9 set 2010 - 19h48

Uma vez atleticano…

Ivan Enmanuel González Ferreira tinha 11 anos quando ganhou sua primeira camisa do Atlético. Na verdade, uma camisa da Torcida Os Fanáticos. Depois de disputar um torneio em Curitiba jogando pelo clube paraguaio Guarani, o menino não pensou duas vezes quando entrou em uma loja de artigos esportivos e ganhou a chance de escolher qualquer camisa. O pai bem que tentou fazer o filho mudar de ideia. “Filho, tem a do Corinthians, do Flamengo, do São Paulo…” Mas não teve jeito. O manto rubro-negro saltou aos olhos do menino. Presente escolhido e a certeza de que um dia o destino se encarregaria do resto.

A camisa da torcida acompanhou Ivan González por muitos anos de sua infância. Era com ela que o menino jogava futebol com os amigos pelas ruas de Assunção. “Ainda criança eu imaginava ser jogador do Atlético quando vestia a camisa que ganhei do meu pai, então sempre sonhei em um dia jogar aqui. Até tive propostas de outros times, mas falei para o meu procurador sobre o meu desejo de jogar aqui. E quero muito ficar”, revelou Ivan em entrevista exclusiva à Furacao.com, logo depois de seu primeiro jogo oficial pelo Rubro-Negro.

Doze anos depois, Ivan realizou o sonho de estrear no Atlético. Agora atacante, com 23 anos, entrou em campo com a camisa rubro-negra – essa oficial – e fez valer o que sempre imaginava. Ivan González entrou aos sete minutos do segundo tempo contra o Corinthians, no lugar de Deivid, e teve uma boa atuação. Mostrou personalidade e, na primeira oportunidade com a bola nos pés, não fez feio. Se livrou de dois marcadores e mandou uma bomba de longe, que passou sobre o gol de Júlio César. Além disso, de acordo com levantamento realizado pelo Datafolha, durante os 40 minutos em que ficou em campo, Ivan fez 15 passes certos, em 16 tentativas.

Contratado durante a Copa do Mundo, o paraguaio foi elogiado pelo técnico Paulo César Carpegiani e não escondeu que viveu momentos de ansiedade antes de atuar pelo Atlético. “Finalmente eu pude estrear. Estava só treinando e, graças a Deus, tive a oportunidade. Eu ficava ansioso e queria ajudar logo. Foi bom porque eu não jogava há muito tempo. Sabia que era uma partida muito importante e na minha visão consegui ajudar a mudar um pouco a atitude da equipe dentro de campo”, comentou González depois do empate com os alvinegros paulistas. O apoio incondicional da torcida atleticana também foi destacado pelo jogador, que se encantou com a força vinda das arquibancadas. “Gostei muito da torcida, eles sempre estão apoiando o time em campo, seja qual for o placar”, ressaltou.

O sonho de ver a torcida vibrando na Arena vem de longe. Ivan lembra que acompanhou a campanha do Campeonato Brasileiro em 2001. “Acompanhava alguns jogos do Atlético lá em Assunção e vi quando o time foi campeão brasileiro em 2001, torci e gostei muito”.

Ivan com a camisa da torcida atleticana em Assunção [foto: arquivo pessoal]

Carreira

Ivan Enmanuel González Ferreira tem 23 anos e começou a sua carreira profissional aos 17 anos, no Club Guaraní, do Paraguai. Em 2005 disputou o Campeonato Sul-Americano Sub-20 com a seleção paraguaia. Ainda em 2005 iniciou sua carreira internacional, atuando no St. Gallen, da Suíça. Depois, atuou pelo Stuttgart, da Alemanha, Olímpia, do Paraguai e o Sportivo Luqueño, também do Paraguai. Em 2007, voltou ao futebol suíço, para o FC Wil 1900. No ano passado, voltou ao futebol paraguaio, onde defendeu Sol de America e Cerro Porteño, seu último clube antes de acertar com o Furacão.

O meia demorou para estrear em partidas oficiais. Seu futebol ofensivo e habilidoso chamou a atenção de quem acompanha os treinos do Atlético no CT do Caju. Mas Carpegiani não o escalou imediatamente. Achava que o jogador precisava de disciplina tática. Reconhecia seu talento, mas queria que Ivan jogasse apenas quando estivesse pronto para ajudar o time.

O dia chegou finalmente nesta quarta-feira. Foi quando ele realizou o sonho de infância. As fotos que ilustram a reportagem comprovam a história de Ivan González. Elas começaram a circular na Internet e despertaram a curiosidade dos torcedores. Por isso, a Furacao.com procurou o jogador e descobriu como surgiu a admiração pelo Rubro-Negro.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…