22 jun 2008 - 20h12

Pênaltis derrubam o Atlético em Porto Alegre

O Atlético perdeu de 3 a 0 para o Grêmio, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Com a marcação de três pênaltis, o Rubro-negro foi prejudicado pela arbitragem de Guilherme Cereta de Lima.

O jogo começou com os dois times buscando o ataque, entretanto a defesa do Atlético marcava em cima os atacantes do time gremista, não os deixando levar perigo ao gol. Logo aos cinco minutos, Fahel bateu de fora da área com perigo, quase enganando o goleiro gremista.

Mas logo essa boa e equilibrada partida que se desenhava entre os dois times começou a ser prejudicada. O árbitro Guilherme Cereta de Lima, aos 12 minutos, marcou um pênalti inexistente em cima do atacante do Grêmio, Marcel. Ele e Fahel disputavam ombro a ombro a bola alçada na área, quando o árbitro apitou a penalidade depois do volante Rubro-negro tirar a bola de cabeça. Fahel levou cartão amarelo. Marcel, sem entender, chegou a reclamar da marcação, pensando que ele tinha parado a jogada a favor do Atlético. Lances parecidos e piores ocorreram inúmeras vezes durante a partida e nada foi marcado. O meio-campo Roger foi para a cobrança e abriu o placar para o Grêmio: 1 a 0.

O Furacão, entretanto, ainda não tinha se abatido. Três minutos depois do gol, aos 15 minutos, o Atlético chegou com Julio César ao ataque, o qual sofreu falta. Cobrança de Márcio Azevedo na barreira. Logo outra falta em cima do atacante Rubro-negro e Ferreira foi para cobrança. Ele cruzou na área e Marcelo Ramos cabeceou, levando a uma grande defesa do goleiro Victor.

O Atlético teve até os 26 minutos mais duas jogadas de perigo, até que todo o esquema montado pelo técnico Roberto Fernandes foi por água abaixo. Em um contra-ataque gremista, Fahel parou a jogada com uma falta em cima do meio-campo Roger. O árbitro Guilherme Cereta marcou e deu mais um cartão amarelo, e logo o vermelho. Fahel foi expulso aos 28 minutos. Fernandes foi obrigado a mudar o esquema, trocando o meia Willian pelo volante Chico.

A partir daí, o Furacão não teve a mesma produtividade. Com um jogador a mais, o Grêmio se impôs e levou perigo duas vezes ao gol do goleiro atleticano Galatto. Ele salvou o Atlético aos 31 minutos em um chute do meio-campo gremista Roger e aos 42, em uma jogada do atacante Perea. Ao final teve mais um lance atleticano. Em chute de fora da área, a bola bateu no braço do jogador do Grêmio, mas nada foi marcado.

Intervalo, expulsão e mais dois pênaltis

Ao fim do primeiro tempo, vários jogadores reclamaram da arbitragem, inclusive diretamente com Guilherme Cereta de Lima. O técnico Roberto Fernandes, não diferente, contestou e foi expulso no intervalo.

Já na volta para o segundo tempo, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo saiu para a entrada do volante Léo Medeiros. Mesmo estando mais defensivo, o Atlético chegou aos dois minutos com o meio-campo Ferreira. Em chute de fora da área, ele obrigou o goleiro gremista a fazer uma importante defesa.

Mas, exatamente aos 11 minutos e 46 segundos, mais um lance decisivo, que acabou de vez com a possível recuperação do Atlético. Em jogada do meio-campo Roger na lateral, ingressando para dentro da área, Chico deixou a perna, derrubando o jogador gremista. Guilherme Cereta marcou mais um pênalti. Goleiro de um lado, bola no outro e gol do Grêmio, com Roger: 2 a 0.

O Atlético, depois disso, teve mais um lance apenas com Julio César, mas sem muito perigo. Já o Grêmio pressionava, tanto com a torcida, quanto com o árbitro que não quis sair de cena ainda. Aos 30 minutos do segundo tempo, o jogador Magrão, do Grêmio, caiu dentro da área após perceber que o zagueiro Danilo estava atrás. Com apenas um pequeno contato entre os jogadores e ele se atirando na área, o juiz marcou o terceiro pênalti do jogo. Roger bateu e marcou novamente: 3 a 0.

Já ao fim do segundo tempo, Marcelo Ramos saiu e entrou Gabriel Pimba. O Atlético continuou sem nenhuma oportunidade ofensiva até o final do jogo.

%ficha=641%



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…