23 nov 2009 - 0h48

Dos ameaçados, Atlético tem o menor risco de queda

O risco de rebaixamento para a Segunda Divisão existe e amedronta a torcida do Atlético. Mas, pelo menos na matemática, a situação do clube não é tão desesperadora quanto a classificação do campeonato possa levar a crer. A duas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Furacão está a apenas dois pontos da temida zona de rebaixamento (tem 44 pontos, contra 42 do Fluminense). Situação crítica que é acompanhada por outras duas torcidas: Coritiba e Botafogo, que também brigam para escapar das últimas colocações e não fazer companhia ao Sport (já rebaixado para a Segundona) e Náutico e Santo André, que dificilmente escapam da queda.

Entretanto, as estatísticas são favoráveis ao Furacão. Dos quatro clubes que brigam contra o rebaixamento (Atlético, Coritiba, Botafogo e Fluminense), o Rubro-Negro é quem tem menos risco de cair. Segundo o site Chance de Gol, a probabilidade de rebaixamento atleticano é de 12,4% – pelo mesmo site, o Coritiba tem 16,3% de risco, o Botafogo tem 18,1% e o Fluminense tem 54,5%. De acordo com o estatístico Marcelo Leme de Arruda, responsável pelo portal, Náutico e Santo André já estão virtualmente rebaixados, com mais de 99% de probabilidade de cair.

Os números apresentados por Arruda são confirmados por outro analista conhecido no meio do futebol, o professor Tristão Garcia, da UFRGS. O site Infobola, que conta com a colaboração de Garcia, atesta que o Atlético tem 12% de riscos de ser rebaixado, contra 16% do Coritiba, 20% do Botafogo e 54% do Fluminense. Náutico e Santo André têm apenas 1% de esperança de permanecer na Série A no próximo ano.

Já para o Portal Probabilidades no Futebol, desenvolvido pela equipe do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minais Gerais, o risco de rebaixamento do Atlético é ainda menor: 11,48%. Para os analistas do site, o Botafogo tem 16,02% de risco de queda, o Coritiba tem 16,59% e o Fluminense tem 56,98% de probabilidade de cair para a Segunda Divisão. Náutico e Santo André também são apontados como virtuais rebaixados, com probabilidade superior a 99%.

Copa Sul-Americana

Na briga contra o rebaixamento, vitórias podem ser importantes ao Atlético para um outro objetivo: uma vaga na Copa Sul-Americana. Segundo o site Chance de Gol, o Furacão tem 14,5% de chance de conquistar uma vaga na competição internacional. No site Probabilidades no Futebol, as chances atleticanas de vaga na Sul-Americana diminuem um pouco: 10,75%.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…