28 dez 2009 - 23h30

Negociações que marcaram a temporada

Ações do clube e de mercado movimentaram a temporada atleticana em 2009. No clube, destaques para a festa em comemoração aos 85 anos de fundação do Atlético, em março, a parceria com o Olimpi Rustavi, da Geórgia, e a despedida do lateral Alberto.

Outro fato marcante em 2009 foi o retorno ao clube de antigos profissionais: o médico Edilson Thiele, Roberto Karam e o preparador físico Riva. A volta desses profissionais, com forte identificação com a torcida, foram alguns dos pontos positivos no ano.

No mercado, destaques para as contratações de Paulo Baier e Marcinho e para o retorno de Claiton e Alex Mineiro. Na lista de quem saiu do Furacão em 2009, nomes como David Ferreira, que foi para o Dallas, e Julio dos Santos e Júlio César.

Relembre na segunda parte da retrospectiva as movimentações de mercado do Atlético e as principais ações do clube em 2009:

85 anos: uma comemoração digna de aniversário

Clube fez festa pelos 85 anos do Atlético [foto: FURACAO.COM/Patricia Bahr]


Fazia tempo que a torcida atleticana não comemorava o aniversário do clube de uma forma tão especial. Mas este ano, no dia 26 de março, o clube fez um jantar especial de aniversário. Com o slogan “O Atlético é dos atleticanos”, cerca de 5 mil pessoas participaram da festividade, no restaurante Madalosso. A festa reuniu associados, diretoria, conselheiros, membros de torcidas organizadas, atletas, comissão técnica, convidados e torcedores, que puderam comemorar e celebrar em grande estilo o aniversário de 85 anos de fundação do Clube Atlético Paranaense. Na oportunidade, o clube entregou a familiares de Joaquim Américo Guimarães a primeira “Comenda Atleticana Joaquim Américo Guimarães”, maior homenagem concedida de forma oficial pelo clube.

Noite memorável na festa dos 85 anos
Confira a galeria de imagens da festa dos 85 anos
Confira vídeos da festa dos 85 anos do Atlético

Futebol: retornos de antigos nomes

Riva voltou ao clube em junho [foto: arquivo]


Uma das características do Atlético de 2009 foi a volta de antigos nomes ao clube. O médico Edilson Thiele foi o primeiro a retornar. Em fevereiro, ele retornou ao clube após quatro anos, na coordenação do departamento médico do Rubro-Negro. Um dos principais feitos de Thiele no clube foi a inauguração do Centro de Reabilitação do Atleta Profissional – CECAP, em março.

Também em fevereiro, o atleticano Roberto Elias Karam voltou ao clube após sete anos. Karam assumiu o cargo de coordenador dos departamentos de marketing, comunicação e relações públicas do Atlético.

Em junho, o Atlético anunciou o retorno do preparador físico Riva de Carli ao clube. Seu retorno ao Furacão após três anos marcou uma nova fase de composição da comissão técnica, com uma comissão permanente, montada pelo clube – e não pelo treinador, como era anteriormente. Nessa mesma filosofia, em agosto Leandro Niehues retornou ao Furacão, na condição de auxiliar técnico.

Depois de quatro anos, Edilson Thiele volta ao Atlético
Roberto Karam assume coordenação de marketing e comunicação
Preparador físico Riva Carli retorna ao Atlético
Leandro Niehues é confirmado no Atlético

Mercado: um pacote de dispensas na temporada

Muita gente se despediu do Atlético em 2009 [fotos: arquivo]


No total, 53 negociações de saída de jogadores marcaram o Atlético na temporada 2009. Na relação dos que saíram do clube, estavam nomes como Alex Fraga, Roberto, Anderson Aquino. Algumas negociações chamaram mais atenção, como a ida por empréstimo do meia David Ferreira ao FC Dallas, em 24 de fevereiro. O empréstimo do jogador terminava ao final deste ano, mas a diretoria do Dallas já pediu a prorrogação do empréstimo do atleta por mais uma temporada.

Quem também saiu por empréstimo foi o zagueiro Rafael Santos, para o Bologna, da Itália. O jogador chegou ao clube em 2007, mas apenas neste ano se firmou entre os titulares. No Campeonato Brasileiro marcou quatro gols e teve atuação destacada em vários jogos, boa fase que chamou a atenção de observadores e o Bologna fez uma oferta decretando a saída do atleta do Atlético em 04 de agosto.

Outros dois atletas saíram do clube sem tanto brilho. Júlio César chegou a ser emprestado ao Atlético Mineiro em maio, mas não agradou no clube mineiro e retornou ao Rubro-Negro. Em agosto, a diretoria do Atlético informou que rescindiu contrato com o atleta. E, em julho, o Cerro Porteño anunciou a contratação, por empréstimo, do paraguaio Julio dos Santos – empréstimo que dura até junho de 2010.

Veja quem chega e quem sai do Atlético em 2009

Mercado: contratações que surpreenderam, empolgaram e decepcionaram

Atletas experientes foram contratados em 2009 [fotos: arquivo]


Se a lista de atletas que saíram do Atlético em 2009 foi extensa, a de contratações não foi tão grande assim. Alguns atletas vieram, decepcionaram e saíram do clube no transcorrer da temporada, como Jorge Preá, Lima, Eduardo e Zulu.

Teve quem veio e nem jogou, como o argentino Rodrigo Díaz, que veio do Argentinos Juniors em março e foi para o Huracán em agosto. Nesta lista também consta o volante Claiton, que retornou ao clube após uma passagem pelo Consadole Sapporo, do Japão. Entretanto, poucos dias após assinar com o clube, o jogador rompeu o tendão de Aquiles, ficou em tratamento durante quase seis messes e só poderá reestrear com a camisa atleticana em 2010.

Quem também voltou ao Furacão neste ano foi o atacante Alex Mineiro. Mas a volta do ídolo do torcedor não foi com tanto brilho desta vez. Em sua quarta passagem pelo clube, Alex acertou o seu retorno ao Atlético em 19 de julho, já nas disputas do Campeonato Brasileiro. Disputou 16 jogos no clube nesta temporada tendo marcado apenas um gol.

Se algumas contratações não deram certo, outras agradaram positivamente. O grande destaque foi o experiente meia Paulo Baier, eleito por 81,3% dos internautas que acessam a Furacao.com a melhor contratação do clube na temporada e também por 64,4% dos torcedores o melhor jogador do Atlético na temporada 2009. Baier chegou ao Atlético em 04 de junho, numa contratação intermediada pelo então técnico Geninho. Com liderança e gols ele também conquistou o torcedor, que o elegeu como um ídolo no clube. Paulo Baier jogou 30 jogos pelo Atlético, tendo marcado oito gols, encerrando o ano como o quarto principal artilheiro do time.

Outros dois jogadores que agradaram foram o meia Marcinho e o atacante Wesley. Marcinho chegou ao Atlético no dia 12 de janeiro, vindo do Cruzeiro. Terminou o ano como o segundo maior artilheiro do time, como 17 gols. Já Wesley veio por empréstimo, do Santos, em março, se destacou atuando em diferentes posições em campo e marcou quatro gols na temporada.

Veja quem chega e quem sai do Atlético em 2009

Clube: O diretor Ocimar Bolicenho

Bolicenho chegou ao Atlético em junho [foto: arquivo]


Em junho, o Atlético anunciou a contratação de Ocimar Bolicenho para o cargo de diretor de futebol do clube. Inicialmente, o clube havia cogitado a volta de Valmor Zimermann para o cargo. Ele havia sido convidado e chegou a aceitar o convite, mas problemas particulares impediram que ele assumisse o cargo. Com isso, o clube optou por um profissional remunerado para a função.

Uma das primeiras medidas do diretor foi promover o afastamento de cinco atletas do elenco profissional: o lateral-direita Alberto, o zagueiro Antonio Carlos, o meia Netinho, o volante Zé Antônio e o atacante Rafael Moura. Eles passaram a treinar em separado (alguns foram até negociados com outros clubes, como Antonio Carlos e Zé Antônio). Desses, apenas Netinho foi depois reintegrado ao elenco principal.

À frente do futebol atleticano, Ocimar contratou Rodrigo Tiuí ao clube. Agora, ele está à frente das novas contratações para reforçar o elenco atleticano em 2010.

Diretor de Futebol será Ocimar Bolicenho
Ocimar Bolicenho assume e fala em plano pós-janela
Cinco jogadores treinarão em separado
Antes de contratar Ocimar, diretoria buscou atleticanos
Ocimar promete cinco ou seis reforços para 2010

Futebol: três treinadores na temporada 2009

Geninho, Waldemar Lemos e Lopes comandaram o time em 2009 [fotos: arquivo]


Na dança dos técnicos, três treinadores comandaram o Furacão na temporada 2009. O ano começou com a permanência de Geninho no Furacão, contratado pelo clube em 2008 e quem ajudou a salvar o Atlético de rebaixamento no Brasileiro/08. Em sua segunda passagem pelo Atlético Geninho comandou o time em 47 partidas, com 23 vitórias, 9 empates e 15 derrotas, acumulando aproveitamento de 55,31%. No Atlético, ele comemorou o título do Campeonato Paranaense deste ano. Seu pedido de desligamento do clube foi após a derrota por 4 a 0 para o Atlético Mineiro, na Baixada. “Após o jogo de hoje, eu procurei o presidente dentro do vestiário e me desliguei do Atlético”, disse à imprensa.

Para o lugar de Geninho, a diretoria optou na contratação de uma aposta: Waldemar Lemos, que estava no Náutico. No Furacão, ele este à frente do time em 10 partidas pelo Campeonato Brasileiro – foram três vitórias (contra Sport, Corinthians e Internacional), dois empates (contra Palmeiras e Coritiba) e cinco derrotas (para Grêmio, Santo André, Santos, Avaí e Goiás), aproveitamento de 36%. Ele havia entregue o cargo antes mesmo do jogo contra o Goiás, no Serra Dourada, quando o clube perdeu por 3 a 0. Ainda comandou o Rubro-Negro naquela oportunidade, atendendo a um pedido dos atletas, que diziam gostar do técnico e queriam ele à frente do time no jogo.

Depois de Waldemar, a diretoria preferiu ousar, com a contratação de um técnico experiente. A primeira opção foi Emerson Leão, que alegou motivos particulares para não assumir o cargo. A opção, então, foi Antônio Lopes, que retornou ao clube após dois anos. Lopes foi contratado na véspera do jogo contra o Fluminense, em Londrina – nessa partida o time foi comandado pelo preparador físico Riva de Carli.

Com perfil aglutinador, Antônio Lopes conseguiu unir o elenco atleticano e conseguiu comandar o time na recuperação no Campeonato Brasileiro. NO início do mês, ele acertou a renovação do contrato e permanece no clube até o final de 2010.

Geninho pede demissão
Geninho teve 55% de aproveitamento no Atlético
Waldemar Lemos é o novo técnico do Atlético
Waldemar Lemos confirma que entregou o cargo
Riva será o técnico do Atlético contra o Fluminense
Antonio Lopes volta ao Furacão
Lopes renova com o Atlético até o final de 2010

Futebol: o adeus de Alberto

Alberto se despediu do Atlético no fim do ano [foto: JORNAL DO ESTADO/Franklin de Freitas]


Em 29 de novembro, no último jogo do Atlético na Baixada na temporada, a diretoria fez uma homenagem especial ao lateral-direita Alberto. O jogador, que teve contrato encerrado com o clube no final do ano, não vestirá a camisa atleticana no próximo ano. Mas a despedida foi especial, com a entrega de uma placa ao atleta: “Jogadores vem e passam. Mas atleticano deixa um pouquinho de si, fortalecendo o nosso Furacão.” – Homenagem do Clube Atlético Paranaense em troféu

O adeus de um ídolo

Clube: parceria com o futebol da Geórgia

Clube enviou atletas ao Olimpi Rustavi [foto: divulgação]


Em julho, o Atlético anunciou uma parceria com o Olimpi Rustavi, da Geórgia. Pela parceria, o Atlético cedeu alguns jogadores para o clube: Gerônimo, Alex Fraga, Choco, Jonatas, Anderson Aquino e Eduardo Salles. A parceria com o clube georgiano foi fechada após uma viagem do presidente atleticano, Marcos Malucelli, ao país do Leste europeu. O Olimpi Rustavi participa das eliminatórias da Liga da Europa, ex-Copa Uefa.

Atlético firma parceria com o Olimpi Rustavi, da Geórgia
Olimpi Rustavi, parceiro do Furacão, lidera na Geórgia



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…