21 maio 2008 - 15h38

Abdullah Al Kamali vem aí!

Está desfeito o mistério do motivo principal da viagem de Mario Celso Petraglia a Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos. Comentava-se que ele trataria do contrato do meia David Ferreira, emprestado ao Al Shabab até o dia 10 de junho. Alguns chegaram a especular que o presidente do Conselho Deliberativo aproveitaria a viagem para assinar contrato com Toninho Cerezo, técnico do Shabab, mas esta hipótese foi descartada assim que Roberto Fernandes foi anunciado como novo treinador rubro-negro.

A notícia é a seguinte: o Atlético acertou a contratação do atacante emirático Abdullah Al Kamali, de apenas 18 anos, que atuava na equipe sub-20 do Al Wasl. Ele será o primeiro jogador do mundo árabe a atuar por uma equipe brasileira. A contratação surgiu em função de uma entrevista coletiva concedida no Burj Arab Hotel, em Dubai. A foto de Kamali com a camisa 10 do Atlético foi distribuída pela agência de notícias AFP e, a partir daí, alastrou-se pela Internet.O contrato do jogador é de três meses com opção de compra.

Logo depois, as redações das emissoras de rádio e jornais de Curitiba entraram em ebulição. Rapidamente, todos partiram em busca de informações sobre o novo contratado atleticano. O jovem atacante tem fama de artilheiro e possui até um site pessoal (www.abdullaalkamali.com). No endereço, já há várias fotos de Kamali com a camisa do Atlético, bem como textos traduzidos para a língua portuguesa. Se Abdullah chegar a jogar no profissional do rubro-negro, terá de esperar a janela do meio do ano para ser registrado na CBF. Assim ele só teria condições de atuar em agosto.

Atração internacional

O anúncio da transferência de Kamali para o Atlético atraiu a atenção da imprensa dos Emirados Árabes Unidos. A entrevista coletiva convocada para uma sala do luxuoso Burj Arab Hotel (conhecido por ser o edifício de hotel mais alto do mundo) reuniu integrantes da imprensa esportiva local, de correspondentes de agências de notícias e pessoas influentes no país.

O fato de Kamali ser o primeiro jogador do mundo árabe a atuar profissionalmente em uma equipe brasileira despertou a atenção de todos. "Kamali será das estrelas que terão um papel importante no Campeonato Brasileiro e no futuro próximo estará na seleção nacional dos Emirados Árabes Unidos, pois treinará e jogará ao lado de grandes estrelas do futebol brasileiro. Kamali tem todas as exigências e habilidades físicas e técnicas necessárias para um atacante bastante desenvolvidas, considerando sua idade", comentou Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Atlético.

Segundo se noticiou durante a coletiva, outros três clubes mantiveram contato com o empresário do jogador para contratá-lo, mas o negócio foi fechado com o Atlético em função das características que o clube apresenta (gestão empresarial e foco no profissionalismo). "Estou muito feliz em ter me tornado oficialmente um membro do Clube Atlético Paranaense e prometo fazer meu melhor. Primeiramente, me tornar o embaixador do esporte de meu país no Brasil e em segundo lugar, aprender e usar as habilidades com outros jogadores que são protagonistas, e estar neste clube brasileiro para me aperfeiçoar minhas habilidades técnicas", comentou o jovem atleta.

Abdullah Al Kamali nasceu em 1989, mas ainda não completou 19 anos. Nesta temporada, ele atuou pelas equipes sub-20 e sub-18 do Al Wasl, tendo marcado 23 gols (foi o artilheiro do campeonato sub-20, com 18 tentos). A experiência de Kamali no Atlético não representará seu primeiro contato com profissionais brasileiros. O técnico do time sub-20 do Al Wasl é o brasileiro Marco Aurélio. "Cheguei ao Al Wasl em 2006 e durante os treinamentos descobri que estava trabalhando com um jogador muito inteligente. Ele era muito atencioso durante as palestras e muito sério nos treinamentos diários. Desde esse momento, eu comecei a me concentrar mais sobre o desenvolvimento de suas habilidades físicas e técnicas e tive a certeza que Kamali tem um futuro profissional brilhante como um jogador de futebol e embora seja ainda jovem, mas suas qualidades estão evoluindo muito rapidamente", comentou o treinador.

Ficha técnica
Nome completo: Abdullah Al Kamali
Posição: atacante
Data de nascimento: 09/12/1989
Local de nascimento: Emirados Árabes Unidos
Altura: 1.70 m – Peso: 67 kg
Clubes anteriores: Al Wasl Club (sub-18 e sub-20)



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…