15 nov 2009 - 21h35

Vacilos custaram caro

O Atlético perdeu para o Fluminense por 2 a 1 na noite deste domingo, no Maracanã. Buscando se livrar de vez do fantasma do rebaixamento, o Rubro-Negro optou por um esquema cauteloso, que acabou naufragando logo no início da partida, quando o time da casa abriu o marcador. Demonstrando as mesmas dificuldades ofensivas que marcam o time nesse Campeonato Brasileiro – tem o segundo pior ataque, superior apenas ao Santo André -, o Atlético não teve força suficiente para barrar o bom momento do time carioca e saiu do gramado com mais uma derrota na bagagem.

O primeiro tempo foi muito ruim para o Furacão. Encontrando muita dificuldade na saída de bola, o time começou o jogo abusando da ligação direta. Os lançamento dos zagueiros Rhodolfo e Éverton não surtiram nenhum efeito. Em certo momento, depois de mais um chutão de Éverton, a transmissão da televisão flagrou a reação do técnico Antonio Lopes: “Pra que isso?”.

Nervoso, o Fluminense também encontrou dificuldades nos primeiros minutos de jogo. Porém, acabou beneficiado com erros grosseiros do Atlético para abrir o marcador. Aos 17 minutos, o meia argentino Conca fez ótimo passe para o atacante Maicon, que se livrou da marcação de Rhodolfo, deu um drible desmoralizante em Éverton, foi ao fundo e deu passe açucarado para Fred, que completou de carrinho para o fundo das redes.

O Rubro-Negro acusou o golpe e sofreu um apagão de quase dez minutos, mal conseguindo passar do meio de campo. Passado o susto, o time fez uma blitz no gol do Fluminense e quase chegou ao empate. Após cobrança de falta de Paulo Baier, Nei desviou de letra para o gol, exigindo boa defesa do goleiro Rafael. Em novo levantamento, Wallyson emendou de primeira e outra vez o arqueiro carioca fez boa intervenção.

Aos 31 minutos, novo susto na torcida atleticana. O meia Conca levantou a bola na área, que resvalou na canela de Rhodolfo e sobrou livre para o atacante Maicon pedalar e quase ampliar o marcador – de bicicleta – para o time da casa. Galatto defendeu no susto e mandou a bola para escanteio.

Reação inócua

O Atlético voltou do intervalo mais encorpado, com o atacante Alex Mineiro no lugar do zagueiro Éverton. Tocando mais a bola e evitando os chutões, o time passou a ser mais efetivo e criou boas chances.

Logo aos 2 minutos, Wallyson foi lançado pela esquerda e, dentro da área, chutou de pé esquerdo. A bola passou à direita do gol, com perigo. Aos 16, Alex Mineiro quase desencantou. Após receber ótimo passe na meia lua, Alex ficou de frente para o gol e bateu colocado. A bola caprichosamente saiu rente à trave esquerda do goleiro Rafael.

Melhor no jogo, o Furacão dava mostras de que o empate era questão de tempo. Mas uma nova falha da zaga rubro-negra jogou um balde de água fria na reação do time. Conca deu passe pelo alto e deixou o atacante Maicon livre dentro da área. Com categoria, o atacante tricolor encobriu o goleiro Galatto. Rhodolfo não conseguiu cortar e, neste lance, o Fluminense praticamente assegurou os três pontos.

Aos 25, Antônio Lopes promoveu a entrada do jovem atacante Marcelo no lugar de Renan, que havia entrado ainda no primeiro tempo no lugar do lesionado Rafael Miranda.

O Atlético continuou esbarrando na defesa do Fluminense e também na fragilidade de seu ataque. O time carioca, por sua vez, seguiu dando trabalho à defesa atleticana, principalmente com Conca, Maicon e Fred. Aos 31 minutos, mais um susto. Após erro na saída de bola, o volante tricolor Diguinho roubou a bola e tocou para Conca. Fred chutou em cima de Galatto e o Atlético escapou de levar o terceiro.

Aos 38, quando o resultado já parecia definido, o jovem Marcelo, que fez apenas sua segunda partida pelo Atlético no Brasileirão, descontou para o Furacão. Em cobrança da falta, Paulo Baier levantou para a área. Após desvio de cabeça de Alex Sandro, Alex Mineiro teve tempo de dominar e rolar a bola para o chute seco de Marcelo, no canto direito de Rafael.

O gol animou o Rubro-Negro, que foi com tudo para cima do Fluminense, mas criou apenas mais uma chance, com Wallyson. Empurrado pelos mais de 50 mil torcedores, o tricolor carioca se fechou e garantiu a sexta vitória seguida, aumentando sua invencibilidade para 11 jogos. Com a derrota, o Atlético permanece com 43 pontos e cai para a décima quinta colocação, a três rodadas do fim do campeonato.

%ficha=741%



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…