1 ago 2009 - 16h32

Antonio Lopes volta ao Furacão

O carioca Antonio Lopes dos Santos, 68 anos, é o novo técnico do Atlético Paranaense. A diretoria apostou em uma figura conhecida da torcida para livrar o time da incômoda situação no Campeonato Brasileiro. Lopes já dirigiu o Atlético em outras três ocasiões, sendo a última em 2007. Ex-delegado de polícia, tem fama de ser um treinador linha dura, que não admite indisciplina e trabalha muito.

Apesar do perfil de disciplinador, Lopes não era o nome preferido da diretoria atleticana para substituir o condescendente Waldemar Lemos, que pediu demissão na quarta-feira, depois da derrota para o Goiás. O nome de consenso era Emerson Leão. O ex-técnico do Sport foi consultado, mas recusou a oferta atleticana alegando problemas particulares.

Com a negativa de Leão, outros nomes foram cogitados. Cuca também recebeu uma proposta, mas não a aceitou. Vagner Mancini, Leandro Niehues, Sérgio Guedes e Paulo Bonamigo também foram cogitados em reuniões da diretoria, mas as negociações não avançaram.

Com isso, Antonio Lopes ganhou força. A seu favor, pesou a experiência e o fato de conhecer bem o ambiente do Atlético. Além disso, ele já trabalhou com o preparador físico Riva de Carli e aceitou a imposição da diretoria atleticana de indicar apenas um auxiliar técnico, mantendo a comissão do clube. Mais uma vez, Antonio Lopes trabalhará ao lado de seu filho Lopes Júnior, que vem sendo auxiliar há vários anos.

Esta será a quarta vez que o técnico trabalhará no Furacão. A primeira foi em 2000. Depois de um bom trabalho na Copa João Havelange, recebeu uma proposta para ser supervisor da Seleção Brasileira e conquistou a Copa do Mundo de 2002. Em 2005, assumiu uma equipe desacreditada e chegou ao vice-campeonato da Libertadores. No meio da temporada, pediu demissão para assumir o Corinthians, clube com o qual conquistou o título brasileiro.

A última passagem pelo Atlético, em 2007, não foi boa. A situação do Atlético no Campeonato Brasileiro era muito ruim e o treinador não conseguiu recuperar o time. Foi demitido depois de apenas 16 jogos, sob forte cobrança da torcida.

A diretoria atleticana espera Antonio Lopes e o auxiliar Júnior Lopes em Londrina, neste domingo, para acompanhar o jogo contra o Fluminense.

Carreira

Delegado da Polícia Civil aposentado, Antonio Lopes é um dos mais experientes treinadores do futebol brasileiro em atividade. Porém, seu período de maior prestígio ocorreu há alguns anos. Ele está desempregado há exatamente um ano. Seu último clube foi o Vasco, de onde foi demitido em 2008.

O técnico é carioca e já dirigiu o Olaria, América-RJ, Vasco, seleção do Kuwait, Fluminense, Flamengo, Sport, Al Wasl-EAU, Portuguesa, Belenenses-POR, Internacional, Santos, Al Hilal-SAU, Cruzeiro, Cerro Porteño-PAR, Paraná Clube, Atlético, Grêmio e Goiás. Foi também supervisor técnico da Seleção Brasileira e conquistou a Copa do Mundo de 2002. Além disso, foi campeão paranaense (96 e 2004), carioca (97, 98, 99 e 2003), brasileiro (97) e da Libertadores (98).



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…