20 ago 2010 - 0h15

Tudo pronto para o mega-mosaico

Um momento histórico vai marcar a festa da torcida atleticana neste domingo, momentos antes do jogo contra o Flamengo. Cinco anos depois de realizar o primeiro mosaico de torcida de futebol do Brasil, mais uma vez os atleticanos farão história, desta vez com a realização do maior mosaico já feito na Arena da Baixada.

O “mega-mosaico”, como o projeto está sendo carinhosamente chamado pelos torcedores, irá abranger simultaneamente diversos setores da Arena da Baixada. Serão 22 mil painéis, construídos com 7 mil metros de tecido. Um projeto grandioso, planejado e executado durante os últimos quatro meses para garantir uma grande e verdadeira festa da torcida atleticana.

Esta edição do mosaico será especial por três motivos: o primeiro, claro, pelo tamanho. Outra novidade é a interligação de um único desenho em dois setores. E o terceiro motivo é a comemoração dos 5 anos do Mosaico Furacão, que estreou no dia 20 de agosto de 2005.

Para falar um pouco mais sobre o mega-mosaico na Arena, a Furacao.com entrevistou a presidente da Comissão de Mosaicos, Mariana Monteiro. Confira e veja as novidades que estarão nas arquibancadas no domingo:

Quantos paineis e metros de tecido foram utilizados para a produção deste mosaico?
Foram necessários 7 mil metros para confeccionar 22 mil paineis, sendo que desses conseguimos aproveitar cerca de 30% do material de outros mosaicos. Por isso, orientamos as pessoas que ao final do mosaico, dobre seu painel e deixe em cima da cadeira, para evitar que ele caia no chão ou suje. Tudo que recolhermos e puder ser reaproveitado é dinheiro a menos que a Comissão tem que pedir para os torcedores para futuras ações.

Qual a mensagem que esse super-mosaico quer passar ao time e aos torcedores?
Este ano, especificamente no dia 20 de agosto completamos 5 anos do primeiro mosaico na Arena e no Brasil. Por isso, preparamos esse mosaico como uma forma de agradecer toda a credibilidade que todos os torcedores nos depositam, tanto financeiramente quanto presencialmente nos dias de mosaico. O tema tem tudo haver com a nossa torcida e busca relembrar a todos porque somos conhecidos como a mais vibrante torcida que há.

O momento do Atlético no Brasileiro não é dos melhores. Por que fazer um mosaico mesmo num momento tão ruim do time em campo?
Realmente o momento do Atlético não é dos melhores mesmo, mas planejamos esta festa no início do ano independente de como estaria o time, decidimos que era a hora de fazer o maior mosaico da Arena, que os 5 anos mereciam esse desafio. Além disso, o mosaico é para enaltecer o Clube Atlético Paranaense e não os jogadores ou a fase que o time está, então mesmo em uma fase difícil, como a que estamos, merece um incentivo, uma festa a mais. Contamos para esta festa com o apoio da nossa torcida que sempre apoiou o Atlético, independente da fase que ele se encontrava.

Além do tamanho, este mosaico terá outras novidades aos torcedores?
Terá sim, esse será o primeiro mosaico que interligará dois setores em um desenho só, fizemos até um teste na Arena para verificar se a angulação das cadeiras permitia essa ligação. E se o tempo de Curitiba nos ajudar, teremos mais uma surpresa.

Quais as orientações que vocês querem deixar aos torcedores que vão ao jogo no domingo?
Primeiro que cheguem cedo para evitar filas na hora da entrada, precisamos que todos estejam em seus lugares na hora do hino. Também que não troquem o painel que está em sua cadeira para outro lugar, isso altera o desenho e desconfigura o mosaico. Outra orientação super importante é quanto ao horário da formação do mosaico. Desta vez será durante o hino nacional. Ao final do hino, dobre seu painel e deixe em cima de sua cadeira, ele será reaproveitado pela Comissão para futuros mosaicos.

Depois desse super-mosaico, há outros mosaicos previstos para este ano?
Neste momento não, estamos trabalhando neste mosaico desde o fim de abril, com vários finais de semanas comprometidos em decorrência da organização para o dia 22 de agosto, então precisamos de uma folga (risos). De qualquer maneira, os torcedores que quiserem continuar colaborando podem fazer suas doações, pois fica o saldo para os próximos projetos. Gostaria em nome da Comissão agradecer a todos que de alguma forma contribuíram, tanto financeiramente quanto “braçalmente”, com certeza só com a ajuda de todos é possível realizar tamanha festa. Em especial nosso agradecimento ao Clube Atlético Paranaense por sempre estar disponível para nos abrir as portas da Arena e colaborar com a divulgação e ações do Mosaico, além também da Torcida Organizada Os Fanáticos que ao longo desses 5 anos nos deu grande apoio em todas as edições do Mosaico.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…