28 dez 2009 - 18h45

Atlético contrata dois jogadores colombianos

O Atlético contratou nesta segunda-feira os primeiros reforços para a temporada 2010. O Furacão resolveu apostar mais uma vez no mercado sul-americano e acertou com dois jogadores colombianos.

O atacante Jorge Serna, 30 anos, e o zagueiro Samuel Vanegas, 33 anos, já assinaram contrato com o Furacão pelo período de um ano e ficarão à disposição do técnico Antonio Lopes.

Serna e Vanegas foram indicados ao Atlético pelo observador Borba Filho, que também havia sido responsável pelas indicações de Ferreira, Valencia, Viáfara e Navarro Montoya, entre outros. Borba é jornalista e já foi técnico. Ele tem grande conhecimento do futebol sul-americano e trabalha indicando jogadores a clubes brasileiros.

A contratação dos jogadores foi divulgada em primeira mão pela jornalista Nadja Mauad. Em entrevista ao blog da jornalista, Borba Filho falou sobre as características dos atletas: “O Samuel foi campeão colombiano, era capitão da equipe. Já o Serna é um jogador de área, tem 1.90”.

Serna

O atacante Jorge Serna tem 30 anos, 1,90m, e já passou por dez clubes em sua carreira. Ele é bastante identificado com o Independiente Medellín, onde iniciou sua carreira, em 2000, e clube pelo qual teve quatro passagens.

Com a camisa do Decano do futebol colombiano, ele foi campeão do Torneo Apertura, em 2004, e artilheiro do Campeonato Colombiano de 2001, com 29 gols.

Jorge Horacio Serna também teve breves passagens por times pequenos da Itália (Como) e da Espanha (Rael Jaén) e atuou em vários times da América do Sul, como Uruguai, Chile, Venezuela, Equador e Peru. Seu último clube foi o Envigado, da Colômbia. Serna marcou sete gols em 13 partidas no Campeonato Colombiano – o artilheiro foi Martínez, com 18.

Serna já jogou duas vezes contra o Atlético, defendendo o Independiente na Libertadores da América, em 2005. Ele marcou o terceiro gol da vitória do DIM sobre o Rubro-Negro na Arena da Baixada por 4 a 0.

Naquela época, Borba Filho integrava a comissão técnica do Atlético. Na primeira fase, ele foi o responsável por avaliar os adversários e passar um relatório sobre a forma de jogar dos times sul-americanos. O curioso é que Serna foi objeto de comentário do então auxiliar: “Já quanto a parte tática, destacou que o esquema é uma espécie de 4-3-2-1, com os armadores Molina e Morantes, este último o cérebro da equipe. Lembrou porém que o centroavante, o camisa 9 Serna vive em pé de guerra com a torcida pelas inúmeras chances desperdiçadas”.

Logo depois da derrota em casa para o Independiente, Borba assumiu interinamente o comando da equipe e ajudou o Atlético a se classificar contra o Cerro Porteño, nas oitavas-de-final.

Vanegas

O zagueiro Samuel Vanegas tem 33 anos e vinha jogando no Independiente Medellín, ex-time de Serna e atual campeão colombiano. Antes disso, jogou por três anos no rival Nacional de Medellín e no Once Caldas, clube pelo qual foi campeão colombiano, em 2003, e da Libertadores da América, em 2004.

Vanegas tem 1,87m e é considerado um líder. Já foi convocado para a seleção colombiana. O zagueiro é destro e costuma atuar pelo lado direito. Além da indicação de Borba, Vanegas foi observado também pelo auxiliar técnico Leandro Niehues, que viajou a Colômbia especialmente para vê-lo em ação.

“É um jogador muito forte e que é excelente na bola aérea. E tanto ele como Serna são jogadores consagrados na Colômbia que caem como uma luva para a necessidade do Atlético”, declarou Niehues em entrevista ao site oficial do Atlético.

Confira a ficha técnica dos novos reforços:
Jorge Serna
Samuel Vanegas



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…