3 nov 2009 - 22h12

Fique de olho nos adversários

A cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, muitos clubes começam a fazer cálculos para atingir seus objetivos na competição. Num campeonato extremamente disputado, cinco equipes brigam pelo título da competição (Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Flamengo e Internacional) e oito clubes ainda correm riscos, mesmo que remotos, de ser rebaixado para a segunda divisão em 2010. Nesse bloco estão Santos, Coritiba, Atlético, Botafogo e os quatro últimos colocados no momento: Santo André, Náutico, Fluminense e Sport.

Com 40 pontos na classificação e aproveitamento de 40,40% dos pontos disputados, o Atlético tem uma vantagem de cinco pontos sobre o santo André, que hoje abre a lista dos quatro últimos colocados na classificação. Entretanto, dos últimos nove pontos em disputa no Brasileirão, o Furacão conquistou apenas um, o que aproximou perigosamente os times do pelotão de baixo da tabela.

De acordo com o site de estatísticas Chance de Gol, o Furacão hoje tem 8,4% de risco de rebaixamento para a Segundona. Pelos estudos do portal, o clube alimenta ainda 32,3 % de chances de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana 2010.

Já o portal Probabilidades no Futebol, desenvolvido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o risco atleticano é um pouco maior. Para o portal, a probabilidade do Furacão em ser rebaixado para a Série B é de 12,20% e a chance de conquistar uma vaga na Sul-Americana é de 25.83%.

Independente da matemática, o fato é que a situação do clube no Campeonato Brasileiro ainda requer cuidados, principalmente após as últimas rodadas, quando os adversários na luta contra o rebaixamento somaram pontos e o Atlético praticamente ficou parado na tabela de classificação.

Para auxiliar o torcedor nesta reta final e no momento delicado do Brasileirão, a Furacao.com preparou um Guia para escapar do rebaixamento, com a análise dos jogos do Atlético e dos demais sete clubes que ainda correm risco do descenso.

Além dos cinco jogos atleticanos que ainda restam na temporada 2009, os torcedores do Furacão terão que acompanhar outros 26 confrontos decisivos para a definição dos clubes que permanecerão na elite do futebol nacional em 2010. Os percentuais de risco de rebaixamento são elaborados pelo site Chance de Gol, com base no retrospecto dos clubes no atual campeonato e estatísticas sobre as possibilidades nas partidas futuras.

ATLÉTICO:
Pontos conquistados: 40
Colocação atual na tabela: 15º
Risco de rebaixamento: 8,4%

Análise geral: Possui uma tabela relativamente tranquila na corrida contra o rebaixamento. Dos cinco jogos que ainda restam, joga três em casa, sendo um contra um adversário direto, o Botafogo. Tem ainda dois jogos contra clubes que apenas “cumprem tabela” – Goiás e Barueri. O jogo com maior fator complicador deve ser contra o Fluminense, no dia 15 de novembro, no Maracanã. O time enfrenta ainda o Cruzeiro, na antepenúltima rodada, que pode vir a Curitiba sem chances sequer de uma vaga na Libertadores (dependendo da combinação de resultados).

Jogos que faltam: Goiás (Baixada), Fluminense (Maracanã), Cruzeiro (Baixada), Botafogo (Baixada) e Barueri (Arena Barueri).

Adversários:

SANTOS:
Pontos conquistados: 42
Colocação atual na tabela: 13º
Risco de rebaixamento: 2,4%

Análise geral: Das oito equipes que brigam contra o rebaixamento, é o que corre menos risco. Joga contra dois clubes que também correm contra o rebaixamento (Náutico e Coritiba), ambos na Vila Belmiro. O jogo mais complicado deve ser contra o Internacional, que ainda alimenta (mesmo que remotas) chances de entrar no G4 e conquistar uma vaga na Libertadores da América. Enfrenta ainda o Avaí, que cumpre tabela na competição, e o Cruzeiro, na última rodada, que já não deve mais ter pretensões no campeonato.

Jogos que faltam: Náutico (Vila Belmiro), Internacional (Beira-Rio), Coritiba (Vila Belmiro), Avaí (Ressacada) e Cruzeiro (Vila Belmiro).

CORITIBA:
Pontos conquistados: 41
Colocação atual na tabela: 14º
Risco de rebaixamento: 5,2%

Análise geral: Tem três jogos contra adversários diretos na luta contra o rebaixamento, dois fora de casa (contra Botafogo e Santos) e um em casa (contra o Fluminense, na última rodada). Disputa ainda dois jogos contra os clubes mineiros, que vem bem no campeonato, brigando pelas primeiras colocações.

Jogos que faltam: Botafogo (Engenhão), Atlético-MG (Couto Pereira), Santos (Vila Belmiro), Cruzeiro (Mineirão) e Fluminense (Couto Pereira).

BOTAFOGO:
Pontos conquistados: 38
Colocação atual na tabela: 16º
Risco de rebaixamento: 23,6%

Análise geral: Joga contra dois clubes que brigam pelo título (São Paulo e Palmeiras), ambos em casa. Também joga contra dos concorrentes diretos contra o rebaixamento (Coritiba, no Rio; e Atlético, na Arena da Baixada). O outro jogo que resta é contra o Barueri. Se vencer o Coritiba no próximo final de semana, terá uma situação mais tranquila, mas, pela tabela que possui (com dois jogos difíceis em casa) precisará tentar pelo menos uma vitória fora de casa para respirar aliviado.

Jogos que faltam: Coritiba (Engenhão), Barueri (Arena Barueri), São Paulo (Engenhão), Atlético (Baixada) e Palmeiras (Engenhão).

SANTO ANDRÉ:
Pontos conquistados: 35
Colocação atual na tabela: 17º
Risco de rebaixamento: 82,8%

Análise geral: Tem três jogos contra adversários difíceis fora de casa, apesar de dois deles apenas cumprirem tabela – Corinthians e Goiás. O jogo mais complicado deve ser contra o Internacional, no Beira-Rio. Em casa, enfrenta o Avaí e o Náutico, no confronto direto contra o rebaixamento. Entretanto, duas vitórias em casa não lhe servem para se livrar do rebaixamento.

Jogos que faltam: Corinthians (Pacaembu), Goiás (Serra Dourada), Avaí (Bruno José Daniel), Náutico (Bruno José Daniel) e Internacional (Beira-Rio).

NÁUTICO:
Pontos conquistados: 35
Colocação atual na tabela: 18º
Risco de rebaixamento: 87,0%

Análise geral: Tem dois confrontos diretos fora de casa – contra Santos e Santo André. Enfrenta ainda o Flamengo, que briga pelo título. Os outros dois confrontos são contra times que cumprem tabela – Corinthians e Avaí.

Jogos que faltam: Santos (Vila Belmiro), Flamengo (Aflitos), Corinthians (Pacaembu), Santo André (Bruno José Daniel) e Avaí (Aflitos).

FLUMINENSE:
Pontos conquistados: 33
Colocação atual na tabela: 19°
Risco de rebaixamento: 90,8%

Análise geral: Enfrenta em casa o Palmeiras, que briga pelo título. Tem ainda três jogos contra concorrentes diretos contra o rebaixamento: Atlético (no Maracanã), Sport (na Ilha do Retiro) e Coritba (no Couto Pereira). Tem ainda um jogo contra o Vitória, em casa. A vantagem que tem é o grande número de jogos contra concorrentes diretos – e pode pegar dois deles já com situação definida. O Sport, na antepenúltima rodada, que já pode estar rebaixado, e o Coritiba, na última rodada, que já pode estar com a situação definida.

Jogos que faltam: Palmeiras (Maracanã), Atlético (Maracanã), Sport (Ilha do Retiro), Vitória (Maracanã) e Coritiba (Couto Pereira).

SPORT:
Pontos conquistados: 30
Colocação atual na tabela: 20º
Risco de rebaixamento: 99,5%

Análise geral: Enfrenta três times que brigam pelo título (Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo), um concorrente direto (Fluminense, em casa) e o Internacional, que briga por uma vaga na Libertadores. Situação bem difícil.

Jogos que faltam: Cruzeiro (Ilha do Retiro), Palmeiras (Palestra Itália), Fluminense (Ilha do Retiro), Internacional (Ilha do Retiro) e São Paulo (Morumbi).

Colaboração: Rodrigo Vasconcelos



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…