4 jan 2010 - 22h18

Datafolha confirma superioridade atleticana

Entre os clubes paranaenses, o Atlético detém da maior torcida no Estado do Paraná. É o que indica a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em todo país nesta segunda-feira. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009 e revela que o Furacão tem 8% da torcida dos clubes de futebol no Paraná, contra 5% da preferência para o Coritiba e 2% para o Paraná Clube.

A pesquisa também indica que o Rubro-Negro detém da segunda maior torcida do estado, perdendo apenas para o Corinthians, com ampla maioria de torcedores, principalmente na região Norte do Paraná, com 20% da torcida dos paranaenses. O Palmeiras está empatado com o Atlético com 8% da preferência da torcida paranaense, seguidos pelo Flamengo, com 7%.

A pesquisa foi espontânea e única perguntando aos entrevistados: Qual o time de futebol de sua preferência?

Confira o resultado da pesquisa no Estado do Paraná:

Corinthians 20%
Atlético 8%
Palmeiras 8%
Flamengo 7%
São Paulo 6%
Santos 6%
Coritiba 5%
Grêmio 3%
Vasco 2%
Internacional 2%
Paraná Clube 2%
Atlético-MG 1%
Outro 1%
Nenhum 30%

Outras pesquisas

Nos últimos anos, diversas pesquisas foram encomendadas por diferentes meios de comunicação e institutos de pesquisas e todas comprovaram que entre os clubes paranaenses o Atlético tem a maior torcida.

Em março de 2009, uma pesquisa do jornal Gazeta do Povo em parceria com o Instituto Ethos destacou em uma pesquisa de opinião entre os curitibanos a supremacia atleticana na cidade. A publicação foi uma homenagem pelos 316 anos da capital paranaense e mostrava que 65% dos curitibanos torcem para algum clube de futebol. Desses, 25% são atleticanos, 17% torcem para o Coritiba e 8% para o Paraná Clube. (Confira a reportagem na íntegra: Atleticanos são maioria em Curitiba)

No início de 2008, pesquisa do Instituto Datafolha retratou que o Rubro-Negro liderava com 22% da preferência dos curitibanos. O Coritiba tinha na época 17% dos torcedores na capital e o Paraná, 10%. (Leia a reportagem: Datafolha confirma que torcida atleticana é a maior)

No final de 2006, uma pesquisa do instituto Ipsos Marplan, encomendada pelo canal Sportv, também confirmou que a torcida atleticana é a maior de Curitiba. (Leia a reportagem: Ipsos confirma que Atlético tem maior torcida de Curitiba)

Outra pesquisa com grande impacto na cidade foi divulgada em outubro de 2005 pelo jornal Gazeta do Povo, em parceria com o Paraná Pesquisas. A pesquisa apresentou como resultado a seguinte divisão de torcidas em Curitiba: Atlético (26,8%), nenhum time (26,5%), Coritiba (19,6%) e Paraná (10,1%). Naquela ocasião, foram ouvidas 6.700 pessoas em Curitiba com mais de 16 anos.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…