valencia, Alan Bahia e Pimba; Netinho e Marcelo Ramos.
Confrontos contra times brasileiros
Análise: o Atlético iniciou a temporada 2008 com um excelente desempenho, conseguindo o recorde de 12 vitórias consecutivas no Campeonato Paranaense. No entanto, depois que negociou três jogadores do seu time titular (o lateral Jancarlos, o volante Claiton e o atacante Ferreira), o time perdeu o equilíbrio e passou a ter dificuldades. Foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e perdeu o título paranaense para o rival Coritiba. No Brasileiro, a equipe pode surpreender, principalmente se o meia Ferreira voltar no mês de julho.

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Presidente: Luiz Otávio Motta "Ziza" Valadares (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: atletico.com.br
Melhor colocação: 1º (1971)
Estádio: Governador Magalhães Pinto, Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Belo Horizonte)
Técnico: Geninho (treinou o Atlético entre 2001 e 2002. Campeão brasileiro em 2001)
Destaques: Marques (atacante) e Danilinho (meia)
Fique de olho: Renan Oliveira (meia) e Eduardo (atacante)
Ex-atleticanos: Cláudio (lateral-direita)
Time base: Juninho; Coelho, Leandro Almeida, Marcos e Agustín Viana; Rafael Miranda, Márcio Araújo, Petkovic e Danilinho; Marques e Eduardo.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Atlético Mineiro 1 x 1 Atlético (Mineirão), Atlético 1 x 0 Atlético Mineiro (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 25/05 (dom) – 18h10 – Arena da Baixada – Sportv e PPV; segundo turno: 23 ou 24/08 – Mineirão
Análise: no ano de seu centenário, o Galo tenta presentear sua torcida. Porém, a primeira chance já foi desperdiçada no campeonato estadual, ao perder de forma vexatória para seu maior rival, o Cruzeiro. O alvinegro ainda tem mais três chances nesta temporada: Copa do Brasil, Sul-Americana e o Brasileirão. O elenco atleticano é um tanto quanto limitado, dependente dos talentos individuais do veloz Danilinho e do veterano Marques. O sérvio Petkovic é uma das apostas de Geninho para o Brasileirão, mas o jogador não agradou em suas últimas equipes, Goiás e Santos, e tenta reencontrar o bom futebol dos tempos de Flamengo na equipe do Galo. Campeão da primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971, o bicampeonato é questão de honra, para sair da enorme fila e fazer a festa da torcida neste ano de comemoração dos 100 anos do Atlético Mineiro.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

Presidente: Paulo Roberto "Bebeto" de Freitas (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: botafogonocoracao.com.br
Melhor colocação: 1º (1995)
Estádio: Olímpico Municipal João Havelange, Engenhão (Rua José dos Reis, s/n, Rio de Janeiro)
Técnico: Cuca
Destaques: Lúcio Flávio e Wellington Paulista
Fique de olho: Fábio
Ex-atleticanos: Alessandro (lateral-direita) e Jorge Henrique (atacante)
Time base: Castillo; Renato Silva, Ferrero e Triguinho; Alessandro, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio, Túlio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Botafogo 2 x 0 Atlético (Mané Garrincha); Atlético 2 x 0 Botafogo (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 03/08 (dom) – 18h10 – Atlético x Botafogo – Sportv e PPV; segundo turno: 22 ou 23/11 – Botafogo x Atlético – Engenhão
Análise: vice-campeão carioca, está nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Possui bom comando técnico e jogadores regulares. Deve lutar por uma vaga na Copa Sul-Americana.

CORITIBA FOOT BALL CLUB

Presidente: Jair Cirino dos Santos (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: coxanautas.com.br
Melhor colocação: 1º (1985)
Estádio: Major Antônio Couto Pereira (Rua Ubaldino do Amaral, 37, Curitiba)
Técnico: Dorival Junior
Destaques: Edson Bastos (goleiro) e Keirrison (atacante)
Fique de olho: Carlinhos Paraíba e Marlos (meias)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Edson Bastos; Maurício, Jéci, Nenê; Pedro Ken, Leandro Donizete, Douglas Silva, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Thiago Silvy e Keirrison.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: não houve confronto; o Coritiba disputou a Série B
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 29/06 – Atlético x Coritiba – Arena da Baixada – PPV; segundo turno: 27 ou 28/09 – Coritiba x Atlético – Couto Pereira
Análise: o Coritiba manteve a base do time campeão da Série B no ano passado e, após um início de ano ruim, conseguiu se recuperar e conquistou o título Paranaense. Apesar dos dois recentes títulos, o desempenho do time é uma incógnita no Brasileiro, devendo brigar, no máximo, por uma vaga na Copa Sul-Americana. No primeiro semestre deste ano, o Coxa também disputou a Copa do Brasil, sendo eliminado em casa para o São Caetano.

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE

Presidente: Alvimar de Oliveira Costa (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: cruzeiro.org
Melhor colocação: 1º (2003)
Estádio: Governador Magalhães Pinto, Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Belo Horizonte)
Técnico: Adílson Batista
Destaques: Marcelo Moreno (atacante) e Ramires (volante)
Fique de olho: Guilherme (atacante) e Charles (volante)
Ex-atleticanos: Fábio e Andrey (goleiros)
Time base: Fábio; Marquinhos Paraná, Espinoza, Thiago Heleno e Jadílson; Fabrício, Ramires, Charles e Wagner; Guilherme e Marcelo Moreno.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Cruzeiro 1 x 1 Atlético (Mineirão); Atlético 2 x 2 Cruzeiro (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 16/07 (qua) – 21h45 – Cruzeiro x Atlético – Mineirão – Globo e PPV; segundo turno: 24 ou 25/10 – Atlético x Cruzeiro – Arena da Baixada
Análise: o Cruzeiro manteve a base que se classificou para a Copa Libertadores da América no ano passado e se reforçou – o lateral Marquinhos Paraná, o zagueiro equatoriano Espinosa e o volante Fabrício ganharam as posições de titulares. No primeiro semestre deste ano, venceu o rival Atlético na final – 5×0 e 1×0 – e saiu nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, derrotado pelo Boca Juniors, da Argentina.

FIGUEIRENSE ESPORTE CLUBE

Presidente: Norton Flores Boppré (mandato até 06/11)
Sugestão de site: figueirense.com.br
Melhor colocação: 7º (2006)
Estádio: Orlando Scarpelli (Rua Humaitá, 194, Florianópolis)
Técnico: Gallo
Destaques: Cleiton Xavier (meia) e Wellington Amorim (atacante)
Fique de olho: Michel Schmöller (zagueiro) e Talhetti (meia)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Wilson, Cesar Prates, Asprilla, Tiago Prado e Elton; Diogo, Magal, Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri; Wellington Amorim e Edu Salles.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Figueirense 3 x 6 Atlético (Orlando Scarpelli); Atlético 1 x 1 Figueirense (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 27/07 (dom) – 16h00 – Arena da Baixada – Atlético x Figueirense – PPV; segundo turno: 09/11 (dom) – 16h00 – Orlando Scarpelli – Figueirense x Atlético
Análise: atual campeão estadual, o Figueirense entra no Campeonato Brasileiro com o objetivo de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana. Deverá manter-se na zona intermediária da classificação. A principal carência do time é não contar com nenhum lateral esquerdo no elenco. No ataque procura um companheiro para o artilheiro Wellington Amorim, já que Edu Salles oscila muito e Bruno Santos apesar do gol do título ainda não tem a confiança da torcida. O meio de campo é bastante criativo com Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri e o goleiro Wilson é seguro.

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Presidente: Márcio Baroukel de Souza Braga (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: flamengorj.com.br
Melhor colocação: 1º (1980, 1982, 1983 e 1992)
Estádio: Mário Filho, Maracanã (Avenida Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro)
Técnico: Caio Júnior
Destaques: Fábio Luciano (zagueiro), Leonardo Moura (lateral) e Ibson (meia)
Fique de olho: Toró (volante) e Marcinho (meia)
Ex-atleticanos: Kleberson e Cristian (volantes)
Time base: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Toró, Kleberson e Ibson; Marcinho e Souza.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Atlético 2 x 0 Flamengo (Arena); Flamengo 2 x 0 Atlético (Maracanã)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 09/08 (sab) – 18h10 – Maracanã – Flamengo x Atlético – PPV; segundo turno: 07/12 – Arena da Baixada – Atlético x Flamengo
Análise: tem uma base forte, mantida desde a grande recuperação em 2007, mas vem abalado pelo vexame na Libertadores e com a perda do treinador Joel Santana, o que eventualmente poderá atrapalhar a campanha no Brasileirão. Com um grupo bastante homogêneo terá ainda que demonstrar que é capaz de vencer também fora do Maracanã. Se conseguir, pode disputar vaga na Libertadores 2009.

FLUMINENSE FOOTBALL CLUBE

Presidente: Roberto Horcades Figueira (mandato até 12/2010)
Sugestão de site: canalfluminense.com.br
Melhor colocação: 1º (1984)
Estádio: Mário Filho, Maracanã (Avenida Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro)
Técnico: Renato Gaúcho
Destaques: Washington (atacante) e Thiago Neves (meia)
Fique de olho: Tartá (meia)
Ex-atleticanos: Diego (goleiro), David (meia) e Washington (atacante)
Time base: Fernando Henrique; Gabriel, Luiz Alberto, Thiago Silva e Júnior César; Ygor, Arouca, Conca e Thiago Neves; Dodô e Washington.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Atlético 1 x 1 Fluminense (Arena); Fluminense 2 x 0 Atlético (Maracanã)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 09/07 – Maracanã – Fluminense x Atlético – PPV; segundo turno: 10 ou 11/10 – Arena da Baixada – Atlético x Fluminense
Análise: o Fluminense montou um forte time para a sua volta à Copa Libertadores após ausência de 23 anos. O time tem respondido no torneio continental, classificando-se para as quartas-de-final, quando enfrentará o São Paulo. No Campeonato Carioca, porém, o Fluminense não conseguiu alcançar às finais, chegando apenas à final da Taça Rio – foi derrotado pelo Botafogo.

GOIÁS ESPORTE CLUBE

Presidente: Pedro Ferreira Goulart (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: esmeraldino.com
Melhor colocação: 3º (2005)
Estádio: Serra Dourada (Jardim Goiás, s/n, Goiânia)
Técnico: Vadão (treinou o Atlético em 1999/2000, 2003 e 2006/07)
Destaques: Paulo Baier (meia) e Harlei (goleiro)
Fique de olho: Ernando (zagueiro) e Alex Terra (atacante)
Ex-atleticanos: Evandro (meia), Anderson Aquino e Rinaldo (atacantes)
Time base: Harlei; Vitor, Ernando, Paulo Henrique e Fabinho; Amaral, Ramalho, Evandro e Paulo Baier; Alex Terra e Schwenck.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Atlético 0 x 3 Goiás (Arena); Goiás 2 x 3 Atlético (Serra Dourada)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 08/06 – Arena da Baixada – Atlético x Goiás – Globo e PPV; segundo turno: 06/09 – Serra Dourada – Goiás x Atlético
Análise: buscando esquecer a fraca campanha de 2007, o ano do Goiás parecia promissor com a contratação do técnico Caio Júnior e a vinda de alguns reforços como o lateral-esquerda Júlio César (ex-Náutico), o volante Ramalho (Zé Ramalho, ex-São Paulo), o meia Evandro e o atacante Alex Terra (ex-Ponte Preta). Mas o time decepcionou nas duas competições que disputou no primeiro semestre. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Corinthians. No campeonato goiano, surpreendentemente perdeu a final para o Itumbiara, que conquistou seu primeiro título. Para piorar a situação, Caio Júnior trocou o clube goiano pelo Flamengo. Buscando uma virada em 2008 o Goiás trouxe Vadão para comandar a equipe no Brasileirão 2008.

GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE

Presidente: Paulo Odone Araújo Ribeiro (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: gremio.net
Melhor colocação: 1º (1981 e 1996)
Estádio: Olímpico Monumental (Largo Patrono Fernando Kroeff 1, Porto Alegre)
Técnico: Celso Roth
Destaques: Roger (meia) e Perea (atacante)
Fique de olho: Willian Magrão e Julio dos Santos (meias)
Ex-atleticanos: Rodrigo Mendes (atacante)
Time base: Victor; Paulo Sérgio, Léo, Réver e Hidalgo; Eduardo Costa, Rafael Carioca, Willian Magrão e Roger; Soares e Perea.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Grêmio 1 x 1 Atlético (Olímpico); Atlético 2 x 0 Grêmio (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 22/06 (dom) – Olímpico – Grêmio x Atlético – PPV; segundo turno: 20 ou 21/09 – Arena da Baixada – Atlético x Grêmio
Análise: por problemas financeiros, o Grêmio não conseguiu manter a base do time Campeão Gaúcho e vice-campeão da Libertadores de 2007. O elenco passou por uma grande reformulação e ainda não conseguiu engrenar na temporada 2008. Para tristeza da fanática torcida gremista, o tricolor ficou fora da final do Campeonato Gaúcho (eliminado pelo Juventude nas quartas-de-final) e não conseguiu passar das oitavas-de-final da Copa do Brasil (eliminado pelo Atlético-GO). Para o Campeonato Brasileiro, o Grêmio aposta na qualidade técnica do rodado meia Roger e na presença de área do atacante colombiano Perea. Apesar de ser um dos grandes clubes do país, o Grêmio não demonstra força suficiente para lutar pelo título brasileiro e nem mesmo por uma vaga na Copa Libertadores 2009.

SPORT CLUB INTERNACIONAL

Presidente: Vitório Carlos Costi Píffero (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: internacional.com.br
Melhor colocação: 1º (1975, 1976 e 1979)
Estádio: José Pinheiro Borda, Beira-Rio (Av. Padre Cacique, 891)
Técnico: Abel Braga (treinou o Atlético em 1997/98 e 2002)
Destaques: Fernandão (atacante) e Alex (meia)
Fique de olho: Danny Morais e Sidnei (zagueiros)
Ex-atleticanos: Marcão (lateral-esquerda)
Time base: Renan; Bustos, Índio, Orozco e Marcão; Edinho, Guiñazu, Magrão e Alex; Fernandão e Nilmar.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Internacional 1 x 0 Atlético (Beira-Rio); Atlético 2 x 1 Internacional (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 13/07 (dom) – Arena da Baixada – Atlético x Internacional – Globo e PPV; segundo turno: 19/10 – Beira-Rio – Internacional x Atlético
Análise: campeão gaúcho o Internacional entra para as disputas do Campeonato Brasileiro com o rótulo de um dos principais candidatos ao título. Nos últimos dois anos o colorado gaúcho vem se destacando tanto no cenário nacional como no cenário internacional, chegando a ser o campeão mundial interclubes em 2006 e campeão da Recopa Sul-Americana em 2007.

IPATINGA FUTEBOL CLUBE

Presidente: Itair Machado de Souza (mandato até 12/2010)
Sugestão de site: ipatingafc.com.br
Melhor colocação: primeira participação
Estádio: Epaminondas Mendes Brito, Ipatingão (Av. Roberto Burle Marx, s/n, Ipatinga)
Técnico: Giba
Destaques: Rodrigo Posso (goleiro) e Gerson Magrão (meia)
Fique de olho: Ely Thadeu (atacante)
Ex-atleticanos: Tiago Vieira (zagueiro), Beto (lateral-esquerda), Neto Baiano, Marcelo Macedo e Ricardinho "Rei do Drible" (atacantes)
Time base: Rodrigo Posso; Mariano, Henrique, Léo Oliveira e Beto; Augusto Recife, Salino, Marcelo Costa e Gérson Magrão; Willian e Osmar.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: não houve confronto; o Ipatinga disputou a Série B
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 11/05 (dom) – 16h00 – Ipatinga x Atlético – Ipatingão – PPV; Volta: 16 ou 17/08 – Atlético x Ipatinga – Arena da Baixada
Análise: o Ipatinga completa em 2008 dez anos de fundação e disputa, pela primeira vez, a Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de ser rebaixado no Campeonato Mineiro deste ano, a direção do clube contratou (até o momento) 11 jogadores. Sem jogar oficialmente desde o dia 6 de abril, o Tigre realizou amistosos para se preparar. No último, venceu o Linhares-ES por 1 a 0, gol do atacante Willian, ex-Palmeiras

CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE

Presidente: Maurício Cardoso (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: timbunet.com.br
Melhor colocação: 6º lugar (1984)
Estádio: Eládio de Barros Carvalho, Aflitos (Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1086, Recife)
Técnico: Roberto Fernandes
Destaques: Geraldo (meia) e Ruy (lateral-direita)
Fique de olho: Wellington (atacante)
Ex-atleticanos: Ticão (volante), Geraldo (meia), Marcelinho (meia) e Warley (atacante)
Time base: Eduardo; Ruy, Vagner, Everaldo e Berg; Paulo Almeida, Ticão, Radamés e Geraldo; Felipe e Wellington.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Atlético 1 x 1 Náutico (Arena); Náutico 5 x 0 Atlético (Aflitos)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 06/08 – Atlético x Náutico – Arena da Baixada – PPV; segundo turno: 30/11 – Náutico x Atlético – Aflitos
Análise: o Timbu teve que amargar a festa do rival Sport, que venceu os dois turnos do Campeonato Pernambucano e nem precisou de final para comemorar o título. Na Copa do Brasil, o Náutico foi eliminado pelo Atlético Mineiro nas oitavas-de-final Para o Brasileiro, aposta na manutenção do bom técnico Roberto Fernandes e na força que tem nos jogos em casa.

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

Presidente: Affonso Della Mônica Netto (mandato até 01/2009)
Sugestão de site: palmeirasonline.com
Melhor colocação: 1º (1972, 1973, 1993 e 1994)
Estádio: Palestra Itália, Parque Antarctica (Rua Turiassu, s/n, São Paulo)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Destaques: Valdívia (meia) e Alex Mineiro (atacante)
Fique de olho: Maurício (zagueiro)
Ex-atleticanos: Alex Mineiro (atacante)
Time base: Marcos; Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdívia; Alex Mineiro e Kleber.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Palmeiras 0 x 2 Atlético (Parque Antarctica); Atlético 2 x 1 Palmeiras (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 01/06 (dom) – 18h10 – Parque Antarctica – Palmeiras x Atlético – Sportv e PPV; segundo turno: 30 ou 31/08 – Arena da Baixada – Atlético x Palmeiras
Análise: além de manter a base de 2007, o Palmeiras é o time brasileiro que mais investiu para a temporada 2008. No início do ano, desembarcaram no Parque Antarctica entre outros, os atacantes Alex Mineiro, Denílson e Kleber, os meia Diego Souza e Léo Lima, o lateral Elder Granja, o zagueiro Henrique e o técnico multi-campeão Wanderley Luxemburgo. O resultado dos investimentos rendeu ao clube o título Paulista e o status de favorito ao título de Campeão Brasileiro 2008. O Palmeiras é hoje o time mais equilibrado do país. Luxemburgo conseguiu montar uma defesa segura e extremamente técnica, um meio-de-campo ágil e criativo e um ataque rápido e efetivo. A grande arma do time paulista é o meia chileno Valdívia, responsável pela armação da maioria das jogadas ofensiva da equipe.

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Presidente: Manuel da Conceição Ferreira "da Lupa" (mandato até 12/2010)
Sugestão de site: portuguesa.com.br
Melhor colocação: 2º (1996)
Estádio: Oswaldo Teixeira Duarte, Canindé (Rua Comendador Nestor Pereira, 33, São Paulo)
Técnico: Vágner Benazzi
Destaques: Diogo e Christian (atacantes)
Fique de olho: Bruno Rodrigo (zagueiro)
Ex-atleticanos: André Luiz (goleiro) e Edno (meia)
Time base: André Luiz; Patrício, Bruno Rodrigo, Marcos Aurélio e Bruno Recife; Dias, Carlos Alberto, Edno e Vaguinho; Diogo e Christian.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: não houve confronto; a Portuguesa disputou a Série B
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 14/06 (dom) – 16h00 – Canindé – Portuguesa x Atlético – Sportv e PPV; segundo turno: 14/09 (dom) – Arena da Baixada – Atlético x Portuguesa
Análise: a Portuguesa manteve a base que conquistou o acesso em 2007 e trouxe alguns reforços como Patrício, Bruno Recife e Christian para a disputa do Paulistão. Depois de uma campanha razoável no Paulista (10º lugar), a diretoria da Lusa contou com a ajuda de parceiros para bancar a vinda do meia Edno, ex-Atlético, grande contratação para a disputa do Brasileiro. A estrela do time, o atacante Diogo, tem grandes chances de ser negociado quando a janela de transferências na Europa for aberta.

SANTOS FUTEBOL CLUBE

Presidente: Marcelo Pirilo Teixeira (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: santistaroxo.com.br
Melhor colocação: 1º (2002 e 2004)
Estádio: Urbano Caldeira, Vila Belmiro (Rua Princesa Isabel, 77, Santos)
Técnico: Emerson Leão
Destaques: Kléber Pereira (atacante) e Kléber (lateral-esquerda)
Fique de olho: Tiago Luís (atacante)
Ex-atleticanos: Kléber Pereira (atacante), Rodrigo Souto (volante) e Tiago Luís (atacante)
Time base: Fábio Costa; Denis, Domingos, Betão e Kléber; Rodrigo Souto, Marcinho Guerreiro, Molina e Wesley; Kléber Pereira e Tripodi.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Alético 0 x 1 Santos (Arena); Santos 3 x 1 Atlético (Vila Belmiro)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 05/07 (sab) – 18h10 – Arena da Baixada – Atlético x Santos – Sportv e PPV; segundo turno: 03 ou 04/10 – Vila Belmiro – Santos x Atlético
Análise: remontou o time no início do ano e passou por um momento de instabilidade. O técnico Emerson Leão aposta num sistema defensivo reforçado e nos lampejos técnicos do lateral-esquerda Kléber e do excelente atacante Kléber Pereira. Para aspirar um posto de destaque, precisará de reforços.

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Presidente: Juvenal Juvêncio (mandato até 04/2011)
Sugestão de site: spfc.com.br
Melhor colocação: 1º (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007)
Estádio: Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, São Paulo)
Técnico: Muricy Ramalho
Destaques: Rogério Ceni (goleiro) e Adriano (atacante)
Fique de olho: Sérgio Mota (meia) e Roni (atacante)
Ex-atleticanos: Jancarlos (lateral-direita), Aloísio e Dagoberto (atacantes)
Time base: Rogério Ceni; Alex Silva, André Dias e Miranda; Zé Luís, Hernanes, Fábio Santos, Jorge Wagner e Richarlyson; Adriano e Borges.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: São Paulo 2 x 0 Atlético (Morumbi); Atlético 2 x 0 São Paulo (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 18/05 (dom) – 16h00 – Arena da Baixada – Atlético x São Paulo – Globo e PPV; Volta: 20 ou 21/08 – Morumbi – São Paulo x Atlético
Análise: atual bicampeão nacional, o São Paulo entra como um dos favoritos ao título. A grande estrela deste ano é o atacante Adriano, que está por empréstimo até julho. Eliminado nas semifinais do Paulistão pelo Palmeiras, a aposta da diretoria tricolor neste semestre é a Taça Libertadores da América. As ameaças ao tricampeonato nacional são o futebol pouco convincente mostrado neste começo de temporada, priozirar a disputa da Libertadores e a saída de Adriano da equipe no meio da temporada.

SPORT CLUB DO RECIFE

Presidente: Milton Caldas Bivar (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: sportnet.com.br
Melhor colocação: 1º (1987)
Estádio: Adelmar da Costa Carvalho, Ilha do Retiro (Av. Sport Club do Recife, s/n, Recife)
Técnico: Nelsinho Batista (treinou o Atlético em 1988)
Destaques: Carlinhos Bala (atacante) e Romerito (meia)
Fique de olho: Kássio (meia)
Ex-atleticanos: Cléber (goleiro), Durval e Igor (zagueiros), Luisinho Netto (lateral-direita) e Jadilson (atacante)
Time base: Magrão; Luisinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Everton, Luciano Henrique e Romerito; Leandro Machado (Enílton) e Carlinhos Bala.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Sport 3 x 2 Atlético (Ilha do Retiro); Atlético 0 x 0 Sport (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 24/07 (qui) – 20h30 – Ilha do Retiro – Sport x Atlético – PPV; Volta: 01 ou 02/11 – Arena da Baixada – Atlético x Sport
Análise: depois de amargar um longo período na Série B, o Sport voltou à elite do futebol brasileiro no ano passado com o objetivo de se firmar. Agora, os sonhos são mais ousados. Quase imbatível jogando na Ilha do Retiro, a equipe aposta na velocidade de Carlinhos Bala para pontuar também fora de casa. O zagueiro Durval, ex-Atlético, é ídolo da torcida e considerado titular absoluto.

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA

Presidente: Eurico Ângelo de Oliveira Miranda (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: crvascodagama.com
Melhor colocação: 1º (1974, 1989, 1997 e 2000)
Estádio: São Januário (Rua General Almério de Moura, 131, Rio de Janeiro)
Técnico: Antonio Lopes (treinou o Atlético em 2000, 2005 e 2007)
Destaques: Leandro Amaral e Edmundo (atacantes)
Fique de olho: Alan Kardec e Alex Teixeira (atacantes)
Ex-atleticanos: Morais (meia)
Time base: Tiago; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Calisto; Jonílson, Beto, Leandro Bonfim e Morais; Edmundo e Alan Kardec.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Vasco 1 x 0 Atlético (São Januário); Atlético 1 x 0 Vasco (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 20/07 – 16h00 – Arena da Baixada – Atlético x Vasco – Globo; segundo turno: 29 ou 30/10 – São Januário – Vasco x Atlético
Análise: não chegou às finais do campeonato estadual, mas está nas quartas de final da Copa do Brasil. Com a recente chegada de Antônio Lopes, equipe subiu de produção, ainda mais com o retorno de Leandro Amaral. Possui elenco frágil, mas com grandes destaques. Atlético jamais venceu o Vasco em São Januário pelo Campeonato Brasileiro (10 derrotas e dois empates).

ESPORTE CLUBE VITÓRIA

Presidente: Jorge Sampaio Silva Filho (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: canalecvitoria.com.br e leaodabarra.com.br
Melhor colocação: 2º (1993)
Estádio: Manoel Barradas, Barradão (Av. Artêmio Valente, s/n, Salvador)
Técnico: Vágner Mancini
Destaques: Bida (volante) e Ramon (meia)
Fique de olho: Marquinhos (atacante) e Anderson Martins (zagueiro)
Ex-atleticanos: Viáfara (goleiro), Alessandro (lateral-esquerda), Carlos Alberto (lateral-direita), Rafael Santos (zagueiro), Marcelo Silva (volante), Vanderson (volante), Ramon (volante), Dinei (atacante) e Rodrigão (atacante)
Time base: Viáfara; Carlos Alberto, Leonardo, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Ricardinho, Bida e Ramon; Marquinhos e Rodrigão.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: não houve confronto; o Vitória disputou a Série B
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 30/07 – 19h30 – Barradão – Vitória x Atlético – PPV; segundo turno: 16/11 – 16h00 – Atlético x Vitória Arena da Baixada
Análise: o campeão baiano de 2008 volta à elite do futebol brasileiro após quatro anos. O Vitória que esteve até na terceira divisão do futebol brasileiro (foi campeão em 2006), retornou a primeira divisão em 2007 com duas rodadas de antecedência, no comando de Vadão.



Últimas Notícias

Copa do Brasil

Em defesa do título

Pouco mais de um ano depois de levantar a taça da Copa do Brasil, o Athletico retorna à competição no confronto pelas oitavas de final,…